Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
1 A Escola de Frankfurt sistematizou o que chamamos de cultura de massa. Para grande parte desses teóricos, havia uma clara intencionalidade em produzir esse tipo de cultura para a grande 
maioria da população. Assinale a alternativa que melhor explique essa intencionalidade:
		
	c.A cultura de massa objetiva a alienação da grande massa da população, levando a imobilização, a não reação à exploração capitalista.
	2 A discussão sobre cultura brasileira tem sido um debate perseguido por intelectuais e antropólogos há mais de um século. Cultura popular e erudita aparecem como sendo parte de um mesmo processo, em que a cultura é entendida como expressão da vivência humana, do lugar ocupado dentro do modo de produção social. Nesse sentido, a construção da ideia de cultura erudita possui qual origem?
		
	e.Ela nasce como manifestação da classe dominante, de uma elite econômica e política que tem acesso ao mundo das letras, das artes, dos livros.
	egundo Peter Burke, o interesse pela cultura popular e pelos estudos dela ocorreu em um momento específico. Assinale a alternativa que melhor defina esse momento:
		
	e. A busca pela cultura popular significava oposição à dominação estrangeira e fundamentação ao nacionalismo.
	Sobre o carnaval, uma das maiores manifestações culturais brasileiras, é possível afirmar:
		
	c.ata-se de uma clara manifestação da cultura brasileira tradicional e já sofreu modificações diante das necessidades impostas pela sociedade moderna.
	A discussão sobre cultura brasileira tem sido um debate perseguido por intelectuais e antropólogos há mais de um século. Cultura, popular e erudita, aparece como sendo parte de um mesmo processo em que a cultura é entendida como expressão da vivência humana, do lugar ocupado dentro do modo de produção social. Nesse sentido, a construção da ideia de cultura erudita possui qual origem?
		:
	e.Ela nasce como manifestação da classe dominante, de uma elite econômica e política que tem acesso ao mundo das letras, das artes, dos livros.
	 partir da perspectiva de Adorno, um dos teóricos da Escola de Frankfurt, qual o objetivo da indústria cultural?
		
	e.Seduzir as massas para consumir as mercadorias culturais, com o objetivo de fazê-las esquecer a exploração que sofrem no processo de produção, levando a massa à imobilização.
	Estudos da Escola de Frankfurt sistematizaram o que chamamos de cultura de massa. Para grande parte desses teóricos, havia uma clara intencionalidade em produzir esse tipo de cultura para a grande maioria da população. Assinale a alternativa que melhor explique essa intencionalidade:
		
	c.A cultura de massa objetiva a alienação da grande massa da população, levando à imobilização, a não reação da exploração capitalista.
	O que significa “indústria cultural”?
		
	c.Trata-se de um conceito construído pelos teóricos da Escola de Frankfurt que revela a transformação da cultura em mercadoria, provocando um esvaziamento de conteúdo dela, em detrimento de uma determinada e hegemônica visão social de mundo.
	Quais as preocupações iniciais da classe dominante que explicam a necessidade em estudar e conceituar a cultura popular? Assinale a alternativa correta:
		:
	b.Representa uma tentativa de classificar a forma de pensamento e ação dos mais pobres da sociedade, buscando a lógica interna, a sua dinâmica e as consequências políticas dessa forma de pensar e ser.
	ual a relação entre cultura e poder?
		
	e. Não é possível debater sobre cultura ignorando as relações de poder que há na e entre as sociedades.
	Segundo Marshall McLuhan, os meios de comunicação de massa possuem um importante papel da sociedade contemporânea, qual seria?
		
	e.Uma forma de aproximar os homens, diminuindo a distância territorial e social entre os seres humanos, levando à democracia, contrário a Adorno.
	
	Segundo Peter Burke, o interesse pela cultura popular e pelos estudos dela ocorreu em um momento específico. Assinale a alternativa que melhor define esse momento:
		
	e. A busca pela cultura popular significava oposição à dominação estrangeira e fundamentação ao nacionalismo.
	Segundo o antropólogo Antônio Arantes, como é possível entender a relação entre cultura popular e folclore?
		
	e.Dois termos servem para as mesmas realidades, porém o folclore tem um sentido mais conservador, enquanto a cultura popular é mais progressista.
	Sobre o carnaval, uma das maiores manifestações culturais brasileiras, é possível afirmar:
		
	c.Trata-se de uma clara manifestação da cultura brasileira, tradicional e que já sofreu modificações diante das necessidades impostas pela sociedade moderna.
	 ideia de “democracia racial” na construção da identidade nacional parte de um importante pressuposto de Gilberto Freyre. Assinale a alternativa que indique esse pressuposto.
		
