Buscar

INFRAESTRUTURA NAVAL E SUBMARINA PARA E

Prévia do material em texto

INFRAESTRUTURA NAVAL E SUBMARINA PARA E&P
1-"A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo". Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. ¿O Estado de S. Paulo¿, 20/08/2001. Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado.
Ao desenvolvimento tecnológico e à utilização de novas fontes de energia.
2- A comercialização do petróleo em nível internacional está, em grande parte, associada à atividade da OPEP ¿ Organização dos Países Exportadores de Petróleo ¿, cuja principal função é:
Cartelizar e controlar o valor do barril de petróleo entre os seus países-membros.
3-Qual alternativa corresponde ao órgão anuente do comércio exterior brasileiro com competência para atuar nas fases administrativas do processo de importação e de exportação de petróleo, derivados de petróleo e biocombustíveis.
ANP
4- Marque a alternativa que indica a principal bacia produtora de petróleo em território brasileiro;
Bacia de Campos.
5- Os principais objetivos da etapa de exploração no ciclo produtivo de Petróleo e Gás são buscar, identificar e quantificar novas reservas de jazidas, por meio de atividades que visem garantir o acesso as reservas através de negociações com entes públicos ou privados; analisar a geologia dos subsolos; identificar potenciais reservatórios de P&G; e por último, confirmar a existência do reservatório. Já na etapa de Produção do Petróleo e gás, o principal objetivo é extrair o petróleo e gás de uma reserva com intuito de maximizar sua vida útil. E as atividades mais importantes desta etapa são apresentadas na tabela abaixo itens de 1 a 3, porém necessitando da correspondente complementação em I, II, III e IV.
R= 1 com IV, 2 com II, 3 com I e III;
Qual tipo de plataforma corresponde a Plataforma de Pernas Atirantadas?
Tension-Leg Plataform – TLP
Os geólogos são profissionais habilitados para realizar o estudo de áreas com o objetivo de encontrar reservatórios de petróleo por meio da análise do solo ou subsolo, sejam em áreas terrestres, sejam marítimas. A fase da exploração do petróleo na qual o trabalho do geólogo é essencial é chamada de?
Prospecção
A qual tipo de plataforma corresponde a Figura a seguir?
Jaqueta
Qual tipo de plataforma móvel que pode se fixar ao fundo do mar através de 3 ou mais pernas, mas que possui altura variável. Geralmente não possuem propulsão própria, dependendo de rebocadores para chegar à locação desejada.
Autoelevável.
Dentro do navio FPSO, a unidade constituída de pelos módulos de separação, tratamento do óleo, tratamento do gás, tratamento da água, injeção de gás e injeção de água classifica-se como.
Módulo de Separação
Marque a alternativa que corresponda a uma plataforma flutuante em um casco modificado de um navio, normalmente um petroleiro. Representa uma unidade de produção de petróleo flutuante, com unidade de armazenamento, unidade de processamento e sistema de transbordo (transferência) do petróleo produzido;
FPSO
Marque a alternativa que corresponda a embarcação responsável pelo manuseio e reboque de plataformas
AHTS
O derramamento de petróleo é um tipo grave de poluição marinha causada pelo vazamento de petróleo de navios ou plataformas. É considerado um dos mais graves e problemáticos acidentes ambientais em águas marinhas. Marque a alternativa que corresponda a embarcação responsável por conter e recolher esses produtos.
ORSV
As embarcações de Apoio Marítimo fazem suprimentos às unidades de exploração e produção dos insumos necessários às suas operações e auxiliam em fainas de diversas naturezas. Qual alternativa não apresenta a uma atividade destas embarcações?
Produção de petróleo
A embarcação apresentada na figura a seguir tem como função o transporte de tripulantes para as plataformas, a qual alternativa a corresponde?
 Crewboard.
Qual órgão é responsável pela principal fonte de recursos para financiar os projetos da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval do país?
AFRMM
De acordo com a figura a seguir, qual tipo de embarcação de apoio está sendo apresentada?
Fire fighting
No Cartão de Tripulação de Segurança de uma embarcação, existe a observação de que o operador do sistema de posicionamento dinâmico deverá ter cumprido o Programa de Qualificação previsto no Livro Registro do Operador de Posicionamento Dinâmico (DP) da DPC (DPC-1101) ou no do Nautical Institute de Londres (Dynamic Position Watchkeeping Log Book), além de portar o Certificado do Operador DP Restrito (Limited). De acordo com as Normas da Autoridade Marítima Brasileira para Embarcações Empregadas na Navegação em Mar Aberto, qual classe que o equipamento de Posicionamento Dinâmico da embarcação pode ser?
1
O sistema de posicionamento dinâmico é um sistema que controla automaticamente a posição e aproamento de uma embarcação por meio de propulsão ativa. Este em sistemas offshore
É largamente empregado em operações de perfuração ou quando há a necessidade de uma rápida instalação em uma locação.
