Buscar

trabalho de inovação - paul Trott

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO
CENTRO DE CIENCIAS JURÍDICAS E POLÍTICAS - CCJP
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 DISCIPLINA: Estratégia da Inovação 
Alunos: 
Estudo Dirigido - Capítulo 1 do livro Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos, de Paul Trott.
Questão 1) Há consenso de que a Inovação é motor do crescimento econômico. Utilizando as estratégias genéricas de Michael Porter perseguidas pela empresa, analise como as inovações tecnológicas (Inovações de Produto e Inovações de Processos) podem interferir no processo de geração de riqueza para a empresa. (Leia a seção O Estudo da Inovação).
Resposta: 
Antigamente, a palavra estratégia era utilizada em campos de batalha com a função de definir meios para derrotar o inimigo, significa a arte de planejar e executar determinadas ações para alcançar para obter vantagem em relação ao oponente.
Sabendo disso, o conceito de estratégias genéricas de Porter, diz respeito a maneiras para enfrentar as cinco forças competitivas, que são nada menos que ações planejadas pela organização com a finalidade de adaptação das mudanças causadas pelo meio externo. São apresentadas, contudo, três estratégias competitivas genéricas: liderança no custo total, que visa aumentar a participação de mercado reduzindo seus custos; diferenciação, com foco na qualidade que os consumidores esperam de determinado produto; e o enfoque, explorando novos segmentos afim de suprir as necessidades dos consumidores. 
Desse modo, é possível perceber que a inovação é um processo constante e necessário na vida das empresas; é ela quem diz se a empresa irá progredir ou não. Existem diversos tipos de inovação e em determinadas situações a inovação por produto pode ser a mais interessante, visto que um novo produto pode se tornar mais competitivo e aumentar participação de mercado de determinada marca do que uma inovação no sentido de competitividade de custos, que se baseia na adaptação de preços dos produtos com relação aos produtos concorrentes.
 
 
Questão 2) Chesbrough (2003) criou e disseminou o conceito de Inovação Aberta em contraponto a Inovação Fechada. Cite duas vantagens e duas desvantagens da empresa que adota essa perspectiva de Inovação Aberta em seu modelo de Desenvolvimento de P&D?
Resposta:
Inovação aberta (open innovation) é um termo criado em 2003 por Henry Chesbrough que tem como finalidade melhorar o desenvolvimento dos produtos, promover melhores serviços para os clientes e aumentar a eficiência da produção. Uma vez que a inovação aberta é aplicada, a organização se torna mais flexível, proporcionando a união dos recursos dessa empresa com cooperadores externos.
- [x] Open innovation: vantagens:
-livre acesso a ideias, patentes, inovações e tecnologias que poderiam não ter sido desenvolvidas pela empresa 
-pode tornar possível a divulgação de um produto por uma organização que tenha falta de capacidade ou razoes que impedem essa comercialização pela empresa proprietária.
 
- [x] Open innovation: desvantagens: 
-Possível vazamento de informações
- Abertura da empresa ao mercado.
- Ganha a empresa que tiver maior popularidade/preferência do mercado consumidor

Outros materiais