Buscar

avaliação II prova 2 Multiculturalismo UNIASSELVI part1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O termo etnia geralmente identifica uma população que reclama para si uma mesma origem, hábitos, costumes ou territórios. As formas como esses grupos se organizam e se relacionam com os demais depende de contextos sociais e históricos. A questão central é a autoidentificação dos seus membros. Sobre o sentido dessa autoidentificação, analise as afirmativas a seguir: 
I- A noção indica que numa sociedade em que há mistura de diferentes culturas, são étnicos todos aqueles indivíduos ou grupos que não pertencem originalmente a essa sociedade. 
II- A consciência de pertencer a um grupo étnico estimula indivíduos e grupos a buscarem direitos coletivos, lutar por espaços e por territórios com base nesse mesmo discurso étnico. 
III- É a identificação dos indivíduos e membros com uma etnia e o seu sentimento de pertença bilateral que especifica a etnia enquanto tal, sendo uma construção social. 
IV- A autoconsciência implica no pertencimento a uma classe social e às dinâmicas e às desigualdades promovidas por essa maneira de organizar e dividir o mundo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	2.
	O Feminismo é um conceito complexo, possuindo uma dimensão de luta política e uma dimensão de estudos acadêmicos. Sua história tem início por volta do século XVI, questionando desigualdades ou privilégios distintos para homens e mulheres, como a participação política. Ainda sobre a sua história, ela pode ser dividida em três momentos distintos, com preocupações e mobilizações diferentes: a primeira, a segunda e a terceira onda feminista. Sobre as fases da evolução do Feminismo, ordene as sentenças a seguir: 
I- Surge o conceito de gênero ao passo que se iniciam os questionamentos das relações de dominação e opressão no espaço privado, da mesma forma que ele passa a englobar problematizações das comunidades de gays e lésbicas. 
II- Resulta no surgimento de movimentos sociais e na organização de ações políticas, principalmente nos EUA, nos anos 1960, problematizando os direitos reprodutivos, bem como denunciam e mobilizam forças para combater a violência contra a mulher. 
III- Resulta na luta organizada de mulheres contra a falta de equidade nas relações entre homens e mulheres, bem como pelo acesso a direitos políticos e econômicos que eram negados ou eram privilégios de homens, como o direito ao voto.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - II - I.

Continue navegando