Buscar

Libras Aula 01a 05 v1

Prévia do material em texto

CEL0284 A1 V1 1) Identifique o nome próprio masculino que aparece em datilologia abaixo: 
Resposta: Vicente 2) O termo sujeito surdo é restrito à pessoa surda, que em sua história de vida percebe sua identidade construída em um contexto de uso de língua de sinais. Se for um surdo sinalizante, esse sujeito não precisará ter medo de usar a sua própria língua, nem se sentirá incapaz de dominar as línguas de outros grupos, mesmo que sejam essas de outra modalidade e que, por isso mesmo, apresentem desafios aparentemente intransponíveis. Com base no conceito apresentado, complete a concepção a seguir. Esse sujeito não é um surdo deficiente, mas 
Resposta: É um sujeito dotado de capacidade linguística. 3) A datilologia representada abaixo corresponde ao nome de qual área: 
Resposta: Área esportiva 4) Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo: 
Resposta: Rato 5) Marque a alternativa em que aparece o nome correspondente ao meio de transporte apresentado: 
Resposta: Ônibus. 6) Na datilologia abaixo temos para o português a alternativa que corresponde ao nome soletrado. 
Resposta: Alambique 7) Durante muito tempo a educação foi caracterizada por sua restrição apenas a uma camada privilegiada da sociedade, deixando boa parte da população a margem do conhecimento epistemológico. Na história da educação de surdo, por exemplo, é possível notar que o processo de inclusão foi muito mais demorado e árduo. Dito isto, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às quatro etapas da história da pessoa surda. 
Resposta: Exclusão, segregação, integração e inclusão. 8) quando falamos de acessibilidade pontuamos condição para que a pessoa com deficiência tenha as mesmas condições que os demais e cada deficiência possui sua necessidade, sejam elas adaptação seja físicas ou comunicativas Em relação à Surdez, de que forma e os Governos podem contribuir para uma sociedade inclusiva a partir do pressuposto da diversidade Humana? 
Resposta: Promovendo a difusão da LIBRAS e promovendo acessibilidade através 
de intérpretes de LIBRAS nos Principais espaços *” públicos e através de 
incentivos para que os serviços privados acompanhe. 
CEL0284 A1 V2 1) Marque a alternativa em que a datilologia abaixo corresponde ao nome do elemento linguístico formador do léxico das línguas de sinais: 
Resposta: Sinal 2) A sigla apresentada em datilologia significa 
Resposta: Organização das Nações Unidas 3) Vimos na aula 1 que a rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência. Quanto a essa afirmativa, temos a seguinte consequência: 
Resposta: Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num 
estereótipo, num clichê, num preconceito, numa resistência negativa à 
identidade do Outro. 4) O termo sujeito surdo é restrito à pessoa surda, que em sua história de vida percebe sua identidade construída em um contexto de uso de língua de sinais. Se for um surdo sinalizante, esse sujeito não precisará ter medo de usar a sua própria língua, nem se sentirá incapaz de dominar as línguas de outros grupos, mesmo que sejam essas de outra modalidade e que, por isso mesmo, apresentem desafios aparentemente intransponíveis. Com base no conceito apresentado, complete a concepção a seguir. Esse sujeito não é um surdo deficiente, mas 
Resposta: É um sujeito dotado de capacidade linguística. 5) As deficiências são manifestações inseridas no contexto da Diversidade Humana. Assinale a opção INCORRETA: 
Resposta: A concepção de Diversidade Humana não legitima a crença de que 
todas as pessoas têm o direito de participar ativamente da sociedade. 6) A que instrumento musical corresponde a datilologia abaixo: 
Resposta: Flauta 7) Na segunda metade do século XVIII havia duas propostas principais para a educação de surdos na Europa. 
Resposta: "O Método Francês" e o "Método Alemão" 8) Durante muito tempo a educação foi caracterizada por sua restrição apenas a uma camada privilegiada da sociedade, deixando boa parte da população a margem do 
conhecimento epistemológico. Na história da educação de surdo, por exemplo, é possível notar que o processo de inclusão foi muito mais demorado e árduo. Dito isto, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às quatro etapas da história da pessoa surda. 
Resposta: Exclusão, segregação, integração e inclusão. 
TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO CELO284 A2 V1 1) Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções: 
Resposta: As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das 
línguas orais, ou seja, são línguas em que a * produção discursiva não é 
estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial. 2) São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21): 
Resposta: Ponto de Articulação e Orientação. 3) Dos cinco parâmetros da Libras, assinale aquele que se refere à direcionalidade dos sinais em sua produção linguística e enunciativa: 
Resposta: Orientação das mãos. 4)Nas línguas orais, as palavras são formadas a partir dos fonemas. Como as palavras são formadas nas línguas de sinais? Lembrando que os sinais são as palavras dessa língua, marque a alternativa CORRETA. 
Resposta: Os sinais são formados a partir dos cinco parâmetros. 5) Sendo a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: 
Resposta: Forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria 
usada pelos surdos brasileiros. 6) A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a UNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais: 
Resposta: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, 
Expressões Faciais e Corporais. 7) Dos cinco parâmetros, assinale SOMENTE aquele que se refere às formas que as mãos assumem na produção dos sinais: 
Resposta: Configurações de mãos. 
8) A fluência em LIBRAS não implica: 
Resposta: Uso de leitura labial, 
TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO CELO284 A2 V2 1) No que diz respeito à língua de sinais brasileira, é correto afirmar que: 
Resposta: como todas as línguas orais apresenta os níveis linguístico, fonológico, 
morfológico, sintático e semântico. 2) Para a boa formação de sinais da LIBRAS são cinco os parâmetros exigidos, a saber: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões não-manuais e: 
Resposta: Orientação 3) Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL, Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a UNICA opção que explica esse hábito cultural: 
Resposta: Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro 
das comunidades surdas. 4) Umas das formas de saudação em LIBRAS, que traz consigo uma informação cultural e idiomática, é o cumprimento SAÚDE- BEM, Assinale a UNICA opção que traduz o sentido dessa saudação para a língua portuguesa: 
Resposta: Como vai você?. 5) A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a UNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais: 
Resposta: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, 
Expressões Faciais e Corporais. 6) Os parâmetros representam as unidades mínimas da LIBRAS e são indispensáveis para a formação do sinal. O Ponto de Articulação é um dos cinco parâmetrose sobre ele é correto afirmar que: 
Resposta: Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em 
relação ao corpo e ao espaço neutro. 7) A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através: 
Resposta:Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e 
expressão facial como suporte. 8) Alguns pesquisadores das línguas de sinais referem-se ao plano fonológico desses sistemas como plano: 
Resposta: Quirológico. 
TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSAO CELO284 A3 V1 1) A política inclusiva é uma realidade. Para que os surdos possam participar dos diversos espaços sociais e educacionais é necessário que haja o reconhecimento da LIBRAS como língua de interação e instrução. Isso acontecerá a partir de ações inclusivas. Marque a UNICA alternativa que afirma essa proposta: 
Resposta: Difusão da LIBRAS nos principais serviços públicos e privados e sua 
inclusão como disciplina curricular nas escolas e faculdades. 2) O ensino da Língua Portuguesa para Surdos deve ser realizado de forma diferenciada, pois é a segunda língua deles e seu aprendizado acontece de forma visual. Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica desse ensino. 
Resposta: Os surdos aprendem a Língua Portuguesa da mesma forma que os 
ouvintes, portanto a metodologia pode ser a mesma e basta ensinar vocabulários. 3) Sobre o bilinguismo, pode-se afirmar que: 
Resposta: É a melhor opção educacional para surdo, pois assim ele poderá 
adquirir a língua de sinais como primeira língua e a língua oral de seu país como 
segunda língua. 4) De acordo com a Lei 10436/2002 entende-se LIBRAS como: 
Resposta: A língua utilizada nas comunidades de surdos. 5) Os surdos brasileiros têm a Libras como sua primeira língua e, a partir dela, podem aprender outros conteúdos. De acordo com o ensino da Lingua Portuguesa para alunos surdos, podemos considerar que: 
Resposta: A partir da Libras, deve-se ensinar o Português, que é a segunda língua 
dos surdos, com metodologias de ensino de L2. 6) Há uma filosofia educacional para surdos, que chegou ao Brasil no final da década de 70, cujo princípio básico é se comunicar. Nessa filosofia a criança é exposta desde cedo 
à linguagem oral, leitura labial, gestos e alfabeto manual, amplificação sonora, leitura e escrita. Assinale a alternativa que apresenta o nome dessa filosofia. 
