Buscar

PCC 6 SEMESTRE

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
6 semestre
VERONICE PAZ DA CRUZ..............RA 1630461
DOURADOS/MS
POLO DOURADOS/MS
2018
 
INTRODUÇÃO
Através do levantamento dos 5 filmes que retratou as transformações da sociedade contemporânea utilizando a disciplina de Sociologia pude constatar a facilidade de aprendizagem, que pode fazer com que o aluno possa encontrar uma nova maneira de aprender e entender as mudanças da sociedade em que vivem, tendo como meta principal o desenvolvimento do indivíduo em sua totalidade.
DESENVOLVIMENTO
Além de puro entretenimento, o cinema apresenta um fantástico potencial de aprendizado para qualquer tipo de público, tem como arte o educar e ensinar que é um dos maiores desafios dos educadores, mostrar aos alunos que eles precisam estar atentos as constantes mudanças ao seu redor, o avanço constante da tecnologia e a influência que a mídia tem exercido sobre a população é extremamente elevada, fazendo assim com que o processo de globalização se expanda e atinja novos campos.
Por isso esse filmes conseguem transmitir mensagens com valores culturais, sociais e ideológicos, e podem agir como transmissores de conhecimento e de uma cultura atual, podendo proporcionar um grande apoio aos professores revelando caminhos para transformar a exibição de filmes em sala de aula como um recurso rico, lúdico e extremamente sedutor. O cinema pode contribuir ainda como instrumento didático poderoso no trabalho dos professores, isso é uma das formas de fazer com que a mídia seja inclusa no processo educacional como um forte instrumento educativo, o filme ainda chega ao ambiente escolar meramente como ilustração ainda é considerado como um acessório do texto, que ainda é o mais forte referencial para a escola.
Ter um filme como objeto de estudo do passado é uma forma de apresentar a realidade sob os mais diversos aspectos, e podem ser considerados como adaptação dos textos literários, outro fator é que o filme pode ser apontado como auxiliar do texto escrito ou falado.
Os filmes selecionados foram os seguintes:
A Guerra do Fogo- de produção franco-canadense ,exibido pela primeira vez em 1981, com duração de 88 minutos, dirigidos pelo diretor Jean-Jacques Annaud. 
Tempos Modernos- produzido em 1936 nos Estados Unidos por Charles Chaplin, sendo ele o protagonista principal e direto tem ar do filme, o qual tem a duração de 85 minutos.
O Nome da Rosa, lançado na Itália, Alemanha e França em 1986, dirigido pelo diretor Jean- Jaques Annaud, com duração de 130 minutos.
Amistad, produzido nos Estados Unidos em 1997, pelo cineasta Steven Spilberg com duração de 15 minutos. 
Narradores de Javé, produção do cinema brasileiro, lançado em 2003, tendo como diretora Eliane Café, com duração de 100 minutos.
Para a selecionar os filmes foi procurado escolher os filmes mais antigos, clássicos nacionais e de fácil entendimento para os alunos.
O primeiro filme “ A Guerra do Fogo”, retrata o cotidiano acerca de 80000 a.C das tribos nômades, onde o fogo era tido como indispensável para garantir a sobrevivência das tribos, ao longo do caminho se deparam com muitos obstáculos como a fome, o frio e a ameaça constante de animais selvagens, levados por diversas circunstancias a um encontro com uma outra tribo, e percebe que existem maneiras diferentes de viver, observam diferentes formas de linguagens, de desenvolvimento e continuidade das suas espécies.
O segundo filme “ Tempos Modernos”, retrata a vida de operários na Revolução Industrial, época da evolução da passagem da produção artesanal para a produção em série, as indústrias utilizavam de mão-de-obra não qualificada, os proprietários pensavam somente no lucro e não nos salários dos operários, foi então que começaram a surgir os primeiros movimentos de luta pelas classes, por uma melhor condição de trabalho e remuneração digna, o que era reprimido pelas autoridades, mas foi a partir destas manifestações que se consegui melhores condições de trabalho e diminuição das jornadas de trabalho. 
Contudo foi uma história muito importante e um dos marcos e momentos importantes de realização e sucesso foi a abertura de novas possibilidades para a entrada do novo. 
O terceiro filme foi “O nome da Rosa”, este filme aborda a sociedade estamental, ou seja a posição do indivíduo na sociedade dependia da sua origem familiar, se nasceu servo, morreria servo. Ainda relata a vida no interior de um monastério da Idade Média, que apesar de possuir a supremacia do saber exerciam grande influencia sobre muitos governos instituídos e qualquer ação contrária a seu dogma era punido pela inquisição.
