Buscar

O que é ciência

Prévia do material em texto

1)O que é ciência?
É o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo as leis que foram verificadas por métodos experimentais. É conjunto de conhecimentos baseados na reflexão, na observação e na experimentação. É um vasto campo de estudos cujo objetivo é buscar conhecimento sobre o Universo e tudo o que se encontra nele. É originária do latim “scientia”, cujo significado é conhecimento ou saber. 
2)Quais os tipos de ciências que existem?
As ciências Físicas que tratam de coisas não vivas: a física, a química, a astronomia, as ciências da terra (que estudam nosso planeta) e a matemática ( a matemática serve também de ferramenta para quase todas as outras áreas da ciência);
As ciências Naturais que tratam dos seres vivos e de seu ambiente: a biologia, a botânica e a medicina;
As ciências Sociais que tratam da vida humana e da cultura: a sociologia, a psicologia, a geografia, a antropologia e a economia.
3)O que é a sua ciência (biologia)?
É o estudo do mundo natural e de tudo o que vive nele. É o estudo da origem e das características dos seres vivos e de suas relações com o meio em que vive. Em resumo: é o estudo da vida. Vem do grego “bios” (vida) e “logos” (estudo).
4)Quais são os maiores pensadores/pesquisadores da sua ciência (biologia)?
 Alexander Fleming (médico britânico – descobriu a penicilina), Carlos Lineu (botânico sueco – pai da taxonomia moderna), Charles Darwin (naturalista britânico - teoria da evolução das espécies), Louis Pasteur (químico francês - inventor da pasteurização), James Watson (biólogo Descobridor da dupla hélice), Jacques Cousteau ( biólogo marinho, oceanógrafo e explorador francês), R. A. Fisher, (inglês, biólogo e estatístico, um dos fundadores da Genética populacional),  Elias Magnus Fries ( um dos fundadores da moderna taxonomia dos cogumelos), Jean-Baptiste Lamarck (criador do termo biologia), Alfred Kinsey (norte-americano, biólogo, pai da sexologia), entre outros.
5)Quais são as subdivisões da sua ciência (biologia)?
citologia(estudo das células), ecologia(estudo da relação dos seres vivos com o meio ambiente),embriologia(estuda a formação dos seres), evolução, paleontologia(reconstrução da história da vida na Terra), fisiologia(estuda as funções dos seres vivos), genética(estuda o DNA), histologia(analisa os tecidos), virologia(estudo dos vírus), micologia(estudo dos fungos), protistologia(estudo dos protozoários), botânica(estuda dos vegetais), zoologia(estuda os animais), taxonomia(que define os grupos de organismos vivos). 
6)Qual a relação da minha ciência (biologia) com a música?
 Biologia é o estudo da vida e das relações com o meio em que vive o sujeito. Neste contexto o indivíduo mergulhado no campo/música tende a ter mais facilidade para relacionar-se com o mundo a sua volta além de compreendê-lo melhor. A arte, neste contexto a música é uma das formas de aproximar o homem do seu meio. Além disso, estudar e compreender música, requer utilização de nossos sentidos (fisiologia), o que caracteriza uma a relação direta da biologia com a música.
7)Como você pode usar sua ciência ( biologia ) nas aulas de música?
Com a fisiologia, utilizando as funções do nosso corpo: respiração, audição, visão, voz, movimento corporal. 
Com a zoologia: utilizando os diferentes timbres dos animais;
Com a botânica: utilizando os diferentes tipos de materiais da natureza, usados na fabricação manual ou industrial de instrumentos.
8)Como você pode usar sua ciência ( biologia ) nas aulas de música para atingir todas as competências essenciais?
Em uma aula de solfejo e improvisação rítmica, trabalharia com a fisiologia (envolvendo a voz, visão, audição, respiração e a locomoção). Escolheria uma música de diferente estilo, como baião, trabalharia o solfejo desta música com os alunos e logo após pediria um improviso rítmico com base na mesma. Esta atividade atinge a 1° competência no que se refere a relacionar sons (através do solfejo); a 2° no domínio de práticas vocais diferenciadas (já que o baião é um estilo diferente); a 3° na composição e improvisação; a 4° porque se dá com um diferente tipo de universo musical (o baião); a 5° por ser um diferente gênero musical; a 6° por interagir com outra forma artística (o baião); a 7° por tornar conhecido o baião aos alunos e por valorizar o patrimônio artístico musical nacional ao utilizá-lo; a 8° por dar valor aos diferentes tipos de ideias de produção musical (ao utilizar o baião), e a 9° pelo reconhecimento da contribuição dos artistas para a sociedade (ao conhecer e praticar suas canções). 
9)Como você pode usar sua ciência ( biologia ) nas aulas de música para atingir todas as inteligências multiplas?
 Com a fisiologia. Para a inteligência sinestésica, usaria canções ou atividades que trabalhassem o ritmo através do movimento de todo o corpo. Com a música marcha soldado, por exemplo, mandaria os alunos marcharem rápido e lento conforme as batidas de um tambor; com a mesma música, mandaria os alunos marcharem contando seus passos. Os primeiros 20 passos de forma acelerada, os outros 20 de forma lenta, sempre intercalando, isso aumentará sua concentração e trabalhará sua inteligência lógica; as inteligências interpessoais e intrapessoais, usaria canções com trechos interativos, como por exemplo, com perguntas : Qual é o seu nome? Como vai você? O que eu posso fazer para ser um bom aluno? e etc. Na brincadeira, um aluno responde para o outro, ou para si mesmo, dependendo da pergunta. A inteligência musical seria também trabalhada com a música marcha soldado, ou seja, após os alunos marcharem, mandaria eles criarem seus próprios ritmos ao som da mesma música. A inteligência espacial e a linguística, através de jogos como anagramas, com palavras do mundo musical. A biologia seria usada em todas as atividades, já que a sua subdivisão a fisiologia, estuda as funções dos seres vivos; esta então engloba todas as inteligências, pois todas as inteligências, estão relacionadas às funções do nosso corpo.
O Que é Ciência?
Nome: Sóstenes Rodrigues de Almeida
Turma: 13
Prof.: Denise Borborema
Disc.: Prática de Ensino de Música 2
Escola: IBEC

Continue navegando