Buscar

Avaliando 01 a 04 Saúde Coletiva

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:200603202876)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na saúde, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) tem como objetivo promover conhecimento contínuo sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Analise as asserções abaixo sobre o SISVAN e responda corretamente: I - É responsabilidade do município manter o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional atualizado quanto aos dados dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família para que essas pessoas continuem recebendo o benefício. PORQUE II - A Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um sistema de intervenção e informação voltado para o monitoramento e a melhoria do estado nutricional das populações beneficiárias de programas sociais.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200603489524)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Sobre os itens abaixo, MARQUE O ITEM FALSO:
		
	
	Cada município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde.
	
	O sistema público de saúde funciona de forma referenciada. Isso ocorre quando o gestor local do SUS, não dispondo do serviço de que o usuário necessita, encaminha-o para outra localidade que oferece o serviço. Esse encaminhamento e a referência de atenção à saúde são pactuados entre os municípios.
	
	O Ministério da Saúde formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas, etc.).
	 
	Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos por dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde; não havendo a participação dos usuários.
	
	A partir do Pacto pela Saúde, de 2006, as Municípios tem o compromisso para de assumir integralmente as ações e serviços de seu território.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200603212568)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É correto afirmar-se sobre as características atuais da estrutura da população brasileira:
		
	
	A atual estrutura da população brasileira apresenta aumento das taxas de natalidade e de mortalidade e redução da expectativa de vida.
	 
	No processo de transição demográfica, vem aumentando a participação da população de jovens e reduzindo-se a de idosos no conjunto total da população.
	
	De 1992 para 2001, a participação dos menores de 10 anos na população total vem aumentando de 18,7% para 22,1%.
	 
	No processo de transição demográfica, vem se reduzindo a participação da população jovem e aumentando a de idosos no conjunto total da população.
	
	No Brasil, o crescimento vegetativo ou natural continua apresentando índices muito baixos, típicos de países desenvolvidos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200603480759)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Brasil tem experimentado, nas últimas décadas, importantes transformações no seu padrão de morbimortalidade, relacionadas, principalmente, às seguintes condições:
		
	
	a) A redução da mortalidade precoce, especialmente aquela ligada a doenças infecciosas e parasitárias.
	 
	e) Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	c) O aumento da expectativa de vida ao nascer.
	
	b) O processo acelerado de urbanização e de mudanças socioculturais, que respondem, em grande parte, pelo aumento dos acidentes e das violências.
	
	d) Incremento da população idosa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200602518013)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas questões relacionadas à alimentação e nutrição no Brasil são bastante complexas, pois, de um lado, observam-se situações de extrema carência nutricional e, de outro, a evolução epidêmica da obesidade. Avaliações recentes demonstram que a obesidade na população brasileira está se tornando mais frequente do que a própria desnutrição infantil. Esse processo de mudança é conhecido como:
		
	
	Evolução nutricional
	 
	Transição nutricional
	
	Segurança nutricional
	
	Vigilância Nutricional
	
	Vigilância Alimentar
	
	
	1a Questão (Ref.:200603351750)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) tem como objetivo mensurar as estruturas de consumo, dos gastos e dos rendimentos das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos doméstico. Além disso, visa verificar características associadas às despesas e rendimentos dos domicílios e famílias, viabilizando o desenvolvimento de estudos sobre a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais e nas áreas urbanas e rurais, a extensão do endividamento familiar, bem como gerar bases de dados e estudos sobre o perfil nutricional da população, entre outros. Baseando-se nisto, marque a alternativa verdadeira.
		
	 
	Nos últimos 20 anos, houve aumento no consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas, de bebidas açucaradas e preparações ricas em sódio, contribuindo para o aumento do sobrepeso e da obesidade da população.
	
	Ocorreram mudanças no comportamento das famílias brasileiras em relação ao local das refeições, promovendo a diminuição das despesas com refeições fora de casa, tanto na área rural como na urbana.
	
	Os inquéritos populacionais são definidos como pesquisas de base populacional, abrangendo uma amostra representativa da população sob vigilância e permitem a obtenção de uma informação generalista e totalitária da situação de saúde do grupo incluindo a temática de alimentação e nutrição.
	
	A alteração do perfil da dieta da população brasileira contribuiu para o aumento da prevalência de eutrofia, diabetes e anemia.
	
