Buscar

TRABALHO FILOSOFIA - A felicidade desesperadamente - André Comte-Sponville.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Livro: A felicidade desesperadamente - André Comte-Sponville.
Capítulo: ||| - Felicidade desesperadamente: uma sabedoria do desespero, da
felicidade e do amor.
A felicidade desesperadamente no sentido do livro e a felicidade que não e esperada, DES ESPERADA, quando conseguimos ser felizes com aquilo que temos e uma felicidade que não espera nada, e uma felicidade que acontece em ato (no momento presente) nas coisas que já temos, na vida presente.
O autor diz que e uma felicidade muito difícil de ser alcançada mas não impossível, por isso a sabedoria e a filosofia são um ótimo instrumento de reflexão por que nos dão a possibilidade de fazer ajustes, de interpretar a vida sob novos pontos de vista e enxergar as coisas de forma positiva muita das vezes e amar aquilo que temos, que somos, é assim alcançar a boa vida.
 
UMA REFLEXÃO SOBRE A FELICIDADE DESESPERADAMENTE:
 
"Nada desejo do passado. Já não conto com o futuro. O presente me basta. Sou um homem feliz porque renunciei à felicidade."
5 aprendizados com a leitura:
 
Quanto menos esperamos, maior a chance de sermos felizes.
EX: A espera, as expectativas geralmente desenham um mundo ideal, um mundo ao qual não temos controle e por isso quando as coisas vão se desenrolando as nossas expectativas vão sendo frustradas por esperarmos demais do outro e a pessoa não cumprir com o papel ao qual fantasiamos.
A felicidade na simplicidade é mais fácil.
EX: O autor faz um paralelo com a filosofia de Epicuro que diz: "Quanto mais refinado e nosso gosto é mais difícil de ser feliz". ||| Se você precisa de algo muito caro e sofisticado para ser feliz vai ser difícil encontrar a felicidade por que e difícil ser conquistado e difícil de encontrar ($). Mas quando você consegue ser feliz em coisas simples do dia-a-dia e muito mais fácil conseguir alcançar a felicidade, pois a todo instante estamos rodeados de coisas simples, pois a felicidade em Epicuro e a felicidade em coisas simples que não são difíceis de serem encontradas.
A obsessão pelo que não temos rouba nosso coração para as coisas presentes e já conquistadas.
EX: Quando ficamos muito apegados a uma conquista, isso acaba escondendo outras coisas que também são prazerosas. E acabamos sempre vivendo sempre na expectativa de alcançar a coisa maior e quando conquistamos aproveitamos por pouco tempo e logo focamos em conquistar outra coisa.
A boa vida exige a busca pela sabedoria.
EX: A vida e muito curta, muito complexa e são muitas as coisas que acontecem no nosso dia-a-dia. E preciso sabedoria para tomar decisões de forma inteligente e sem se precipitar, e ter assim uma vida equilibrada.
A vida é tão complexa e curta que merece cuidado e profundidade.
EX: O dia-a-dia e tão corrido e tão cheio de coisas, são tanta coisas que a gente tem para fazer em 24 horas que a nosso vida vai passando e se não tivermos cuidado realmente se passa muitos anos sem cultivar uma boa vida, uma vida de reflexão e significados, percebe-se que se conquistou coisas ao longo da vida, mas, continuo uma pessoa parecida sem nenhum repertório, então é um cuidado que precisa acontecer para se perceber na correria do dia a dia os desvios que vão acontecendo.

Continue navegando