Buscar

Relatório PIM VIII

Prévia do material em texto

Relatório PIM VIII – Jogos
Curso Superior de Tecnologia em 
Marketing
Nome da empresa: RG’S_________________________________________________
Orientador(a): Fabio R. Brandao dos Santos.
Nome
1. Gabriel Matheus Gaiardoni Morais
 RA: 1775495 
Observação 
A ferramenta Jogos Empresariais tem por objetivo desenvolver a visão estratégica do aluno para que gerencie a organização de acordo com os objetivos a serem alcançados. Por esse motivo, esse relatório não será avaliado pelo lucro ou prejuízo aferido no resultado organizacional, mas pela coerência entre o que foi planejado para o desenvolvimento organizacional e a evolução das ações executivas, portanto, será observada a capacidade do aluno de detectar os erros e perceber as alternativas e as ações corretivas que poderiam levar a empresa à conquista de seus objetivos previamente estabelecidos.
 O relatório pode ser individual, em dupla ou em grupo. Essa possibilidade é para filtra alunos que não participaram do jogo ou alunos que participaram individualmente. A nota do aluno será uma média entre o resultado do jogo e a visão no relatório sobre a aprendizagem no processo. 
Importante: os alunos que não participaram das rodadas serão automaticamente reprovados, pois se assume que seria impossível a elaboração do relatório sem plágio.
Relatório sobre Jogos de Empresas – PIM VIII
I) fazer relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial; tais pontos devem conter:
a) Análise do negócio.
O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazos, entender o marketing como centro de lucro, dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macroambiente” e “microambiente” da região escolhida.
 Macroambiente: A região 1 possui maior renda e maior uso de tecnologia, consequentemente maior sensibilidade ao que diz respeito ao marketing e qualidade do produto, não sendo como prioridade o preço mais baixo. Outro fator relevante para a região, é o custo de transporte, onde para a região 2 apresenta um baixíssimo custo de transporte, porem para a região 3, é o maior preço, atingindo por tanto um equilíbrio nos custos de transporte.
 Microambiente: A região 1 é a menos populosa e com menor área, sendo assim, é teoricamente a região com menor público consumidor, porem essa diferença de quantidade de pessoas, pode ser equilibrada quando se trata da qualidade e preço do produto.
b) faça uma análise SWOT do ambiente.
 1- Mercado: 
Ameaças: Diferenças entre as regiões, tanto economicamente, quanto socialmente falando, portanto, a forma de determinar os preços para cada região, determinar a qualidade dos produtos oferecidos para tentar manter um padrão de qualidade sem elevar tanto o custo do produto, levando em consideração também custo de transporte.
Oportunidades: Poder alterar o valor por cada região, baseando-se em custos de transporte e qualidade, devido a demanda dos produtos e necessidade de consumo de cada região. 
 1.1 – Tecnologia:
Ameaças: Um único fornecedor de instalações está apto a implantar as fabricas das empresas desse setor.
Oportunidades: Custos viáveis e economia.
 1.2 – Pessoas: 
Ameaças: Falta de mão de obra qualificada na região da fábrica, custos de pessoas, negociação com sindicato.
Oportunidades: Plano de carreira para os funcionários se qualificarem.
 1.3 – Finanças:
Ameaças: Crises econômicas nas regiões, despesas com impostos, capital de giro e financiamentos.
Oportunidades: Buscar um equilíbrio entre custo benefício para alcançar os objetivos junto ao público alvo e poder ter o retorno esperado. 
Justifique sua estratégia de liderança
A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, aumenta-
se o número de decisões. Por que escolheu determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.
 A escolha da região 1 como prioridade deu-se a diversos fatores, primeiro ao fato da instalação da fábrica ser lá, para facilitar e diminuir o custo efetivo de transporte para as outras regiões, e apesar da menor população na região, pensamos em compensar a demanda de ofertas com a qualidade do produto, tendo consequentemente um custo mais elevado para uma região que tem mais poder financeiro.
As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento
de produtos e serviços, adequação destes às necessidades e desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento, segmentação) e a administração do ciclo de vida do produto. Justifique política de P&D que a empresa desenvolveu para atender as necessidades de cada região. Se negativo, justifique porque a empresa não escolheu como estratégia investir em P&D. 
 Inicialmente, nos 2 primeiros períodos não foram feitos grandes investimentos em P&D, ao sentir a necessidade de melhoria no produto, devido ao consumidor exigir cada vez mais qualidade, passou a ser investido um capital maior em P&D, mudança que pode ser observada a partir do período 3, e principalmente do 4, no qual nosso produto ganhou 1 nível de qualidade, e a partir disso, devido a outras necessidades, parte dos investimentos foram realocados.
c) Na realidade, é difícil estabelecer um preço adequado mediante uma situação
Específica. O jogo, tendo como modelo esta realidade, deve também refletir tal dificuldade Como exemplo, podemos citar como critério a variação no nível dos estoques de produtos acabados, ou seja, se os estoques estiverem elevados e a demanda for maior que as vendas, o preço será considerado alto e, se os estoques estiverem baixos e a demanda for maior que as vendas, o preço estará baixo. 
Descreva o cálculo que a empresa desenvolveu para precificar os produtos acabados nas três regiões. Justifique a política de preço e suas variações em cada trimestre (a partir do 4º período). 