	A Pesquisa de Orçamentos Familiares que possui múltiplas aplicações, contudo não contribui para subsidiar o estabelecimento de prioridades na área social com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, incluídas as políticas públicas temáticas nos campos da nutrição, orientação alimentar e de produção e distribuição de alimentos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200602461193)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A adição de iodo ao sal de cozinha é uma medida de prevenção de:
		
	
	Ostopenia
	 
	Bócio
	
	Anemia
	
	Xeroftalmia
	
	Glossite
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200602492724)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os principais grupos biológicos afetados pelas anemias são:
		
	
	Adolescentes e crianças maiores de 6 anos de idade
	
	Idosos e mulheres em idade fértil
	
	Gestantes e nutrizes
	
	Nutrizes e crianças entre 2 e 4 anos de idade
	 
	Gestantes e crianças menores de 6 anos de idade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200602931820)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com os critérios de definição de prioridades, quais são as endemias que merecem destaque na atenção primária:
		
	
	Anemias, raquitismo, hipovitaminose A, deficiência de iodo e alcoolismo.
	 
	Desnutrição energético-protéica; sobrepeso, anemias, hipovitaminose A e deficiência de iodo.
	
	Desnutrição energético-protéica; anemias, hipovitaminose A, deficiência de iodo e cárie dental
	
	Sobrepeso, anemias, raquitismo, hipovitaminose A e alcoolismo.Desnutrição energético-protéica; sobrepeso, anemias, raquitismo e deficiência de iodo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200602491692)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A desnutrição energético-proteica (DEP), assim como a hipovitaminose A e a anemia ferropriva, apresenta como etiologia primária:
		
	
	A diminuição do apetite
	
	A ausência da prática da amamentação
	
	O aumento das necessidades nutricionais
	 
	O consumo inadequado de alimentos
	
	As necessidades do hospedeiro
	
	
	1a Questão (Ref.:200602518038)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Brasil, o ministério responsável pelo desenvolvimento e implantação de políticas de segurança alimentar e nutricional (SAN) que estão ligadas ao conjunto de estratégias Fome Zero é o:
		
	
	Ministério das Cidades
	
	Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
	
	Ministério do Desenvolvimento Social
	
	Ministério do Meio Ambiente
	 
	Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200602492726)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir de critérios de prioridade em saúde coletiva, a desnutrição energético-proteica (DEP), as anemias e a hipovitaminose  A são carências que mostram alta relevância. Além dessas, são, também, exemplos de carência mais presentes em nosso país:
		
	
	Raquitismo e beribéri
	
	Raquitismo e escorbuto
	
	Escorbuto e pelagra
	 
	Bócio endêmico e cárie dental
	
	Pelagra e arriboflaninose
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200602461196)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Iniciativas governamentais que assegurem a universidade do acesso permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com respeito às culturas local e regional, não confluem para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada - DHAA.
	
	Programas de segurança alimentar que buscam produzir resultados sustentáveis e de longo prazo em um problema de ordem alimentar devem atingir sua causas imediatas ou individuais, a fim de assegurar uma maior resolutividade no enfrentamento de situações de insegurança alimentar.
	
	O SISVAN, Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, não constitui um sistema de informação em saúde, como são o SINAN, SIM e SINASC.
	
	A promoção de práticas alimentares saudáveis configura uma das Diretrizes da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) e consiste em um importante componente da promoção da saúde. Para sua realização, prescinde-se do estabelecimento de parcerias intersetoriais.
	 
	Um programa de doação de leite em pó, destinado à população infantil pertencente a famílias de baixa renda, constitui uma ação de segurança alimentar que enfrenta as causas imediatas do baixo peso, com potencial muito frágil ou inexistente para a efetiva resolução do problema.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200603100154)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São dimensões da Segurança Alimentar e Nutricional, EXCETO:
		
	
	disponibilidade de alimentos suficientes para toda a população, o que envolve questões de produção, comércio internacional e nacional, abastecimento e distribuição de alimentos;
	
	estabilidade, se refere ao elemento temporal de constância de todas as outras dimensões.
	
	acesso físico e econômico aos alimentos, que se refere à capacidade de obter alimentos de forma socialmente aceitável;
	
	utilização dos alimentos e dos nutrientes, relacionado a sua utilização biológica, que é inflenciada pelas condições ambientais, como moradia e saneamento básico, e de saúde das pessoas
	 
	qualidade microbiológica, relacionado à inocuidade dos alimentos, de forma a evitar as doenças transmitidas por alimentos (DTAs);
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200603100210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A PNAN tem por pressupostos os direitos à Saúde e à Alimentação e é orientada pelos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e hierarquização e participação popular), aos quais se somam os princípios a seguir, EXCETO:
		
	 
	A determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição, que faz referência à responsabilidade do Estado de determinar socioeconômica e culturalmente, de forma hierárquica, as práticas alimentares promotoras da saúde de uma determinada comunidade.
	
