Buscar

FILO CRUSTACEA

Prévia do material em texto

FILO CRUSTACEA
INTRODUÇÃO
O nome do filo vem do latim crusta, que significa “crosta”, “carapaça” que deriva do fato de muitas espécies que compõe esse grupo possuírem um exoesqueleto enriquecido com carbonato de cálcio. Entretanto, a característica mais marcante dos crustáceos é a presença de dois pares de antenas na região cefálica. O corpo pode estar dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em abdome e cefalotórax que corresponde à fusão de dois tagmas: a cabeça e tórax. Existem representantes macroscópicos, como a lagosta, o camarão e a craca, e representantes microscópicos, como a dáfnia (pulga d’água) e os copépodes. 
A grande classe dos crustáceos compreende mais de 400 mil espécies que demonstram ótima adaptação ao meio aquático, marinho e de água doce, embora vivam bem até em terra úmida, caso de tatuzinho-de-jardim. As espécies tipicamente aquáticas têm grande diversidade de formas, modo de vida e hábitat podendo ocorrer no fundo do mar, em águas rasas das praias, abrigando-se em buracos na areia e até em arvores nos manguezais, ou ainda fixando-se sobre rochas e ainda em cascos de navios e corpos de baleias. Muitas espécies de microcrustáceos são importantes componentes do zooplâncton, marinho e de água doce; na Antártica, o krill (Euphausia) é a principal fonte de alimento para muitos animais marinhos, como peixes, focas e baleias, e ainda os crustáceos que parasitam brânquias de peixes e outros. Sacculina, por exemplo, é um parasita de carangueos, que cresce em suas vísceras como grandes massas tumorais, com ramificações que absorvem alimento dos vários órgãos do hospedeiro, matando-o. 
OBJETIVO
Identificar as principais estruturas observadas em crustáceo Malacostraca decápode (região do cefalotórax e abdome);
Caracterizar as diferenças morfológicas existentes entre os representantes do grupo dos Malacostraca Braquiúros (siris e caranguejos);
Observar as características indicativas de dimorfismo sexual entre os crustáceos decápodes. 
MATERIAL
Equipamentos e vidrarias: placa de Petri e pinça.
Soluções: álcool a 70%
Material biológico: Exemplares de crustáceos decápodes. 
PROCEDIMENTOS
Observar em um exemplar de camarão as seguintes estruturas da morfologia externa: antenas, antênulas, rostro, olhos pedunculados, cefalotórax e pereópodes, abdômen e pleópodes, télson e úropodes. Esquematize o observado.
Com o auxilio de uma pinça manuseie os organismos e aponte as regiões da coxa, base, iscuio, mero, carpo, prodopo e dactilo de cada um dos pereópodes dos exemplares. Esquematize o observado.
Manuseie os organismos e aponte as características indicativas de dimorfismo sexual entre as espécies analisadas. Esquematize e comente o observado.
Com o auxilio de uma pinça manuseie os organismos e identifique os órgãos do aparelho reprodutivo, masculino e feminino externos. Esquematize o observado.
QUESTÕES 
Cite quais características que diferenciam os camarões, caranguejos e siris em relação à morfologia externa.
R: O abdômen apresenta, frequentemente, apêndices nadadores, como no camarão, mas no caso do siri e do caranguejo o abdômen é atrofiado e dobrado para baixo do cefalotórax. Nos siris e caranguejos as pernas partem do cefalotórax, e nos camarões parte do cefalotórax e abdômen. 
Comente quais os aspectos que podem ser considerados como dimorfismo sexual entre as espécies de caranguejos, destacando as diferenças entre os exemplares do gênero Uca (chama-maré).
R: o dimorfismo sexual entre esse gênero é perceptível principalmente pelo tamanho do abdômen, sendo nas fêmeas, mais amplos que nos machos e ainda, o tamanho das quelas que são maiores nos machos. 
Descreva o modo de incubação dos crustáceos decápodes (Malacostraca).
R: Em geral, o macho transfere para a fêmea os espermatozoides e os ovos são incubados em apêndices do corpo, ou em sacos ovígeros. 
REFERENCIAS
[LOPES, Sônia. ROSSO, Sergio. Biologia – Introdução à Biologia e origem da vida/Citologia/ Reprodução, Embriologia e Histologia/ Seres vivos/ Genética/ Evolução/ Ecologia. In: Arthropoda e Echinodermata – Volume Único – Ed 1. Pinheiros – SP: Editora Saraiva, 2005].
[JÚNIOR, César da Silva. SASSON, Sezar. Biologia – Seres vivos: estrutura e função. In: Os Artrópodes – Ed. 8ª. Pinheiros – SP: Editora Saraiva 2005].

Continue navegando