Aconteceu porem que muitos assassinatos foram acontecendo no monastério, foi então que chegou um inquisidor para fazer as investigações e descobriu- se que as mortes estavam acontecendo por causa de um livro de Aristóteles que abordava o uso como instrumento da verdade e que teve suas páginas envenenadas por um monge.
O filme leva a reflexão de questões filosóficas, dos conceitos do bem e do mal, certo ou errado, e é também uma crítica do poder e do esvaziamento dos valores pela demagogia, violência contra mulheres e detenção do poder.
O quarto filme “ Amistad” – retrata de forma clara o processo de transformação pela qual o mundo passou na metade do século XIX, com relação a escravidão, apesar de abolida a escravidão, muitos ainda eram mantidos presos e obrigados a trabalhar sem remuneração para os senhores, que os consideravam inferiores em todos os aspectos e incapazes de se organizar e viver de forma civilizada.
Esse choque de cultura fica evidente no filme o que original uma catástrofe demográfica onde povos inteiros foram dizimados, e levanta questões interessantes sobre o processo de escravização e movimentos abolicionistas e de direitos humanos.
O quinto filme “ Narradores de Javé”, fala sobre a miséria material e cultural de um povo nordestino, que sofre ameaça de ter extinta sua própria existência, sua história , tem em sua população moradores analfabetos que não possuem escrituras de suas terras e são devastados pelas aguas de uma usina hidrelétrica, que para não serem esquecidos e construir história decidem registrar suas histórias, mas se deparam com um problema pois não sabem escrever, então procuram alguém que saiba e assim passam a relatar todos os acontecimentos heroicos de sua história para que Javé possa escapar da destruição.
CONCLUSÃO
Ter um olhar cinematográfico sobre a educação muitos tem, porém é necessário acrescentar os recursos audiovisuais nesse processo de aprendizagem escolar, pode ser de grande valia e ajuda para os professores como forma de enriquecimento na prática pedagógica auxiliando para um aprendizado com mais qualidade, que com certeza tende a despertar o interesse de todos os envolvidos no processo de aprendizagem, para tornar as aulas mais atrativas e construtivas para proporcionar aos alunos em busca de novas construções de conhecimento e fazendo-os sentirem-se sujeitos ativos desse grande processo histórico que se apresenta.
Seria muito interessante que os filmes fossem integrados a prática pedagógica como ferramenta de trabalho inovadora e capaz de auxiliar os professores nas disciplinas e em seus conteúdos programáticos, fazendo disso um grande avanço no campo pedagógico, e se fazer perceber que o uso do cinema na educação deixasse de ser apenas uma diversão e passe a ser parte desse processo de inovação na aprendizagem.
REFERENCIAS
www.blog.arvoredelivros.com.br/como-usar-o-cinema-em-sala-de-aula	
www.editoracontexto.com.br	
www.passeidireto.com	
www.adorocinema.com.filmes			
O s filmes s elecionados for am : 
A Guerr a do F og o ( “Le G uerr e D u F eu”) de pr odução 
fr anco- canadens e ,exibido pela pr imeira vez em 1981 , com dur ação de 88 
minutos , dir igido pelo diretor Jean – Jacques Annaud. 
•Tempos Modernos, produzido em 1936 nos Es tados Unidos por 
Charles Chaplin, s endo ele o pr otagonis ta principal e diretor d o 
filme, o qual tem a dur ação de 85 minutos . 
•O Nome da Ros a, lançado na I tália, Alemanha e F rança em 19 86, dir igido 
pelo dir eto r Jean – Jacque Annaud com dur ação de 13 0 minutos . 
•O f ilme Amis tad, pr oduz ido nos Es tados Unidos em 1997, pelo cineasta 
Steven Spilberg com duração de 152 minutos. 
•O filme, Narr ador es de Javé, pr odução do cinema br as ileiro, lançado em 
2 00 3 ,tendo como diretor a Eliane Café, com dur açã o de 10 0 minut
O s filmes s elecionados for am : 
A Guerr a do F og o ( “Le G uerr e D u F eu”) de pr odução 
fr anco- canadens e ,exibido pela pr imeira vez em 1981 , com dur ação de 88 
minutos , dir igido pelo diretor Jean – Jacques Annaud. 
•Tempos Modernos, produz ido em 1936 nos Es tados Unidos por 
Charles Chaplin, s endo ele o pr otagonis ta principal e diretor d o 
filme, o qual tem a dur ação de 85 minutos . 
•O Nome da Ros a, lançado na I tália, Alemanha e F rança em 19 86, dir igido 
pelo dir eto r Jean – Jacque Annaud com dur ação de 13 0 minutos . 
•O f ilme Amis tad, pr oduz ido nos Es tados Unidos em 1997, pelo cineasta 
Steven Spilberg com duração de 152 minutos. 
•O filme, Narr ador es de Javé, pr odução do cinema br as ileiro, lançado em 
2 00 3 ,tendo como diretor a Eliane Café, com dur açã o de 10 0

Continue navegando