	A Alimentação como elemento de humanização das práticas de saúde, entendendo que a alimentação expressa as relações sociais, valores e história do indivíduo e dos grupos populacionais e tem implicações diretas na saúde e na qualidade de vida.
	
	O fortalecimento da autonomia dos indivíduos, que se refere à ampliação dos graus de autonomia para as escolhas e práticas alimentares implicando, por um lado, em um aumento da capacidade de interpretação e análise do sujeito sobre si e sobre o mundo e, por outro, na capacidade de fazer escolhas, governar e produzir a própria vida.
	
	A segurança alimentar e nutricional com soberania, que se refere ao direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar e de produzir alimentos saudáveis e culturalmente adequados, acessíveis, de forma sustentável e ecológica.
	
	O respeito à diversidade e à cultura alimentar, que se propõe a conhecer, respeitar, preservar, resgatar e difundir a riqueza incomensurável da diversidade de alimentos e práticas alimentares dos diversos povos que compõem a sociedade brasileira.
	
	
	1a Questão (Ref.:200602518962)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das ações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é a identificação de populações sob risco de saúde. Vários instrumentos nesse sentido podem ser utilizados, e, entre eles, destacamos a antropometria. Assinale quais os índices antropométricos utilizados pelo SISVAN para a faixa etária infantil:
		
	 
	Peso e idade, altura e idade, peso e altura
	
	Circunferência abdominal, tipos de aleitamento materno e circunferência cefálica
	
	Índice de Massa Corporal (IMC), dobra cutânea e circunferência abdominal e torácica
	
	Dobras cutâneas, peso e idade, altura e idade
	
	Peso e idade, circunferência cefálica e estado nutricional da gestante
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200603349003)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) determina que a Entidade Executora não pode gastar os recursos do programa com qualquer tipo de gênero alimentício. Sobre esse programa, marque a opção INCORRETA: ( ) ( )
		
	
	O Programa é fiscalizado pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar)
	 
	O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) não se configura como espaço para o desenvolvimento de atividades educativas em nutrição, não podendo ser considerado um instrumento pedagógico.
	
	As ações do PNAE são descentralizadas, sendo que cabe ao Governo Federal auxiliar os governos municipal e estadual por meio de um financiamento para manutenção dessa política e a aquisição de gêneros alimentícios para a alimentação escolar.
	
	O FNDE repassa às Entidades Executoras o montante referente há 200 dias letivos/ano em 10 (dez) parcelas mensais.
	
	A compra dos gêneros alimentícios deve respeitar os hábitos alimentares de cada localidade e sua vocação agrícola, sendo 30% do recurso destinados a agricultura familiar.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200603445857)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Brasil tem longa experiência na execução de programas sociais voltados para a questão alimentar e nutricional. A lei federal 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), criou:
		
	
	Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
	
	Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
	
	Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (PRONAN)
	 
	Sistema Nacional de SegurançaAlimentar e Nutricional (SISAN)
	
	Programa Fome Zero
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200602510371)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Princípio do SUS que garante ao cidadão brasileiro o direito de ser atendido, desde a prevenção das doenças até as ações de saúde de maior complexidade:
		
	
	Descentralização.
	
	Humanização.
	
	Controle social.
	
	Intersetorialidade.
	 
	Integralidade
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200602461194)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional "LOSAN " em setembro de 2005 visa a assegurar o direito humano à alimentação "DHAA" a todos os brasileiros. A lei incorporou diversos elementos previstos nos instrumentos internacionais de direitos humanos e no Relatório Final da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considerados imprescindíveis para a realização progressiva do DHAA.
Avalie as afirmativas que se aplicam a LOSAN e marque a opção correta.
I. Obrigação do Estado de respeitar, promover, prover, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar o DHAA.
II. Estratégia nacional de promoção da SAN que contemple a participação popular.
III. Garantia de mecanismos para a exigibilidade do DHAA.
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira.
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

Continue navegando