A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO NA EMPRESA NA ATUALIDADE

Pré-visualização | Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATEGICO NA EMPRESA NA ATUALIDADE
RESUMO 
O presente estudo discorre sobre a Administração e o planejamento estratégico na empresa e a importância do desempenho na atualidade buscando abordar o Planejamento Estratégico, suas características, etapas, forma de elaboração e sua implementação nas organizações. Pois para uma organização que se preocupa com o futuro e as novas tecnologias na empresa, é preciso que se aproveite oportunidades, que se previna de ameaças e que procure se manter ativa e próspera em um mundo globalizado e modificável, faz-se necessário o uso do planejamento estratégico. Assim, entende-se por planejamento estratégico é um processo gerencial eficiente que examina as principais questões da organização, uma vez que considera a análise do ambiente externo e interno e determina um rumo amplo e generalizado para a empresa. O estudo mostrou que uma organização pode obter vários benefícios praticando de forma correta o planejamento estratégico, talvez o mais importante seja a tendência de tais organizações aumentarem seus níveis de lucro. Para a elaboração deste utilizou-se da pesquisa bibliográfica buscando suporte em autores, sites e artigos que decorrem do tema em estudo, finalizando com as considerações finais.
Palavras-chave: Administração. Planejamento Estratégico. Organização. Planejar.
ABSTRAT 
The present study deals with Management and strategic planning in the company and the importance of performance in the present time, seeking to approach Strategic Planning, its characteristics, stages, form of elaboration and its implementation in organizations. For an organization that is concerned with the future and new technologies in the company, it is necessary to seize opportunities, to prevent threats and to try to remain active and prosperous in a globalized and modifiable world, it becomes necessary to use of strategic planning. Thus, strategic planning is an efficient management process that examines the organization's main issues, since it considers the analysis of the external and internal environment and determines a broad and generalized direction for the company. The study showed that an organization can gain several benefits by practicing strategic planning correctly, perhaps most importantly the tendency of such organizations to increase their profit levels. For the elaboration of this one was utilized of the bibliographical search seeking support in authors, sites and articles that follow from the subject under study, finalizing with the final considerations.
Key - Words: Administration. Strategic planning. Organization. To plan
1 Pós Graduanda do Curso 
2 Prof. Orientador (a)....
1 INTRODUÇÃO 
Estudos demonstram que a administração vem sendo exercida há longos anos e os conceitos dessa ciência vêm se aprimorado cada vez mais, uma boa administração na empresa tem a capacidade de compreender a organização como um espaço da atividade humana e fluxo de recursos, com suas interfaces com o ambiente interno e externo. A Teoria da Administração mostra que a importância da visão sistêmica para a gestão dará embasamento para garantir a eficiência e a eficácia nos processos.
Já o planejamento estratégico é visto como uma ferramenta auxiliar nas tomadas de decisões evitando assim, possíveis erros, estabelecendo a direção a ser seguida, buscando sempre a interação.
O objetivo desse estudo foi compreender a administração e o planejamento estratégico e o desenvolvimento do mesmo em uma empresa. 
Foi abordado no decorrer do estudo o conceito sobre administração, o conceito de planejamento estratégico com base em autores que discorrem deste assunto tais como: Lima (2002), Chiavenato (2004), Fava (2002), Ansoff (1993), Bateman e Snell (2009), Oliveira (2007), Drucker (2000), etc.
Justifica-se o estudo pela importância de abordar as principais funções da Administração na empresa bem como o Planejamento Estratégico dentro da mesma, pois se evidencia que o planejamento estratégico está ligado a missão as metas, os valores e os objetivos da empresa é preciso tomadas de decisões para que se possam definir mudanças e estratégias que devem ser adotadas na empresa. Para que obtenham-se bons resultados quanto as funções estratégicas é preciso analisa-las sobre vários ângulos definindo-as e direcionando-as.
Quanto a metodologia aplicada neste estudo esta foi bibliográfica a qual buscou-se suporte em autores que discorrem do tema em estudo.
No decorrer do estudo aborda-se a administração como fator de suma importância no processo dinâmico, que consiste em tomar as variadas decisões para se alcançar os objetivos dentro da empresa. Quanto ao planejamento estratégico compreende-se que este é de fundamental importância visando o aumento da competitividade, porém precisa-se ter base nas estratégias da empresa.
2 CONCEITUANDO ADMINSITRAÇÃO 
A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos, há a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficiência e eficácia. De acordo com Fava (2002) entende-se que a administração se refere ao processo de fazer com que as atividades organizacionais sejam realizadas de modo eficiente e eficaz, por meio também de outras pessoas. Algumas organizações não alcançam o desempenho que poderiam ter, por motivos relativamente simples; não sabem administrar suas atividades, muitas vezes por desconhecerem os fundamentos da administração. 
Chiavenato em seu livro “História da Administração” (2004, p. 162) diz que “a administração sempre teve como sinônimo o ato de gerir, administrar, governar. Mas atualmente a administração vai mais longe”. Este autor ressalta ainda que para que se possa entender a administração é preciso primeiramente entender sua História. Nesta perspectiva Chiavenato esclarece que a história da administração se inicia na Antiguidade e caminha até a atualidade, passando pelos gregos, egípcios e Idade Média recebendo também influências de outras áreas do conhecimento humano, sendo que a Filosofia foi a que mais contribuiu na administração.
De acordo com Chiavenato (2004) baseando-se nos estudos de Fayol a administração e vista com a finalidade de alcançar os objetivos das organizações. Assim, a partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade em relação à teoria de administração, adotando novos conhecimentos administrativos para que fosse possível enfrentar a concorrência a qual exige-se dos administradores a oferta de qualidade em produtos, serviços e conhecimento.
Segundo Stoner (1999) o qual expõe que a administração buscou aperfeiçoar-se adquirindo novos sistemas de tecnologia a qual traz novos investimentos e consecutivamente assim produzindo avanços tecnológicos significativos, melhorando o desempenho, a produtividade e a qualidade de serviços e produtos. De acordo com este autor pode-se dizer que “a Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos” (STONER, 1999, p. 48).
O mundo atualmente engloba uma sociedade de organizações, onde toda a atividade ligada à produção de bens e serviços envolve o planejamento, organização, direção e controle dentro dessas organizações. Vive-se em época de complexidades, mudanças e incertezas, a administração tornou-se uma das mais importantes áreas da atividade humana.
Para Chiavenato: 
Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias (CHIAVENATO, 2004, p. 163).
Conforme Chiavenato, administração é uma ciência que estuda os principais problemas da empresa, visando melhorar o desempenho através de técnicas de planejamento, organização, direção e controle. 
De acordo