Buscar

Entenda Rápido! Tributos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTENDA RÁPIDO!
TRIBUTOS 
Antes de tudo precisamos entender que o Tributo é uma prestação pecuniária compulsória, instituída em lei, não decorrente de caráter ilícito. Traduzindo: prestação pecuniária significa que é pago em dinheiro (moeda), compulsória significa que você não o paga por livre vontade e sim por que ele está descrito nas formas da lei, instituído em lei significa que não é possível se não mediante ato administrativo, criar um tributo e não decorrente de caráter ilícito que não é cobrado por penalidade do contribuinte, diferentemente da multa.
Tributos Vinculados são aqueles em que o Estado é o “fato gerador”, há aqui a necessidade da contraprestação direta do mesmo ou seja o Estado precisa justificar sua cobrança mediante o contribuinte. Os maiores exemplos de Vinculados são as Taxas e as Contribuições de Melhoria
As Taxas são cobradas pela prestação direta do serviço público ou tão-somente a colocação á disposição do contribuinte, mesmo que ele a recuse. 
As Taxas de Melhoria são cobradas quando o contribuinte é beneficiado com a realização da obra pública. 
Tributos Não Vinculados são aqueles em que o sujeito ativo (Estado) não precisa justificar sua cobrança mediante o contribuinte. Independente da realização da atividade específica do Estado, este tributo é cobrado. O maior exemplo é o Imposto.
O Imposto é usado para as despesas correntes do Estado, ou seja, todos os gastos com a realização dos serviços públicos. Quem paga mais ou menos imposto não tem o direito de cobrar mais ou menos do Estado, pois este é requerido de acordo com o poder econômico de cada contribuinte.

Continue navegando