Em relação a plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, analise as afirmações a seguir. I - O sistema de posicionamento dinâmico está relacionado ao sistema de ancoragem em plataformas semissubmersíveis, a fim de impedir maiores movimentos da unidade. II - Navios aliviadores são responsáveis pelo suprimento de consumíveis da plataforma e pelo armazenamento do petróleo. III - O tensionamento do sistema de ancoragem de plataformas tipo TLP (Tension Leg Platforms) se deve a aspectos de flutuação do casco. Está correto o que se afirma em
II e III apenas
A qual tipo de ancoragem corresponde a figura abaixo?
Taut-leg
Qual tipo de ancoragem é caracteriza-se pela disposição das linhas de ancoragem em catenária apresentando pontos apoiado no solo?
Convencional 
Para que as unidades empregadas em operações offshore mantenham-se posicionadas adequadamente, são empregados diversos sistemas de ancoragem. Em complemento, a ancoragem?
Por ponto único permite que o navio gire livremente 360º
Como se classificam os dutos que transportam óleo e/ou gás das plataformas de produção até a costa?
Export Pipeline
Qual o principal material utilizado em dutos rígidos?
Aço
Qual tipo de duto transporta óleo e/ou gás entre as facilidades de produção das plataformas?
Infield flowlines
Quais desses esforços não são sofridos pelos dutos de produção de uma plataforma flutuante ao longo do seu comprimento da plataforma à ANM?
Atrito
A qual tipo de duto rígido corresponde a figura do riser a seguir?
 Top Tensioned Riser.
Em relação aos materiais empregados na construção de gasodutos, considere as afirmações abaixo. I - Aços para aplicação em dutos rígidos em ambiente offshore requerem algumas características, tais como alta resistência à tração, boa ductibilidade e boa tenacidade à fratura. II - Aços do tipo API 5L são amplamente empregados na construção de tubulações para gasodutos. III - Materiais poliméricos podem ser empregados na construção de tubos para gasodutos. É correto o que se afirma em
I, II e III.
Qual fator não pode ser utilizado para identificar a vida útil de um riser?
troca térmica.
Qual alternativa não se aplica a classificação dos risers?
Estático
Qual das etapas não pode ser levado em consideração em um projeto de dutos flexíveis?
Simulador de Fluxo
Segundo a API (American Petroleum Institute), qual tipo de riser que transporta petróleo, gás, condensados e água para fora do reservatório?
Produção
Qual dos esforços a seguir não é influente na análise estrutural de um riser?
Calor
Os risers flexíveis são produzidos a partir do entrelaçamento de materiais poliméricos, que conferem isolamento e proteção, e de armaduras, que lhes garantem resistência mecânica.Com base no conhecimento, quais camadas correspondem os pontos A e B apresentado na figura?
 A- Carcaça , B- Barreira de pressão interna
Qual a denominação dada quando o sistema de cabeça do poço fica posicionado no fundo do mar?
Completação molhada.
Qual das alternativas não corresponde a uma função da árvore de natal molhada?
controlar a temperatura do fluido.
Qual dos equipamentos apresentados não corresponde a um equipamento submarino?
Catenária
Marque o equipamento que corresponde a um conjunto de conectores e válvulas que permitem controlar o fluxo dos fluidos que são injetados no reservatório, pelos poços injetores, ou produzidos do reservatório, pelos poços produtores.
Árvore de natal
Qual equipamento tem por objetivo conjugar a produção de dois ou mais poços de petróleo?
Manifold.
Qual equipamento corresponde ao apresentado na figura a seguir?
PLET.
Quais desses equipamentos são considerados os principais componentes das linhas submarinas?
Umbilicais
Cabos umbilicais submarinos são linhas de controle utilizadas em sistemas offshore. Qual das operações os umbilicais não podem realizar?
Manutenção de equipamentos
Qual das alternativas apresentadas corresponde a um sistema externo de detecção de vazamento? Câmera ótica.
Dentre os sistemas apresentados, qual não corresponde a um sistema internos de detecção de vazamento?
Detector de gás.
No Sistema Eletrônico Submarino, qual tem como função o controle das outras unidades do Sistema Eletrônico Submarino e na realização da comunicação com a Cabine de Controle Mestre?
Unidade Central de Processamento.
Qual unidade de controle é apresentada na figura a seguir?
 Eletro-hidráulica
Cinco são as opções de descomissionamento para as estruturas no ambiente marinho, marque a alternativa que não corresponde a uma dessas opções.
Destruição da estrutura no local.
Segundo a United Kingdom Offshore Operators Association, o processo de descomissionamento de sistemas de produção offshore ocorre em quatro estágios distintos, qual dos apresentados não corresponde a essa classificação?
Abandono do sistema para degradação da natureza
Os projetos integrados são de extrema importância para o descomissionamento, favorecendo a integração de cada etapa de remoção dos equipamentos submarinos. Qual das etapas não corresponde a essa integração?
Venda
Durante a etapa de abandono, inerente ao custo das atividades de extração de petróleo, de um sistema submarino de produção de petróleo, qual corresponde a letra P da figura?
Produção
Qual tipo de ferramenta é apresentado na figura a seguir?
 Ferramenta de içamento.

Continue navegando