Buscar

Trabalho de Cunicultura Regina

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e 
Tecnologia de Alagoas
Curso Técnico em Agropecuária
EDUARDO JORGE LIMA ALEXANDRE 
JÚLIA EMILLY DA SILVA LEITE
RAFAELLA FERNANDES SILVA
VICTÓRIA GERLYNNE DE JESUS XAVIER
VINICUS BEZERRA MELO 
ESPÉCIES DE COELHO
Santana do Ipanema - AL
Agosto de 2018
EDUARDO JORGE LIMA ALEXANDRE 
JÚLIA EMILLY DA SILVA LEITE
RAFAELLA FERNANDES SILVA
VICTÓRIA GERLYNNE DE JESUS XAVIER
VINICUS BEZERRA MELO 
ESPÉCIES DE COELHO
COELHO POLONES, COELHO MINI LOP, COELHO FUZZY LOP
Trabalho solicitado pela professora Regina Cely, da disciplina de Sistema de Produção Animal I, como requisito para fins avaliativos.
Santana do Ipanema - AL
Agosto de 2018
COELHOS POLONESES
Origem:
Apesar do seu nome, o coelho polonês tem maiores probabilidades de ser originário de Inglaterra. Falamos em “maiores probabilidades pois a origem exacta deste coelho não está completamente provada. O seu primeiro aparecimento foi em Inglaterra em 1884.
Os originais importados para a américa eram coelhos brancos pequenos de olhos vermelhos mas que não dispunham do gene anão. Pode-se dizer que a versão britânica do coelho polonês é equivalente ao americano “Britannia Petite”.
Hoje em dia o coelho polonês não só é utilizado como animal de estimação como costuma aparecer diversas vezes em espectáculos e competições.
Características Físicas:
Falando um pouco da descrição física do coelho Polonês, este deve dispor de uma cabeça pequena que albergue uns olhos sólidos. Devido ao tamanho pequeno em geral desta raça, o coelho polonês é confundido várias fezes com o anão holandês, se bem que o polonês é um pouco maior e a sua cabeça não é tão redonda.
Há outras diferenças que os distinguem como o formato do seu pêlo e as próprias cores. Um coelho polonês deve ter entre 1 kg a 1,5 kg, sendo que 1 kg é realmente o peso mais comum.
Até aos anos 50 a maioria dos coelhos poloneses eram brancos com olhos vermelhos ou azuis. O de olhos vermelhos é o verdadeiro albino. O branco de olhos azuis dispõe de outros genes brancos e não é um verdadeiro albino. Mas desde dos anos 60 que os poloneses de outras cores são reconhecidos como tal.
Em 1957 os pretos e os chocolate foram reconhecidos e em 1982 foi a vez da versão azul, entre outras cores mais ao longo dos anos. Em Inglaterra por exemplo qualquer cor é permitida, desde que seja uma cor comum a outras raças.
Comportamento:
Devido ao seu pequeno tamanho, eles naos precisam de tanto espaço em gaiolas e jaulas como outras raças e ocupam menos espaço em apartamentos do que outras raças maiores. O solo destas gaiolas não podem ser escorregadios para não causar quaisquer lesões ao coelho.
Apesar do coelho polonês ser geralmente calmo, existe alguma tendência a ser territorial caso o misturemos com outros coelhos. Isto também pode acontecer com crias presentes, pelo que é necessário prestar muita atenção para que estas não saem magoadas por alguma atitude inesperada.
Esta raça pode ser facilmente instruído para utilizar uma caixa de necessidades e o uso de trela também não é uma tarefa difícil de incutir para os momentos que o queiramos levar a passear pela casa. É necessário que haja preparado um espaço onde se possa mover livremente para fugir um pouco à prisão da sua gaiola.
Cuidados:
Tal como acontece com outros coelhos, eles não se dão bem com temperaturas altas e baixas. A acumulação de uma bola de pêlo também é comum tal como acontece com os gatos, caso não prestemos os devidos cuidados de higiene.
O tempo médio de vida de um coelho polonês é de cerca de 5 a 6 anos sensivelmente.
 
COELHO MINI LOP
Origem:
O Coelho Mini Lop é de origem Alemã. Suas características marcantes são suas orelhas grossas, longas e caídas. Suas orelhas caídas lhe trazem um jeitinho dengoso, charme único para esse animalzinho. É simplesmente apaixonante.
Características Físicas:
O coelho Mini Lop apresenta um corpo longo e arredondado, com uma cabeça grande. Quando adulto seu peso pode variar de 1,5Kg até 2,2Kg. A sua pelagem é muito macia e de tamanho médio. Por isso, é um coelho recomendado para quem não tem tempo de escovar seu animalzinho com frequência. Sua espécie pode apresentar diversas cores lisas, manchadas de branco e tricolores. Quando filhotes suas orelhas não são caídas, começam a cair depois de 3 meses.
Vivem de 5 a 10 anos se bem cuidados.
Comportamento:
O coelho Mini Lop parece com um urso de pelúcia devido a sua forma de olhar para o dono. Tem um comportamento dócil, mas é mais ativo. Adora correr e brincar com seu dono. É ideal companhia para as crianças e também idosos pois é dócil e brincalhão.
Cuidados:
Por ser um coelho de pelos de tamanho médio, não necessita de ser penteado com frequência. Para que não se sinta solitário, é importante que brinque com ele e que o deixe livre por algumas horas durante o dia. É interessante deixá-lo em um lugar onde se sinta a vontade, onde se adapta melhor.
 
COELHO FUZZY LOP
Origuem:
O Fuzzy Lop ou American Fuzzy Lop, apresenta essa variação de nome pois tem o sua origem nos E.U.A. Está presente na America do Sul a pouco tempo e já está ganhando admiradores no Brasil, Argentina entre outros países.
Características físicas:
Tem uma variação de peso 1,6 a 1,8Kg. Apresenta um corpo compacto com peito largo, ombros curtos e quadris largo e bem-arrendondados. Apresenta uma pelagem longa e por isso tem a necessidade de ser penteado constantemente pera não ter seus pelos embolados. Vivem de 5 a 8 anos.
Comportamento:
O Fuzzy Lop é um coelho brincalhão e muito enérgico. Adora brincar, é ideal para animais de estimação para crianças pequenas.

Continue navegando