Buscar

avaliação II prova 2 Multiculturalismo UNIASSELVI part3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5.
	Segundo Fernandes (2006), o termo 'multiculturalismo' não possui uma unidade teórica, podendo ser classificado, ao menos, por dois grandes sentidos. O primeiro é o sentido descritivo, enquanto o segundo é o sentido prescritivo. Sobre esses dois modos de classificação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O sentido prescritivo indica que as identidades são marcadas pelas contradições definidas a partir das relações e interações sociais, sendo fragmentadas e incompletas. 
(    ) O sentido descritivo reporta a um fato da vida humana e social a partir da diversidade cultural, étnica, religiosa e que pode ser visto, percebido ou observado no tecido social. 
(    ) O sentido descritivo aponta que iniciativas de governos têm se tornado ineficazes diante dos acordos e tratados de comércio e pela necessidade de acumular e reproduzir capital. 
(    ) O sentido prescritivo está associado às políticas de reconhecimento da identidade e da diferença, disponibilizadas pelos poderes públicos, especialmente, as chamadas minorias.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 b)
	F - V - F - V.
	6.
	Um dos temas abordados pelo campo de estudos das relações interétnicas e do multiculturalismo é o fenômeno da Diáspora. Essa noção está ligada às ondas de migrações e deslocamentos humanos motivados por conflitos ou crises diversas. A respeito da ideia de diáspora e das identidades geradas pela diáspora, analise as afirmativas a seguir: 
I- A diáspora representou o fenômeno experimentado pelos indivíduos pertencentes ao grupo judeu no passado, quando eles se dispersaram por diversos países e continentes.  
II- As identidades daqueles que viveram a diáspora caracterizam-se pela fluidez de estilos, percebendo-se o desenvolvimento de culturas híbridas ou alternativas. 
III- Os sujeitos ligados à experiência da Diáspora possuem uma consciência individual multifocada, vivendo um sentimento ambíguo de viver "em casa" e de estar "longe de casa".  
IV- A diáspora significa a redução do cultural ao biológico onde o primeiro determina o segundo, justificando relações de hierarquia, de dominação e de desigualdades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	O racismo teve origem em teorias sociais e biológicas do século XVIII, como o determinismo e o evolucionismo. Elas associavam atributos biológicos ao pertencimento racial. Assim, os negros são tomados a partir da cor da pele; o mesmo ocorre com os brancos, asiáticos etc. Atualmente, é possível falar de racismo sem raça. A respeito dessa versão moderna do racismo, analise as afirmativas a seguir: 
I- Ele ocorre quando características étnicas ou culturais são tomadas no lugar das características biológicas, como a religião ou a língua, por exemplo. 
II- A cultura e seus conteúdos foram recentemente criticados e revisados no interior das Ciências Sociais, onde se denunciou excessivo eurocentrismo. 
III- Ele significa a redução do cultural ao biológico, onde o primeiro determina o segundo, justificando relações de hierarquia, de dominação e de desigualdades. 
IV- Ele indica que os grupos sociais estão menos atados a tipos tradicionais de ordens sociais, resultando alterações encontradas na vida cotidiana.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.

Outros materiais