Buscar

Tendência Central e Dispersão em Estatística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A tendência central é um valor central ou um valor típico para uma distribuição de probabilidade. É ocasionalmente chamado de média ou apenas o centro da distribuição. As medidas mais comuns de tendência central são a média aritmética, a mediana e a moda. Uma tendência central pode ser calculada para um conjunto finito de valores ou para uma distribuição teórica, como a distribuição normal. 
Na estatística, a dispersão, também chamada de variabilidade, dispersão ou propagação, é a medida em que uma distribuição é esticada ou espremida. Exemplos comuns de medidas de dispersão estatística são a variância, desvio padrão e intervalo interquartil. A dispersão contrasta com a localização ou tendência central, e juntas são as propriedades mais utilizadas das distribuições.  Uma medida de dispersão estatística é um número real não negativo que é zero se todos os dados são iguais e aumenta à medida que os dados se tornam mais diversos. A maioria das medidas de dispersão tem as mesmas unidades que a quantidade a ser medida. Em outras palavras, se as medições são em metros ou segundos, assim é a medida de dispersão?
Nas estatísticas várias índices são utilizados para descrever um conjunto de dados correspondente à sua tendência central ou dispersão que são as propriedades mais importantes que determinam a forma relativa da distribuição de um conjunto de dados. Portanto, gostaríamos de saber qual é a diferença entre tendência central e dispersão?
As medidas de tendência central são medidas estatísticas que objetivam resumir em um único valor um conjunto de valores. Eles representam um centro em torno do qual o conjunto de dados está localizado. As medidas de tendência central mais utilizada são: média, mediana e moda.
 As medidas de dispersão, por outro lado, medem o grau de dispersão dos valores da variável. Em outras palavras, as medidas de dispersão visam avaliar até que ponto os dados diferem uns dos outros. Desta forma, os dois tipos de medições usadas em conjunto permitem descrever um conjunto de dados que fornecem informações sobre sua posição e sua dispersão. As medidas de dispersão são: desvio padrão, variância e erro típico
Os procedimentos para obter as medidas estatísticas diferem ligeiramente dependendo da forma em que os dados são encontrados. Se os dados estiverem organizados em uma tabela estatística, diremos que eles estão "agrupados" e, se os dados não estiverem em uma tabela, falaremos de dados "não agrupados".

Outros materiais