	b.A ideia que se difunde é a de que portugueses, índios e negros trocaram, de forma natural e pacífica, seus costumes, suas diferentes culturas, transformando-se em um exemplo de convívio racial. Ou seja, a democracia se expressa pelo convívio pacífico entre as três “raças”.
	Ao escrever “Casa-grande e senzala”, Gilberto Freyre deu início às análises da cultura brasileira de uma maneira bastante original. É considerada uma das grandes inovações dessa obra:
		
	c. A análise otimista sobre a miscigenação racial e as particularidades das relações sociais no Brasil.
	Como Darcy Ribeiro explica a “branquização” do brasileiro”?
		
	b.Que o mestiço de europeu e índio tem a pele de tom moreno claro, o que, no pensamento racista, passa facilmente como o “puro branco”.
	Em “Raízes do Brasil”, Sergio Buarque de Holanda demonstra duas formas opostas de comportamento psicológico, dois tipos ideais, para analisar o português e o espanhol. São eles:
		:
	a. O aventureiro e o trabalhador.
	Estudos sobre a formação do povo brasileiro ou, ainda, de uma identidade nacional formam questões importantes a serem trabalhadas pela literatura e pela academia na primeira metade do século XX. Alguns autores contribuíram fundamentalmente nas ciências sociais e na antropologia para essa discussão. Assinale a alternativa correta:
		
	b. Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro
	O mito da democracia racial é presente na sociedade brasileira já há bastante tempo. A ideia propagada e reforçada por Gilberto Freyre de que aqui há uma democracia das três raças originárias é divulgada por todo o mundo. Todavia, Darcy Ribeiro discorda dessa visão, que para ele é simplista. Assinale abaixo a alternativa correta, segundo Ribeiro:
		
	d.O mito é uma forma sutil de esconder uma sociedade que ainda não se sabe hierarquizada e dividida entre múltiplas possibilidades de classificação, de negar a existência do racismo, como se a relação entre as três “raças” fosse harmônica e democrática.
	Os estudos de “Identidade” são importantes para a antropologia, sobretudo para se conhecer, de modo mais rigoroso, a cultura de um povo. Assinale abaixo a alternativa que melhor explique o significado dos estudos de identidade:
I- A identidade é a expressão do superego, forjado na psicanálise.
II- É o sentido de “si”, que é formado na interação entre o eu e a sociedade. A identidade é formada na interação com o “outro”. É justamente nas fronteiras que a identidade é construída.
III- A identidade é a negação do registro funcional que nos identifica na sociedade civil onde vivemos e trabalhamos, e a reafirmação da cultura como única, imutável e inflexível.
		:
	b. Apenas a II está correta.
	Qual autor responsável pela obra clássica denominada “O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil”? Assinale a alternativa correta:
		:
	c. Darcy Ribeiro.
	Segundo Darcy Riberio, como se definem as diferentes classes sociais?b. Classes sociais estão separadas pela distância social, bem como pela cultura
	Segundo Sérgio Buarque de Holanda, como se define a identidade do homem cordial? Assinale a alternativa correta:
		
	e.Uma máscara usada pelos sujeitos para manter intocável sua sensibilidade e emoção. Dessa forma, o pessoal se sobressai ao social, fragilizando as regras e as normas necessárias à civilidade, à racionalidade civil.
	Consideramos agora os comportamentos adotados para penetrar nos edifícios religiosos. Na Europa, ao penetrar numa igreja, observamos que os fiéis tiram os chapéus e permanecem com os sapatos. Inversamente, em uma mesquita, os mulçumanos tiram os sapatos e permanecem com o chapéu” Laplantine, François (2003). A citação de Laplantine exemplifica o conceito de:
		a. Relativismo cultural.
	
