Buscar

PROINTER IV PARCIAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Financeira
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER IV)
POLO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
NICOLE PEREIRA DA COSTA CHAVES - RA: 6015349694
TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Wolff
São Francisco de Paula
Outubro/2018
Nicole Pereira da Costa Chaves – RA:6015349694
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (PROINTER IV)
Relatório Parcial
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar IV.
Tutora a Distância: Kelly Wolff
São Francisco de Paula
Outubro/2018 
INTRODUÇÃO
No desenvolvimento deste trabalho, veremos algumas análises e conceitos, utilizando princípios básicos e avançados, dentro da Gestão financeira. 
Poderemos observar conceitos importantes de reconhecimento para viabilidade de um projeto ou investimento e como podem ser bem direcionados dentro do setor financeiro de uma empresa. 
DESENVOLVIMENTO
REVISÃO TEÓRICA SOBRE GESTÃO FINANEIRA, SUAS RESPONSABILIDADES E SUA IMPORTÂNCIA
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Tendo com propósito auxiliar em uma boa gestão, possibilitando assim algumas análises fundamentais para fornecer as informações necessárias a respeito da rentabilidade da empresa e do desempenho das atividades desenvolvidas dentro dela. Essas análises também ajudam no planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da empresa. Ainda resta muito a fazer para garantir o melhor uso das estatísticas, a fim de criar um ambiente propício ao desenvolvimento, adaptando-se a nova realidade internacional dos mercados de produtos e serviços globalizados. Sempre visando melhorar a qualidade para propiciar maior competitividade em busca de ampliar o mercado consumidor, as organizações estão sempre pesquisando fatores. Atualizam-se os cenários econômicos nacionais e internacionais, surgem novas tecnologias, evoluem os sistemas de comunicação, instalam-se comunidades econômicas e blocos econômicos, e as empresas, dentro destes ambientes, ajustando-se para a sobrevivência. A globalização e a competitividade passaram a exigir das empresas novas posturas com relação à produtividade e qualidade dos seus produtos e serviços, forçados pelos fatos econômicos.
A gestão financeira é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados, fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa. Existem avaliações econômico-financeiras, contábeis, de recursos humanos e mais uma infinidade de áreas que podem ser beneficiadas pela matemática financeira, cada qual com as suas respectivas características avaliativas, quanto mais estáveis forem os dados inclusos em uma equação mais confiáveis serão as projeções apontadas, o empresário deve estar sempre atento a isso, que irá auxiliá-lo em uma gestão de qualidade e na saúde financeira da empresa. 
ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
CONCEITOS, PROCESSOS ENVOLVIDOS E BENEFÍCIOS À ORGANIZAÇÃO 
 O conceito de administração financeira empresarial, portanto, se torna prático enquanto ferramenta ou técnica utilizada justamente para controlar, de forma eficaz, todo o espectro das finanças da empresa: quer seja com relação a concessão de crédito para clientes, análise de investimentos, planejamento financeiro ou controle de estoque, a  administração financeira pode impulsionar ou quebrar um negócio. 
O objetivo de uma boa gestão de finanças é justamente o desenvolvimento da empresa, estudando caminhos viáveis para conseguir recursos, evitando gastos desnecessários e pensando sempre na melhor maneira de conduzir os recursos. Por essa razão é que todos os aspectos de uma empresa estão sob a responsabilidade da administração financeira.
A escassez de informações financeiras precisas, normalmente devido à falta de planejamento e organização, é responsável pela falência de muitas empresas iniciantes no Brasil. A importância da gestão financeira é, portanto, inegável. Ela oxigena todos os setores da organização com os recursos necessários ao seu bom funcionamento, e quanto melhor é feito e executado o planejamento financeiro, mais chances a empresa tem de crescer e se desenvolver. Administrar com equilíbrio as atividades de captação de recursos e as de aplicação deles é a chave.
Toda atividade empresarial visa o lucro: essa é a máxima da administração financeira. Tal departamento é considerado o combustível de qualquer corporação, afinal, nenhuma atividade se consolida sem investimentos, gastos e ganhos. Essas três variáveis complementares e básicas estruturam essa área e dizem muito sobre o status de uma organização – se bem gerenciados, levam aos benefícios. Caso contrário, instaura-se o caos e abre margem até para uma falência.
Mais do que gerar resultados econômico-financeiros por longo prazo, uma administração financeira e orçamentária visa o equilíbrio em todas as atividades e o planejamento frequente tanto para lucrar quanto para sobreviver frente às crises. Quando se trata de economia, não dá para esperar estabilidade sempre, já que muitos eventos contribuem para períodos bons e ruins. Para se ter idéia, nem as maiores corporações do mundo se encaixam em um patamar "perfeito", o que ocorre são decisões assertivas e planos inovadores para manter um posicionamento mais consistente. Embora a visão global de muitos empreendedores seja a maximização dos recursos, uma empresa em ascensão e com uma ótima administração financeira abre espaço para outras vantagens, como a aquisição de novas tecnologias, a busca por conceitos modernos, a capacitação dos funcionários, a abertura pra novas filiais, entre outras. Nesse contexto, é importante afirmar que uma boa gestão se faz tanto pelo setor financeiro quanto pelas lideranças, por isso a qualificação com um curso de administração financeira e a atualização na área vale para todo esse público.
De um ponto de vista geral e como primeiras noções de administração financeira e orçamentária, é importante compreender suas três funções primordiais:
Operacional: refere-se às atividades pertinentes ao ramo da empresa, operações viáveis que alcançam um retorno imediato desejado pelos acionistas e sempre geram receitas, custos e despesas. Sua base é a demonstração de resultado do exercício, como a produção, as vendas e o pagamento de salários.
 
