Buscar

Jogo didático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE Tecnológica FEDERAL do Paraná
CâMPUS Dois vizinhos
DIRETORIA de GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Curso de CiÊncias biológicas licenciatura
aluno;
jean felipe bortot da rosa
mostra de ensino 
biologia celular
DOIS vIZINHOS
2018
Aula será administrada em 3 horáios, para que seja explicado o conteúdo de células eucariontes e procariontes que será da seguinde forma;
Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos. 
Características gerais das células 
Pode-se classificá-las em células procarióticas e eucarióticas. As primeiras, que incluem bactérias e algas verde-azuladas, e de estrutura simples. O material genético não está rodeado por nenhuma membrana que o separe do resto da célula.
As células eucarióticas, que formam os demais organismos vivos, são muito maiores e têm o material genético envolto por uma membrana que forma um órgão esférico importante chamado de núcleo.
Apesar das muitas diferenças de aspecto e função, todas as células estão envolvidas numa membrana (chamada membrana plasmática) que encerra uma substância rica em água, chamada citoplasma. Quase todas as células bacterianas e vegetais estão também encapsuladas numa parede celular grossa e sólida, composta de polissacarídeos, externa à membrana plasmática.
Todas as células contêm informação hereditária codificada em moléculas de ácido desoxirribonucléico esta informação dirige a atividade da célula e assegura a reprodução e a transmissão dos caracteres à descendência.
Núcleo: é o órgão mais importante em quase todas as células animais e vegetais; é esférico, mede cerca de 5 µm de diâmetro, e está rodeado por uma membrana dupla. A interação com o citoplasma acontece através de orifícios chamados de poros nucleares. Dentro do núcleo, as moléculas de DNA e proteínas estão organizadas em cromossomos, que costumam aparecer dispostos em pares idênticos. O núcleo controla a síntese de proteínas no citoplasma. O RNA mensageiro é sintetizado de acordo com as instruções contidas no DNA e deixa o núcleo através dos poros. Já no citoplasma, o RNAm une-se a corpos pequenos chamados ribossomas e codifica a estrutura primária de uma proteína específica.
Citoplasma: compreende todo o volume da célula, com exceção do núcleo. Engloba numerosas estruturas especializadas e organelas.
Citoesqueleto: é uma rede de filamentos protéicos do citosol que se encarrega de manter a estrutura e a forma da célula. Também é responsável por muitos dos movimentos celulares.
Mitocôndrias: uma das organelas mais importantes do citoplasma e é encontrada em quase todas as células eucarióticas. São as organelas 
produtoras de energia. Os cloroplastos são organelas ainda maiores, encontradas nas células de plantas e algas.
Outras organelas: A maior parte dos componentes da membrana celular forma-se numa rede tridimensional irregular de espaços, rodeada, por sua vez, por uma membrana e chamada de retículo endoplasmático (RE), no qual se formam também os materiais expulsos pela célula. O aparelho de Golgi é formado por pilhas de sacos planos envoltos em membranas. Este aparelho recebe as moléculas formadas no retículo endoplasmático, transforma-as e dirige-as para diferentes lugares da célula. Os lisossomas são pequenas organelas que contêm reservas de enzimas necessárias à digestão celular de várias moléculas indesejáveis. As membranas formam muitas outras vesículas pequenas, encarregadas de transportar materiais entre organelas.
Se possivel realizar aulas práticas para mostrar uma célula da cébola( célula carionte) e células bucais (células procariontes).
Após a aula estar aplicada, será realizado um jogo de tabuleiro didático que foi nomeado como “trilha das células”. 
Como é de conhecimento popular existe vários jogos de tabuleiro com diversos temas. Foi elaborado o mesmo chamado “trilha das células” com intuito de passar conhecimento de ciência, voltado para o tema “células eucariontes e procariontes”, e assim assimilar o conteúdo o mais simples possível com o dia-a-dia do aluno e motivar a sua criatividade, fazendo que pelo jogo eles tenham mais interesse pela matéria, esse jogo deve ser usado como material didático para alunos do ensino básico
A confecção do jogo será por merito dos alunos com ajuda do docente, criando grupos de no maximo 5 alunos, assim com a matéria já exlicada os alunos teram auxilio de livros e se possivel internet na sua residencia, para que crie 10 questões cada grupo, que serão usadas nas “casas’’ no jogo, a questão deverá ter no minimo 3 alternativas (A,B e C) incluindo a reposta certa, após todos os grupos terminarem de elaborar as 10 questões com ajudo do docente, será juntada todas as perguntas, cada pergunta será numerada, os jogos serão feitos em sala de aula, com cartolinas, lápis de cor e giz.
Após o termino físico do jogo, o docente deve disponibilizar uma aula para que os alunos joguem, assim se divirtam aprendendo.
As regras dos jogos serão todas feitas pelo docente, os alunos iram apenas ter a oportunidade de formular as perguntas (com base no que foi explicado em sala de aula) e o físico do jogo (desenhos, colagens, pintura e outros meios de decorar o seu jogo). As perguntas iram ser corrigidas pelo docente durante a confecção do jogo, por esse motivo as perguntas terão que ser entregue para o professor com alguns dias de antecedência da apresentação e do jogo ser aplicado. 
ATENÇÂO: em uma sala com grande quantidade de alunos deve ser confeccionado mais que um tabuleiro.
Regras dos jogos feita pelo professor;
De inicio os alunos deverão entrar em um bom senso de quem iniciara o jogo e assim sucessivamente os próximos.
Deve ser jogado no máximo 4 alunos, os outros colegas iram ler as alternativas.
Após o aluno iniciar, ele escolhera um número do 1 a quantia de perguntas que tiver no jogo, assim após ele pedir esse número, não poderá pedir o mesmo novamente, apenas outros jogadores.
Cada “casa” do jogo deve ter uma pergunta.
As perguntas não poderão fugir do tema proposto. 
Cada pergunta que for acertada, avança uma “casa”.
Se ocorrer de o aluno errar a questão, o aluno ficara na mesma “casa” (sem avançar), esperando sua vez novamente para tentar acertar a mesma pergunta, caso erre novamente, o professor devera ser chamado, e assim apontando a resposta e a dando a explicação. 
O jogo tem propósito de passar um aprendizado significativo para os alunos, sendo uma aula que o aluno terá mais interesse em aprender e assimilar a ciência ao seu dia-dia, assim tendo um aprendizado mais prazeroso, até mesmo interagindo com os colegas e aprendendo a estudar em grupo, tendo uma socialização.
Ótima oportunidade para alunos que se sentem ecoados em interagir com outros alunos. Assim facilitando o surgimento de amizades em sala de aula.
Bibliografia;
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celulas-eucariontes.htm
https://www.stoodi.com.br/blog/2018/06/14/organelas/

Continue navegando