Buscar

resumo alvenaria e vedação

Prévia do material em texto

Alvenaria 
União de blocos sólidos, justapostos, unidos com argamassa ou não, destinados a suportar, principalmente, esforços de compressão. 
Pode ter simplesmente função de divisória e de delimitação, alvenaria de vedação ou de divisão. bem como ter função estrutural, suportando carga de lajes, coberturas, etc, alvenaria estrutural. 
Propriedades 
*Resistência a umidade e mudança térmica *Res. Pressão do vento *Isolamento térmico e acústico *Res. Infiltração de agua pluvial *Controle de migração de vapor e regulagem da condensação *Base para revestimento *Segurança de Usua. E ocup.
Escolha de Materiais
*Natureza do material *Peso próprio *dimensões e forma *disposição dos furos *textura *propriedades físicas (porosidade, capilaridade, térmica, acústica, etc) *propriedade mecânica (resistência, elasticidade, tenacidade, etc) *durabilidade de acordo com função *resis. Agentes agressivos *precisão dimensional 
Tipos de tilojos 
Comum (maciço, caipira) blocos de barra comum, moldados com arestas vivas e retilíneas, obtido após a queima das peças em forma continuo ou periódico 900°c a 1000°c. dimensão comum 21x10x5, peso 2,5kg, rest. 20kgf/cm2, ½ tij: 77uni/m2, 1 tij. 148uni/m2.
Tijolo Furado (baiano) cerâmico vazado, moldado com arestas vivas retilíneas. Conformaçao por extrusão. Dim. 9x19x19, peso 3kg, res. Espelho 30, tijolo 10, parede 45, ½ tij 22uni/m2, 1 tij 42un/m2
Argamassa 
Elemento que forma parede de alvenaria não armada função: unir elementos de alve., distribuir = as cargas, vedar juntas impedindo infiltração e passagem de insetos. 
Alvenaria 
Alv. De vedação alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. Vedação vertical responsável pela proteção do edifício de agentes indesejáveis( chuva, vento etc) e pela compartimentação dos ambientes internos. Utiliza para fechamento dos vãos parede alvenaria
Vantagens *Desempenho funcional da parede de alvenaria como vedação de bom a excelente *Bom isolamento térmico e acústico *Boa estanqueidade a agua *Resistencia ao fogo e mecânica *durabilidade superior a qualquer outro material *Excelente flexibilidade e versatilidade *Facilidade de produção por montagem ou conformação *maior aceitação pelo usuário. 
Desvantagens *Na falta do projeto de alv. As soluções construtivas são improvisadas durante execução *Mão de obra pouco qualificada executa os serviços com facilidade, mas nem sempre com qualidade *Retrabalho: tijolos ou blocos são assentados, as paredes são seccionadas para a passagem de instalações e embutimento de caixas, são feito remendos com argamassa para tampar buracos *Desperdiço de material: quebra de tij. No transporte e na execução, a utilização de marretas para abrir rasgos na parede e a frequência de retirada de entulho da obra evidenciam isso *Problemas na execução são detectados somente na conferencia de prumo do revestimento externo, gerando + consumo de argamassa e aumento das ações permanentes atuantes na estrutura *revestimento adicional para textura lisa *Falta de qualidade dos materiais e execução *Problemas da ligação da estrutura com a alvenaria (pilar/parede e encunhamento)
Execução 
*Locação (marcação) da primeira fiada da alvenaria garante qualidade *Consultar projeto *Visa posicionar paredes, - consumo de argamassa para correção de defeito na estrutura *Usar sempre mesma equipe *Materialização dos eixos de referencias (mesmo estrutura) * Antes locação verificar nível laje (depressão-preencher;saliência-remover) *Locação inicia fachadas *locação mesmo bloco alvenaria *Blocos vazados preencher *Distribuir blocos nas fiadas *Assentar os blocos laterais e passar linha unindo faces externas, determinando 1° fiada *Espessura da argamassa 1-3cm p/ correção de defeito *preencher junta vert. para melhor distr. Esfor. Estrutura-alvenaria
Elevação- alvenaria deve ter características geométricas adequadas, prumo, nível e desempeno. Prumo- Desvio lateral em relação a direção ortogonal passando pelo centro da parede. Desempeno- As fiadas assentadas horizontalmente, e 1 parede deve corresponder a um plano perfeito (onde o andaime é colocado), quando fiada não define 1plano ou reta, parede está empenada, fora de nível ou embarrigada 
*Após marcação assenta-se varias fiadas *Alinhamento da direção Hor. É dado por fiada de marcação *continua fiada *Juntas Hor. Argam. Deve ter 10mm e não deve variar entre 18mm-8mm #finas baixa capacidade de absorver deformações #grossa queda de resist. Mec. Do conjunto + consumo de argam. 
Vergas vergas e contravergas são elementos de concreto similares as cintas de amarração, utilizadas nos vãos de portas e janelas #Sobre evita que o peso da alvenaria deforme a esquadria #sob distribuição das cargas concentradas na lateral, uniformemente, pela alvenaria inferior. 
Recomendações Vergas 
