Buscar

Cap 10 O Controle sobre o processo - Manual de mediação judicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Se as partes não podem se interromper, por que o mediador pode interrompêlas? Exemplifique situações em que tais interrupções seriam recomendáveis e em quais não seriam.
A intenção do mediador ao interromper as partes, é justamente com o intuito de cessar a quebra da regra já exposta no inicio da mediação, que é não interromper o outro. Se as partes estão se comunicando bem, ao realizar uma intervenção inoportuna, o mediador acaba por atrasar o entendimento das partes. Momentos em que uma parte se impõe à outra, com tom agressivo ou emocionalmente ineficiente carregado, o mediador deve intervir para garantir que ambas as partes tenham voz e possam expor seus argumentos de forma equânime. 
2. O que pode ser feito pelo mediador se as partes estiverem se interrompendo com tal frequência a ponto dele constatar que elas têm significativas dificuldades de se comunicarem uma com a outra? 
Nesse caso, suave e educadamente, o mediador deve corrigir esse ato. Uma opção frequentemente utilizada consiste no uso exclusivo da linguagem corporal de modo não repressivo ou agressivo (e.g. com um olhar ou com o discreto levantar de uma mão aberta). Ao assim proceder, o mediador não quebra a dinâmica do relato da parte que o estiver apresentando. Assim, o mediador estará demonstrando coerência e técnica, uma vez que está bem administrando a sessão ao zelar por uma eficiente forma de comunicação.
3. Por que a qualidade social – ser atencioso e educado com as partes – mostrase tão importante na mediação? 
Manter-se atencioso e educado com as partes mostra-se tão importante na mediação, por demonstrar, o mediador, domínio sobre as técnicas de controle da mediação. 
4. Como deve o mediador reagir a eventual crítica vinda de uma das partes?
A reação do mediador ao ser criticado não pauta-se na defesa, mas, buscar os motivos que escondem a crítica. Momentos estes, excelentes se conseguir mais informações sobre as questões discutidas, na medida em que o motivo de a parte estar insatisfeita com o mediador tem intimamente a ver com o conflito.
De modo geral, as críticas devem ser interpretadas como oportunidades de melhoria – pois ao examiná-las cuidadosamente, o mediador tenderá a não mais repetir determinada conduta que tenha passado determinada imagem equivocada as partes.

Continue navegando