Buscar

StripPlanking

Prévia do material em texto

UNIVALI - Universidade do Valei do Itajaí 
Tecnologia em Construção Naval
Bianca Búrigo, Guilherme Kalashe, Gustavo Martin Pierini, Hiego Batistoti e Vitor J’onck
Na construção do Strip Planking o casco é construído sobre as moldes e é utilizado tiras de madeira, borda colada e borda presas juntas. As tiras são mantidas bem estreitas, evitando ter maiores trabalhos para moldar a peça. As tiras são geralmente no mínimo de ½’’ de espessura, com uma largura máxima de 1 ½’’. Com adesivos epóxi modernos, é a cola e não os elementos de fixação que mantem o conjunto do casco.
Um método relacionado (Stripper) usa tiras de madeira, ponta-colada, carenada, para dentro e para fora, em seguida, revestida com epóxi e um pano de fibra de vidro. Neste método, as juntas de cola são menos críticos para o casco e termina com um compósito, a madeira que serve como um núcleo.
As juntas de cola apenas precisam ser suficientemente rígidas de modo a que o casco pode ser copiado e um pano de vidro aplicado sem deflexão a partir do casco de forma. Este método é usado em canoas e outros pequenos barcos e tabuado espessuras que podem ser tão finas quanto ¼’’.
Este é o método mais econômico de construir um casco. Para quem quiser fazer um bom barco, robusto e durável de uma forma rápida e barata este sistema é imbatível.
O processo consiste no seguinte:
Fabricam-se seções com a forma do casco (balizas quando temporárias, cavernas e anteparas quando permanentes);
Preparam-se ripas estreitas nas quais são tupiados um cavalo e um abaulado como se fossem um macho e fêmea. Estas ripas são os chamados strips;
Em seguida prepara-se a quilha de madeira moldada, a roda e proa e o tricaniz (peça de madeira de reforço entre convés e costado) que são fixados sobre cavernas, anteparas e (ou) balizas;
Após isso é feito o revestimento com os strips. Estes são pregados e colados um ao outro assim como a estrutura, sendo apenas pregados provisoriamente as balizas, pois estas serão retiradas depois.
Finalmente o casco é lixado e impregnado com duas mãos de resina epóxi, por dentro e por fora para saturação da superfície de madeira. Algumas pessoas preferem aplicas externamente o epóxi reforçado com uma camada fina de tecido de vidro. Essa camada de tecido fino da maior proteção no caso do casco raspar numa pedra ou beirada de cais.
O processo Strip Planking requer que as ripas sejam emendadas em juntas chanfradas para que fiquem com o comprimento necessário. É difícil encontrar madeira com mais de 5 metros de comprimento. O processo requer também bastante cuidado na colagem e na saturação com resina epóxi. 
Tomados estes cuidado o casco de Strip Planking está pronto para a pintura e uma longa vida praticamente sem manutenção. 
Este método não é um do mais simples para ser usado por um construtor amados, mais o resultado é sensacional. 
1º Passo: os moldes devem ser montados em um picadeiro perfeitamente nivelado e já preso a quilha, como no método convencional.
2º Passo: tiras finas e estreitas de madeira, normalmente de cedro, vão sendo então coladas com epóxi uma sobre a outra, seguindo o formato do molde.
P.S.: Em alguns casos a direção das tiras de madeira podem variar de modo a dar um visual diferente ao casco. Mais de uma camada de madeira pode ser aplicada, em direções diferentes para reforçar o casco.
3º Passo: é possível aplicar uma camada de fibra para impermeabilizar ou simplesmente resina. Em geral também se cola uma quilha externa após o casco estar laminado.
4º Passo: o visual do barco arredondado e com partes de madeira envernizadas são as principais qualidades deste tipo de construção.
http://www.glen-l.com/methods/methdstr.html
http://pt.scribd.com/doc/73038953/Strip-Planking
http://www.arqnav.com.br/construcao.html
http://jordanboats.co.uk/JB/strip_plank.htm
Fontes:

Continue navegando