A escola funcionalista significou o iniciar do processo de ruptura com a teoria evolucionista, superando a ideia de atraso e de barbárie. Inauguram o método da observação participante. Um verdadeiro desencanto dos europeus com sua sociedade. Dentre os antropólogos que contribuíram com estas formulações os principais foram:
		
	a. MalinovskRadcliffeBrow.
	A partir de 1980, uma nova corrente da antropologia surge, a Antropologia pós-moderna. Aponte abaixo a alternativa que melhor sintetize os elementos que a definem:
		
	b.Crítica ao texto etnográfico; questiona a autoridade etnográfica; busca novas maneiras de fazer a observação participante; crise cm a ciência.
	Assinale abaixo as principais características da antropologia funcionalista:
		
	d.Compreensão da sociedade como sendo um organismo onde cada parte tem sua determinada função; iniciou-se com os estudos das sociedades tribais; estudo dos processos de aculturação; combate a concepção evolucionista de “atraso” e “barbárie”.
	Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão. LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. In: Antropologia Estrutural Dois, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346.
O fragmento de texto acima foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor?
		
	c.Adotar uma vigilância epistemológica frente ao que, a princípio, pode parecer aos olhos do pesquisador uma sociedade sem história. Entender seus símbolos e estrutura.
	Culturalismo ou antropologia Cultural supera elementos apresentados pelos funcionalistas e traz para a antropologia novas percepções. Assinale abaixo as sentenças corretas:
I- Os culturalistas, assim eram chamados os estudiosos que tinham como foco as diferenças entres os padrões culturais, foram responsáveis por romper de vez com o evolucionismo e com a concepção etnocêntrica de cultura. 
II- Ao incorporar a ideia de diversidade cultural auxilia na construção de um novo conceito – o de relativismo cultural.
III- Observação direta do comportamento dos indivíduos.
		e. Todas as sentenças estão corretas.
	Leia as sentenças abaixo:
I- Toda Cultura pode ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos. No primeiro plano destes sistemas colocam-se a linguagem, as regras matrimoniais, as relações econômicas, a arte, a ciência, a religião (...).
II- A cultura é publica porque o significado o é (...) o ato da piscadela só pode ser entendido se aquele que pisca compreende o conteúdo deste piscar (...).
Assinale a alternativa correta ao relacionar o trecho citado com a escola antropológica:
		:
	a. Estruturalista e interpretativa.
	O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua única expressão. 
		
	e.Ao se definirem como “os homens”, os Akuáwa e
	s estudos “culturalistas” como alguns convencionaram chamar fazem parte da Antropologia Cultural, ou ainda Culturalismo. Margaret Mead, uma das mais importantes antropólogas relatou as relações sexuais e amorosas entre as mulheres inglesas e os soldados americanos durante a última guerra mundial. Sem deixar de lado a etnografia, incorporou nos estudos culturais o método,
		:
	b.Comparativo. Comparou os padrões de comportamento e personalidade entre os dois grupos: Mulheres inglesas e soldados americanos.
	Quando a etnografia surge no final do século XIX, inaugura uma nova fase nos estudos antropológicos sobre cultura. Contudo, os primeiros relatos etnográficos são datados anteriormente ao século XIX. Qual o objetivo inicial e quem os realizavam? Assinale abaixo a alternativa que melhor responde esta pergunta:
		
	d.A etnografia é encontrada inicialmente nos relatos de viagens, o objetivo era descrever os povos “exóticos” e eram eitos por missionários, comerciantes, exploradores, militares, dentre outros.
	A partir de 1980, uma nova corrente antropológica surge: a Antropologia Pós-moderna. Aponte a alternativa que melhor sintetize os elementos que a definem:
		
	b.Crítica ao texto etnográfico, questiona a autoridade etnográfica, busca novas maneiras de fazer a observação participante, crise com a ciência.
	A partir de leituras e estudos antropológicos é possível afirmar a existência de algum ser social que não possui cultura?
		
	d.A Antropologia afirma a tese de que a cultura é um todo complexo que expressa a vivência humana. Logo, não existe homem sem cultura.
	I- “Toda cultura pode ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos. No primeiro plano desses sistemas colocam-se a linguagem, as regras matrimoniais, as relações econômicas, a arte, a ciência, a religião [...].”
II- “A cultura é pública porque o significado é [...] o ato da piscadela só pode ser entendido se aquele que pisca compreende o conteúdo deste piscar [...].”
Assinale a alternativa correta ao relacionar o trecho citado com a escola antropológica:
		
	a. Estruturalista e Interpretativa
	Quando a etnografia surge no final do século XIX, inaugura uma nova fase nos estudos antropológicos sobre cultura. Nesse momento, qual era o objeto central e quem iniciou esse método de trabalho? Assinale abaixo a alternativa que melhor responde a essa pergunta:
		
	d.A etnografia é encontrada inicialmente nos relatos de viagens, o objetivo era descrever os povos “exóticos” e eram eitos por missionários, comerciantes, exploradores, militares, dentre outros.

Continue navegando