*contraverga maior que 0,50m *projeto	com	a	altura	da	abertura atingindo	a	parte superior laje ou viga, suprimir verga (racionalização) *para larguras maiores que 2,40m a armadura da verga deve ser dimensionada considerando-se a verga como sendo uma viga *sempre que possível, utilizar vergas pré-moldadas *apoio mínimo nas laterais 0,20m *especificar verga contínua quando os espaçamentos entre elas for inferior à 0,60m *seção	transversal	da	verga	e	contraverga	deve	ser no mínimo igual aos blocos.
Cinta de amarração 
*usada em geral quando não se tem estrutura de concreto armado. Além da amarração evita concentrações das cargas na alvenaria *pode ser executada: #forma madeira #alvenaria autoportante tijolo maciço uma vez #alvenaria bloco concreto.
*realiza-se através do encunhamento da alvenaria, ou colocação de cunhas entre a alvenaria e a estrutura *o encunhamento deve ser feito a partir de 3 a 7 dias após elevação, com a argamassa assentamento seca. *somente fazer o encunhamento após o carregamento da alvenaria do andar superior.
Dry wall
*Chapas de Gesso-Chapas Standard (ST) para paredes destinadas a áreas secas *Chapas Resistentes à Umidade (RU) para paredes destinadas a ambientes sujeitos à ação da umidade, por tempo limitado (de forma intermitente). *Chapas Resistentes ao Fogo (RF) para paredes com exigências especiais de resistência ao fogo.
Execução - *Marcação de paredes e colocação de perfis estruturais *Instalação da Chapa em um dos lados *Passagem de tubulações *Colocação de isolamento térmico e acústico. *Tratamento de juntas após fechamento da parede.
Vantagens 
*Grande agilidade para montagem e execução. *Facilidade de composição de elementos específicos de projeto (lembrar dos “shafts” verticais e horizontais). *Acessos	facilitados	para	eventuais	reparos	nas redes elétricas e hidrossanitárias). *Bom desempenho térmico e acústico.
Desvantagens 
*Limitação	de	uso	em	relação	às condições ambientais. *O	custo	para	pequenas	obras	é maior,	se comparado ao da alvenaria convencional. *Requer uma mão de obra mais qualificada. *Cuidados especiais no transporte das placas. *Medidas	específicas	para	instalação	de	objetos (quadros, suportes de TV).
Alvenaria Estrutural
Sistema		construtivo		que utiliza peças industrializadas de dimensões e peso que as fazem manuseáveis, ligadas por argamassa, tornando o conjunto monolítico. Neste tipo de estrutura, a alvenaria tem a finalidade de resistir ao carregamento da edificação, tendo as paredes função resistente. A remoção de qualquer parede fica sujeita a análise e execução de reforços. Atente-se a dupla função das paredes: resistência e vedação.
Graute 
Concreto com agregados de pequena dimensão e relativamente fluido, eventualmente necessário para o preenchimento dos vazios dos blocos .*Aumento da resistência à compressão da alvenaria. *Solidarização das armaduras. *Resistência maior ou igual a duas vezes a do bloco.
Tipos de Alvenaria Alvenaria estrutural não armada: Quando	os	reforços	de	aço	(barras,	fios	e	telas) ocorrem apenas por finalidades construtivas. As armaduras não são consideradas na absorção dos	esforços,mas	são	importantes	para	dar ductilidade à	estrutura	e		evitar	ou	diminuir		a fissuração em	pontos		de	concentração	 de tensões. Além disso, as armaduras podem colaborar para a segurança contra cargas não previsíveis, podendo impedir o colapso progressivo.
Alvenaria estrutural armada: Quando	a	alvenaria	é	reforçada devido a exigências estruturais. Possui armaduras colocadas	em	alguns	 vazados	dos blocos, devidamente envolvidas por graute, para absorver os esforços calculados, além das armaduras construtivas e de amarração. 
Alvenaria estrutural parcialmente armada: Quando parte da estrutura tem paredes com armaduras para resistir aos esforços calculados, além das armaduras com finalidade construtiva ou de amarração, sendo as paredes restantes consideradas não armadas.
Alvenaria estrutural protendida:Desenvolvida no Reino Unido, onde esse tipo de construção faz parte do código de normas desde 1985 e onde são encontrados vários casos de utilização dessa tecnologia a partir do final da década de 50.Em outros países, como a Austrália e Estados Unidos a utilização dessa tecnologia é mais recente, porém já é normatizada.
Alvenaria estrutural protendida: Uso da alvenaria estrutural protendida é viável quando se tem paredes sujeitas a esforços laterais, tais como a construção de edifícios com esforços de vento preponderante, muros de arrimo, reservatórios de água, silos, colunas para sustentação de grandes áreas de telhado (ex.: galpões industriais), paredes sujeitas a impactos acidentais, vigas, lajes e coberturas, painéis de fachada pré-moldados.
Vantagens *Economia de formas. *Redução significativa dos revestimentos. *Redução dos desperdícios de material e mão de obra. *Redução do número de especialidades. *Flexibilidade no ritmo de execução da obra.
Dificuldades *Dificuldade de se adaptar a arquitetura para um novo uso. *Necessidade de mão de obra qualificada *Interferencia entre projeto de arquitetura, estruturas e instalações

Continue navegando