Investimentos: são as ações derivadas da aplicação de recursos, indicadas em todo o balanço patrimonial da empresa, como a compra de novos equipamentos, por exemplo.
 
Financiamentos: são atividades resultantes da tomada de decisões e do planejamento, seja para estancar um problema ou aderir a um projeto de investimento visando o crescimento. Podemos citar a captação de empréstimos bancários.
Embora vários profissionais formem essas três áreas e trabalhem juntos em meio aos objetivos da corporação, o administrador financeiro tem papel preponderante nesse sistema. Ele precisa entender todo o mercado e suas tendências, a economia de modo global e todos os conceitos contábeis que fazem parte da rotina orçamentária.
Um bom administrador financeiro é reconhecido e promove verdadeiras revoluções em muitasorganizações. Além disso, deve ter a capacidade de liderar, planejar e tomar boas decisões estratégicas, sempre com o apoio de seus analistas e dados concretos provenientes de estudos. Nesse caso, a atualização e o aperfeiçoamento são constantes.
ANÁLISE DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FINANCEIRO E A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO
A administração de capital de giro está diretamente relacionada às decisões estratégicas, pois envolve tomada de decisões em cenários de curto prazo, não raras vezes em conjuntura de instabilidade que pressupõem acentuado grau de risco. O processo de planejamento estratégico é de grande importância, pois é por meio dele que são traçadas as grandes diretrizes que as empresas seguirão no médio e longo prazo. É também bastante complexo e requer grande conhecimento da indústria, dos concorrentes e de si mesmo. Sendo cada vez mais reconhecida, a administração do capital de giro, como uma importante área para o equilíbrio financeiro das empresas, sendo componente imprescindível para o sucesso dos negócios. 
A maioria dos problemas na gestão das empresas está relacionada com a administração do capital de giro, pois, nem sempre o administrador está capacitado para compreender os problemas em toda sua extensão e por consequência disto não encontrará a melhor solução. É neste aspecto que este trabalho se apresenta: dando ênfase a análise, ao controle e a administração do capital de giro.
ESTUDO DA IMPORTÂNCIA E CRITÉRIO DE TOMADA DE DECISÃO DOS INDICADORES, VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) REFERENTE A UM DETERMINADO INVESTIMENTO, PERÍODO DE RETORNO DE INVESTIMENTO DE UM PROJETO (Payback) E TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR). 
ABORDANDO O CONCEITO E CRITÉRIO DE DECISÃO; (O CONHECIMENTO DAS FERRAMENTAS E TÉCNICAS FINANCEIRAS DE SUPORTE PARA ESTE PLANEJAMENTO).
O valor presente líquido (VPL), é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial referente a um determinao investmento.Sendo um dos pimeios indicadores de viabilidade de um projeto. A decisão, por meio da utilização do VPL é feita da seguinte forma: 
a) se o VPL for maior que zero, significa que as entradas de caixa, corrigidas e transformadas em valores atuais, são maiores que o investimento inicial no valor atual, mostrando que o projeto deve ser aceito; 
b) se o VPL for igual a zero, significa que as entradas de caixa, corrigidas e transformadas em valores atuais são iguais ao investimento inicial, mostrando ser indiferente investir os recursos no projeto; 
c) se VPL for menor que zero, significa que as entradas de caixa, corrigidas e transformadas em valores atuais são menores que o investimento inicial, mostrando que o projeto deverá ser rejeitado, uma vez que as entradas, a serem obtidas no longo prazo, são insuficientes para cobrir o investimento inicial.
Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto. Este método é noralmente utilizado pelas pequenas empresas, devido a sua facilidade de cálculo, sua regra básica é quanto mais tempo a empresa precisar esperar para recuperar o investimento, maior a possibilidade de perda. Por outro lado, quanto menor for o período de payback, menor será a exposição da empresa aos riscos.
A taxa interna de retorno ou taxa interna de rentabilidade, de sigla TIR, é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos. A taxa Interna de Retorno (TIR) é um índice relativo que mede a rentabilidade do investimento por unidade de tempo, necessitando, para isso, que haja receitas envolvidas, assim como investimentos. É a taxa que torna o valor presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa igual a zero. Ou seja, é a taxa que leva o valor atual das entradas de caixa a igualarem ao investimento inicial. Para critério de decisão, de aceitação/rejeição de um projeto, por meio da taxa interna de retorno, exige-se que se tenha a Taxa Mínima de Atratividade. Assim, se a TIR (Taxa Interna de Retorno) for maior que a TMA (Taxa Mínima de Atratividade) o projeto é economicamente viável; se a TIR for menor que TMR, o projeto é economicamente inviável; e, se a TIR for igual a TMR, é indiferente investir os recursos no projeto ou deixá-los rendendo juros à Taxa Mínima de Atratividade.
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
No decorrer desta análise podemos reconhecer a importância da Gestão Financeira, em suas diversas formas e análises, dentro de uma empresa e como ela pode auxiliar na busca da saúde financeira de uma organização, utilizando a introdução de princípios básicos e avançados da gestão financeira. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LUCENA, Maria Diva da Salete. Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: <http://online.minhabiblioteca.com.br/books/9788522473595>. Acesso em: Outubro de 2018.
VILLALVA, Wagner Luiz. Administração Financeira e Orçamentária: Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.
FERNANDES, Luiz Gustavo. Gestão de Capital de Giro. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014.
<https://www.focoeducacaoprofissional.com.br/blog/administracao-financeira-orcamentaria-curso-online> Acesso em: outubro de 2018.

Continue navegando