 Nos períodos 4 e 5, a estratégia não foi a mais adequada, por divergências no grupo, tomamos a decisão de forma equivocada de manter os preços da região com mais potencial econômico mais baixo que nas outras regiões, porem a partir do período 6, e simples analise, corrigimos, deixando mais correta a distribuição dos preços, e tendo como base para cálculo o exemplificado no manual. 
 Variações de preço:
4º para 5º período: Houve alteração apenas nos preços, de forma errada, nas regiões 2 e 3, não tendo alteração no erro, de deixar a região 1 com menor preço.
5º para 6º período: Houve alteração, agora sim de forma teoricamente correta, onde ocorreu o barateamento nas regiões 2 e 3, e o produto na região 1, que possui maior poder aquisitivo foi aumentado.
6º para 7º período: Devido as aplicações em P&D e devido a aumento no custo de transporte durante o período, houve apenas uma alteração no preço da região 2.
7º para 8º período: Houve um reajuste em todos os preções, equilibrando os valores para a região 2 e 3, e mantendo a região 1 com o maior preço. 
d) A respeito do tempo presente, é crucial a combinação harmônica entre preço e nível de propaganda. Como é sabido, as vendas de um produto tendem a variar em razão direta com a propaganda e em razão inversa em relação ao preço. Desta forma, as políticas de preço e propaganda devem estar sincronizadas. Qual foi o período no qual a empresa decidiu investir em propaganda? Como chegou à conclusão do valor da propaganda em cada trimestre? A empresa percebeu diferença nas vendas em cada região após a definição dos valores de propaganda? Justifique a sua resposta: 
 A empresa desde o início decidiu investir em propaganda, podendo-se observar nos 3 primeiros períodos, os maiores investimentos. O valor referente a propaganda foi maior nos 3 primeiros períodos do produto para divulgação inicial, após o 4período, pelo fato do produto já estar numa fase de maturidade, foi decidido retirar valores no que se diz respeito a propaganda. Por nos períodos de vendas entre os períodos 4 e o 8 os valores de investimentos em propaganda não sofreram grandes alterações, não foi notada diferença nesse período. Já entre o período 3 e 4, onde houve grande diferença entre os valores investidos em propaganda, notou-se grande diferença na demanda de vendas.
e) As decisões da variável distribuição englobam a escolha dos canais de vendas e distribuição para que o produto esteja no lugar certo, no momento certo, e o cliente possa realizar a compra e satisfazer a sua necessidade. Qual estratégia a empresa adotou para quantificar a disponibilização de produtos acabados em cada período? Foram comprados relatórios para ajudar na alocação destes produtos em cada região? Justifique a sua resposta. 
 A decisão de distribuição baseou-se basicamente na quantidade de consumidores em cada região, distribuímos maior parte dos produtos para a região 3, 2 e 1 respectivamente. Optamos por uma distribuição proporcional com sua população em cada região. Não, não foram utilizados relatórios, baseamos em informações fornecidas pela E-News e pela etapa de planejamento. 
Tomar decisão sempre requer seguir mais de um caminho. Neste caso, foi necessário decidir sobre o tamanho da empresa, localização, política de compras dentro dos prazos estipulados, escolher as estratégias (mercado que vai liderar), público-alvo, preço de venda por região, quantidade de funcionários para a indústria e vendedores por região, P&D, entre outras. Todas as decisões precisavam de ajustes de acordo com as ocorrências do cenário informadas no periódico SDNews. 
 Sendo assim, quais foram as decisões equivocadas que você realizou em cada período? Justifique a sua resposta
 Período 1: Por ser o primeiro período de decisões, é muito vago para determinar se uma decisão foi equivocada, pois depende muito do desenvolvimento da empresa.
 Período 2: Por não ser obrigatório ainda algumas tomadas de decisões, não houveram grandes alterações nesse período, em relação ao primeiro, a não ser alguns investimentos em propaganda e em contratações de operários, que ao meu ver foram corretas. 
 Período 3: Programação de produção, em relação a demanda de vendas, houve um grande volume de perda de vendas devido à falta de estoque, portando deveríamos ter produzimos mais produtos nesse período.
 Período 4: O preço do produto, uma vez que na região com maior poder aquisitivo, os preços eram menores que nas outras regiões. 
 Período 5: A retirada de investimentos no que diz respeito a P&D, pois se a qualidade do produto subisse, agregaríamos valor ao mesmo.
 Período 6: Não foi observada decisão equivocada nesse período, não houveram muitas alterações em relação ao anterior.
 Período 7: Compra de matéria prima, foram compradas poucas unidades comparadas as demandas anteriores.
 Período 8: Não foi observada decisão equivocada nesse período, não houveram muitas alterações em relação ao anterior.
Foi necessário mudar o planejamento e as estratégias? Justifique a sua resposta
 O planejamento inicial não foi seguido à risca, algumas decisões equivocadas fizeram com que fossem necessárias algumas mudanças de estratégia, tivemos que mudar por diversas vezes o preço do produto, compra de matéria prima, investimentos em P&D e propaganda, mudanças necessárias que atrapalharam um pouco o desenvolvimento da empresa.
Esse modelo de jogos empresariais tem como objetivo inserir o aluno em um cenário
Real – inserir o aluno em decisões, a ter interação, a fazer análise de mercado, a traçar estratégia de ação etc. Sendo assim, faça um comentário geral sobre sua aprendizagem empresarial no jogo.
 A experiência do jogo traz bem próxima a realidade vivida dentro de uma empresa, desde a etapa inicial de planejamento, até os imprevistos dentro, e até mesmo fora da empresa que acabam alterando todo o planejamento, e são necessárias tomadas rápidas de decisões para manter a empresa com toda a força. Isso nos ajuda muito no que diz respeito as tomadas de decisões e nos insere cada vez mais no ambiente competitivo e instável do mercado atual.
4
8
9

Continue navegando