Resposta: Comunicação Total 7) Segundo o Dicionário Online de Português, Bilinguismo é a "qualidade de um indivíduo ou de uma população que utiliza corrente e alternadamente duas línguas diferentes". A partir dessa definição, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao Bilinguismo para surdos, 
Resposta: Bilinguismo significa falar as duas línguas ao mesmo tempo, ou seja, a 
língua oral e a língua de sinais. 8) Para identificar uma pessoa surda que não usa língua de sinais, mas faz leitura labial é adequado utilizar como o termo: 
Resposta: Surdo oralizado 
TÓPICOS EM LIBRAS CELO284 A3 V2 1) De acordo com a proposta bilíngue, como a Língua Portuguesa deve ser ensinada para os surdos? Assinale a alternativa CORRETA. Resposta: Como segunda língua, na modalidade escrita. 2) O Oralismo é um método de ensino que defende a língua oral como a maneira mais eficaz para ensinar os surdos. Esse método exclui a língua de sinais e foi implantado no Congresso de Milão, em 1880. Assinale a UNICA alternativa que apresenta o principal defensor do Oralismo. 
Resposta: Alexander Granham Bell. 3) O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros, tem o direito de utilizar e aprender essa língua oficial e que é tão importante para o exercício de sua cidadania. Dentre as alternativas a segui, assinale a UNICrA opção que corresponde a essa proposição: 
Resposta: O contexto de ensino bilingue para a criança surda configura-se diante da co-existência da LIBRAS e da lingua *” portuguesa, aprendendo-as para as diferentes funções sociais que se apresentam no dia-a-dia da pessoa surda. 4) O método Oralista simplesmente desconsiderava questões relacionadas à cultura e à comunidade surda. Em oposição a essa metodologia surgiu uma proposta que permitiu 
o uso da língua de sinais pelos sujeitos surdos como sua primeira língua e de aquisição natural. Que proposta educacional seria esta? 
Resposta: Bilinguismo. 5) O Bilinguismo foi evidenciado na década de 1960, com base nos estudos e as pesquisas de William Stokoe quanto à complexidade linguística da língua de sinais. O ensino bilingue deve ter a aquisição de duas línguas. Nessa proposta, a criança surda brasileira é exposta, no contexto escolar do Brasil, a duas línguas, a saber: 
Resposta: LIBRAS e língua portuguesa. 6) Uma criança surda do segundo ano escreve: O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos. Com base na lei da LIBRAS, o professor do aluno surdo deve: 
Resposta: Observar os aspectos semânticos (conteúdo), sequência lógica das 
ideias e, finalmente, estruturação frasal Mínima para se ter a compreensão do 
texto. 7) Em 1880, houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino que privilegia a leitura labial como forme de aquisição dos conteúdos pedagógicos: 
Resposta: Oralismo 8) A Declaração de Salamanca foi uma assembleia cujo tema principal foi a Educação Especial, realizou-se em 1994, na Espanha. Nessa Declaração, tem-se como uma das principais premissas voltadas para as pessoas com deficiência e surdas a seguinte assertiva: 
Resposta: Escolas regulares que possuam orientação inclusiva, constituem os 
meios mais eficazes de combater atitudes + discriminatórias, criando-se 
comunidades acolhedoras. TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSAO - CELO284 A4 V1 1) A comunidade surda enfrenta dificuldades de reconhecimento de marcos culturais próprios, apesar de eles existirem. Os processos e produções dos elementos da cultura surda coexistem a sujeitos que compartilham o mesmo idioma visual. Marque a UNICA alternativa em que todos os itens são pertecentes a esse grupo socilinguístico. 
