Buscar

AV1 Recuperação de Áreas Degradadas - corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Gestão Ambiental - Recuperação de Áreas Degradadas AV1
Resposta correta – cor verde
1) As espécies de plantas podem ser classificadas, entre outras classificações, em nativas e exóticas, sendo importante este reconhecimento por parte dos profissionais que atuam na recuperação de áreas degradadas. São consideradas como espécies exóticas, aquelas que ocorrem fora de sua área natural de distribuição geográfica.
Assinale a alternativa correta acerca das espécies exóticas e recuperação de áreas degradadas:
Alternativas:
a)As espécies exóticas invasoras podem ser indicadas para o enriquecimento de áreas com vegetação em recuperação, as chamadas capoeiras.
b)Em áreas que necessitam de rápida cobertura vegetal, tais como encostas com erosões, é aceitável a utilização de espécies exóticas, desde que com cautela.
c)As espécies exóticas invasoras devem ser evitadas porque na maioria das vezes são ineficientes para a colonização de novos ambientes.
d)Devido à baixa capacidade reprodutiva das espécies exóticas invasoras, elas tornam-se um dos principais problemas enfrentados em projetos de restauração vegetal.
e)As espécies exóticas agressivas permitem acelerar o processo sucessional, visto que possuem crescimento rápido e baixa competitividade com as nativas.
2)Para selecionar as ações de recuperação a serem empregadas em uma dada área degradada devem ser feitos alguns questionamentos, tais como qual é o tipo de modificação do ambiente esperada, que se refere aos objetivos do projeto, e qual é intensidade da degradação. Em geral, podemos observar que, quanto maior a intensidade da degradação, um maior esforço será necessário para recuperá-la, ou seja, mais energia será gasta.
Sobre este tema, analise os itens abaixo e depois responda:
I.Dizimação da cobertura vegetal original.
II.Localização e coleta de sementes.
III.Movimento de máquinas.
IV.Produção de mudas.
Para recuperar uma área degradada, podem ser consideradas como "entrada de energia" por via das ações antrópicas, o que está descrito em:
Alternativas:
a)I, II e III apenas.
b)I, III e IV apenas.
c)II, III e IV apenas.
d)II e IV apenas.
e)I, II, III e IV.
3)O restabelecimento de plantas em áreas degradadas pode ser restrito em decorrência de diversos fatores. Primeiro, devido a limitação de sementes. Depois, mesmo que sementes sejam dispersadas até a área, dificilmente conseguem se estabelecer, pois não suportam as condições reinantes (edáficas e climáticas). 
Analise as características descritas abaixo e depois responda.
I. Chuva de sementes.
II. Estresse hídrico.
III. Solo rico em matéria orgânica.
IV. Temperaturas elevadas.
São características consideradas comuns à limitação do estabelecimento das plantas em áreas degradadas, as descritas nos itens:
Alternativas:
a)I, II e III.
b)I, II e IV.
c)II, III, IV.
d)II e IV.
e)I, II, III e IV.
4)Quando se vai realizar um plano de recuperação ou restauração ambiental, devem ser analisados diversos fatores, bióticos e abióticos, deste modo, é fácil de imaginar que o planejamento da recuperação de uma área degrada não pode seguir uma receita de bolo, haja vista a alta variedade de condições de degradação existentes.
Sobre o planejamento de ações para a recuperação de áreas degradadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Em áreas degradadas distantes de remanescentes florestais, devem ser propostas ações chamadas de "Técnicas de Facilitação", que se baseiam na premissa de uma sucessão ecológica natural.
b)Em locais utilizados como "área de empréstimo" de mineração, deve ser realizado, preliminarmente, o plantio de mudas de espécies secundárias tardias e climácicas e, depois o enriquecimento com espécies dos estágios iniciais da sucessão.
c)Na recuperação de áreas utilizadas para mineração a céu aberto, pode ocorrer a poluição do solo, da água e do ar, sendo, nestes casos, necessárias ações de remediação do solo, que consiste na sua terraplenagem e aragem.
d)Nos projetos de restauração vegetal que empregam o plantio de mudas deve ser tomadas precauções para que as mudas das espécies nativas sejam todas provenientes da mesma planta-mãe.
e)Para recuperar áreas de pequenos produtores familiares podem ser implantados os Sistemas Agroflorestais, onde espécies agrícolas são combinadas com nativas, aliando benefícios ambientais e econômicos, aos proprietários.
5)"Os processos ecológicos são responsáveis pelo funcionamento e automanutenção dos ambientes naturais e, por isso, têm recebido crescente atenção daqueles que se interessam pela conservação da biodiversidade, dos serviços ecossistêmicos e dos recursos naturais. Dentre estes processos, merece destaque para os fins da restauração ecológica aqueles que fazem parte de diferentes etapas da reprodução de muitas espécies vegetais, tais como a polinização, dispersão de sementes e recrutamento de propágulos".
(Adaptado de: PIOVESAN, J.C. et al. Processos ecológicos e a escala da paisagem como diretrizes para projetos de restauração ecológica. Revista Caitu, Salvador: 52-72. 2013. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revcaititu/article/view/5278/05%20Artigo%203. Acesso em 25 ago. 2018).
Analise as afirmativas abaixo sobre estes processos em florestas tropicais, e depois responda:[CBS1]?
Alternativas:
a)A formação de um banco de sementes no solo pode proporcionar às espécies florestais a colonização de áreas eventualmente favoráveis, tais como aquelas recém desmatadas.
b)A polinização de sementes é fundamental para as espécies conquistarem novas áreas, no entanto, não interfere para o sucesso reprodutivo das plantas em florestas maduras.
c)A regeneração das espécies arbóreas em áreas degradadas pela mineração a céu aberto ocorre, principalmente, pela germinação das sementes existentes no banco de sementes do solo.
d)As espécies de plantas de estágios sucessionais mais avançados tendem a ter polinizadores mais comuns e generalistas, enquanto que as de estágios iniciais apresentam polinizadores mais especialistas e raros.
e)Existem diversos tipos de agentes de polinização e dispersão de sementes, podendo ser citados como exemplos, respectivamente, os pequenos mamíferos e as abelhas.

Continue navegando

Outros materiais