Buscar

Empreendedorismo prova fael

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO A
“Empreendedor é o termo utilizado para qualificar ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços – gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.” (REIS e ARMOND, 2016, p. 24).
De acordo com a pesquisa apresentada, a mesma afirma: “Na TEE podemos observar que no Brasil durante o período de 2014 a 2016 os empreendedores com até o segundo grau incompleto é o grupo mais ativo. A realidade do empreendedorismo por necessidade persiste.”
 
Após a leitura da pesquisa e seus estudos responda:
 
Quais são as principais características de um empreendedor bem-sucedido?
Não é comum você se deparar com um empreendedor que detenha todas as características inerentes a um empreendedor de sucesso, porém para se ter sucesso o empreendedor deverá desenvolver alguns aspectos como: ser visionário, ter um olhar além do presente; ter habilidade de tomar decisões; ter capacidade de fazer diferença, ser inovador; buscar oportunidades; ter determinação e dinamismo para correr atrás de seus sonhos; ser otimista e um apaixonado pela sua profissão, buscar sua independência e protagonismo na vida; ser líder e formador de equipes de alto desempenho; ter um bom networking; ter conhecimento do mercado; saber planejar antes de executar para assumir riscos já calculados; e através de seu negócio ficar rico e, principalmente, criar valor para a sociedade.
 
QUESTÃO B
Segundo a pesquisa “Em 2016 houve uma grande evolução no perfil de escolaridade e aqueles com experiência em pós-graduação empreenderam mais que os demais grupos. Mesmo com o aumento do nível de escolaridade, a crise econômica e o constante aumento da taxa de desemprego que chegou a 12% no último trimestre de 2016 influenciou muito na adesão desse grupo a atividade empreendedora. Ou seja, nem sempre o nível alto de escolaridade implica num empreendedorismo por oportunidade. Isso é reflexo do ambiente político econômico do país que leva os mais preparados a buscarem no empreendedorismo uma alternativa de manutenção de renda, ou seja, ainda temos o empreendedorismo por necessidade.”
 
De acordo com estudos basear a pesquisa sobre o empreendedor na teoria da personalidade acarreta quatro problemas fundamentais. Quais são estes quatros problemas?
Os quatro problemas relacionados ao uso da teoria da personalidade são: a) as metodologias de pesquisas utilizadas são genéricas e adaptadas à Psicologia e não especificamente para medir o grau de empreendedorismo; b) falta de validade entre os diferentes instrumentos utilizados para análise de um mesmo conceito; c) características da teoria da personalidade foram criadas para serem aplicadas em várias situações, porém não foram eficazes quando utilizadas restritamente para tratar o tem a empreendedorismo; e por fim d) a teoria foi questionada por não apresentar interatividade com o ambiente.

Continue navegando

Outros materiais