Resposta: Libras, associação de surdos, experiência visual. 2) Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado: 
Resposta: Pais ouvintes e filhos surdos 3) Signwriting torna-se mais um artefato da chamada cultura surda. Sendo assim, além de ter sua língua representada graficamente pelo sistema de escrita, por esse artefato tem-se que: 
Resposta: A cultura surda se modifica, ampliando aspectos inerentes à ela. 4) No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua, Assinale a única alternativa que NAO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula: 
Resposta: O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os 
surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em 
sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário. 5) Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Esta relação se dá, principalmente no seguinte caso: 
Resposta: Pais ouvintes de filhos surdos 6) A linguagem participa da constituição do pensamento e resulta sobre as funções mentais. A fala precisa se desenvolver como recurso necessário e interessante para a vida da criança surda. Segundo Vygostsky, o método oral I. é caracterizado como mecânico, artificial e treinamento árduo de articulação de sons. II. impede que as escolas residenciais preservem a comunidade de surdos. III. ensina acriança surda a pronunciar palavras e não a falar. IV. é importante para avaliar, classificar e educar as crianças surdas. A afirmação correta abaixo é: 
Resposta: I e III, apenas. 
7) O intérprete de Libras deve ser um profissional capacitado e habilitado para interpretar a Língua de Sinais, para que a inclusão dos surdos aconteça em diferentes espaços. Assinale a alternativa CORRETA em relação à atuação do intérprete. 
Resposta: O intérprete de Libras deve atuar intermediando a comunicação em 
escolas, palestras, reuniões, igrejas, fóruns judiciais, e programas de televisão, 
etc. 8) A família é a base de formação do sujeito, é o primeiro ambiente de interação e comunicação, onde valores são apreendidos e construídos, mas as crianças surdas enfrentam grandes dificuldades comunicativas em seus lares. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA sobre interação linguística em relação às famílias em que há surdos: 
Resposta: A maioria das crianças surdas nasce em lares ouvintes, por falarem 
línguas diferentes a comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos fica 
comprometida, trazendo grandes prejuízos à criança. 
TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO CELO284 A4 V2 1) Marque a alternativa CORRETA sobre a cultura surda: 
Resposta: A cultura surda são transmitidas principalmente pela língua de sinais 
e se preservam pela relação entre sujeitos surdos em associações e escolas que 
tenham a língua de sinais como língua de instrução. 2) Estudamos os três principais tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que em um dos núcleos familiar a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros compartilham das mesmas experiências visuais, culturais. 
Resposta: Pais surdos e filhos surdos, 3) O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundado no Brasil por: 
Resposta: Ernest Huet. 4) Sabendo que a surdez é a ausência de audição, pode-se dividir as pessoas com surdez em dois grupos: Deficientes Auditivos e Surdos. Considerando que há diferenças entre os dois grupos sociais. Leia as alternativas e marque a única INCORRETA acerca das representações culturais. 
Resposta: Não há diferenças entre Deficiente Auditivo e Surdo, é só uma questão de nomenclatura e a forma correta de se referir *? às pessoas com surdez é Deficiente Auditivo, enfatizando assim a sua limitação. 5) Surdos e deficientes auditivos, ao contrário que se pensa socialmente, se diferenciam por muitas questões. Dentre elas, destaca-se: 
Resposta: A interação comunicativa: surdos usam a Libras “para falar e se 
expressar, deficientes auditivos fazem leitura labial. 6) Pensar em escolas, salas de aulas e atividades pedagógicas inclusivas para pessoas surdas, é pensar a partir de processo e procedimento de acessbilidade na comunicação. Para cumprir esse objetivo, um programa de Inclusão deve ter como profissional que mediará a interrelação entre sujeitos de culturas distintas: 
Resposta: Intérprete de Libras-Português. 7) Surdo é aquela pessoa que, com surdez congênita ou adquirida na infância, assume uma identidade surda, num processo de endoculturação à lingua e aos elementos culturais de uma determinada comunidade surda. Marque a opção INCORRETA: 
Resposta: Os surdos não formam uma identidade linguística e cultural 8) Para que a inclusão dos surdos aconteça, faz-se necessária a presença de um profissional, o intérprete de Libras, para intermediar a comunicação entre surdos e ouvintes. Assinale a alternativa INCORRETA em relação a esse profissional. 
Resposta: O intérprete de Libras não precisa de formação, basta apenas ter o 
Curso Básico de Libras. 
TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSAO CELO284 A5 1) Marque a alternativa que corresponde ao significado fornecido para SIGNWRITING: (Concurso público do Triângulo Mineiro para UFTG, questão 43) 
Resposta: A escrita de sinais (Signwriting), amplia e confirma a presença do 
surdo assim como as características próprias de sua língua. Explicação: SignWriting é um sistema de escrita das línguas gestuais. SignWriting expressa os movimentos as forma das mãos, as marcas não-manuais e os pontos de articulação. Desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton (1998), e sistematicamente descrito e desenvolvido em Capovilla e Sutton (2001). 
Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que: 
Resposta: É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Todos 
os conceitos estudados sobre linguas se aplicam na Libras. Explicação: A língua de sinais do Brasile e todas as línguas de sinais possuem variação, são independentes e as teorias das línguas se articulam com esses sistemas. 3) O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de: 
Resposta: Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de 
decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais. Explicação: As pessoas são dotadas de capacidade linguística e com os surdos não é diferente, a diferença é que eles desenvolvem uma língua visual. 4) As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009) 
Resposta: Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais 
e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de 
identidade pessoal e de grupo. Explicação: A surdez como fenômeno social e linguístico atribue aos surjeitos surdos uma nova forma de compreender a vida e interpretar a existência, a partir de experiências sensoriais visuais. 5) Entre surdos, ouvintes bilíngues, profissionais intérpretes a língua de intercomunicação e que se estabeleceu como língua preferencial entre eles é a: 
Resposta: Libras. Explicação: Libras é a língua brasileira de sinais. 6) A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada: 
Resposta: Comunidade surda. 7) O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido como: 
Resposta: Batismo na comunidade surda. 
Explicação: Na comunidade surda tem-se o batismo como aspecto sociocultural. 8) As falas são expressas pelas mãos em determinado espaço e percebidas pela visão, ou seja, a comunicação ocorre através de fontes distintas das línguas orais, mas com os mesmos significados produzidas em qualquer língua de modalidade oral auditiva. Abaixo assinala a que língua e modalidade se refere o trecho anterior: 
Resposta: LIBRAS e modalidade visual espacial. 
TÓPICOS EM LIBRAS CEL0284 A5 V2 1) Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito: 
Resposta: A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não 
pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto 
situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de 
comunicação. Explicação: A LIBRAS, como lingua natural, precisa ser estudada de forma contextualizada, assim como as demais línguas. 2) Conforme Lanna Júnior (2010, p. 14-15) "a busca por novas denominações reflete a intenção de rompimento com as premissas de menos- valia que até então embasavam a visão sobre a deficiência, Termos genéricos como inválidos, incapazes, aleijados e defeituosos foram amplamente utilizados e difundidos até meados do século XX, indicando a percepção dessas pessoas como um fardo social, inútil e sem valor". Com base nesse trecho, a relação comunidade surda, sujietos surdos e Libras ganha: 
Resposta: Força social, poder linguístico,visibilidade por meio de ações e 
movimentos organizados. Explicação: Todas as conquistas sociais por meio de ações e movimetntos organizados se voltam para a força social, reconhecimento e visibilidade da Libras e o valor dos sujeitos surdos. 3) O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de: Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais. 
Explicação: As pessoas são dotadas de capacidade linguística e com os surdos não é diferente, a diferença é que eles desenvolvem uma língua visual, 4) As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza, A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009) 
Resposta: Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, 
emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como 
marca de identidade pessoal e de grupo. Explicação: A surdez como fenômeno social e linguístico atribue aos surjeitos surdos uma nova forma de compreender a vida e interpretar a existência, a partir de experiências sensoriais visuais. 5) Entre surdos, ouvintes bilíngues, profissionais intérpretes a língua de intercomunicação e que se estabeleceu como língua preferencial entre eles é a: 
Resposta: Libras. Explicação: Libras é a língua brasileira de sinais. 6) A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada: 
Resposta: Comunidade surda. 7) O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido como: 
Resposta: Batismo na comunidade surda, Explicação: Na comunidade surda tem-se o batismo como aspecto sociocultural. 8) Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que: 
Resposta: É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Todos os conceitos estudados sobre línguas se aplicam na Libras. Explicação: A língua de sinais do Brasil e todas as línguas de sinais possuem variação, são independentes e as teorias das línguas se articulam com esses sistemas.

Continue navegando