Buscar

AULA 4 E 5 AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 4 E 5
  O PNAMA foi estabelecido pela Lei 6.938/81, o qual, organiza e orienta o Poder Público sobre o poder de polícia através do SISNAMA. E tem como objetivo  preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida.
        O SISNAMA é constituído pelos órgãos e entidades da União, dos Estados, do DF, dos Municípios e pelas Fundações instituídas pelo poder público, responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.
         O Poder de Polícia administrativo é a atividade da Administração Pública, expressa em atos normativos ou concretos, de condicionar, com fundamento em sua supremacia geral e na forma da lei, a liberdade e a propriedade dos indivíduos, mediante ação ora fiscalizadora, ora preventiva, ora repressiva.
boa tarde! Acabei de ler a sua postagem. Por gentileza, explique com as suas palavras o que você compreendeu sobre meio ambeinte, poluição, poluidor e degradação ambiental? Com o objetivo de estimular o seu estudo,o que você aprendeu sobre os princípios instituídos pela PNMA e seus objetivos?
 Entende-se que Meio Ambiente é "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
        Poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades, ou seja, é a atividade humana que direta ou indiretamente afeta o meio ambiente e seu ecossistema.
       Poluidor é aquele que polui ou colabora para degradação ambiental, podendo ser pessoa física ou jurídica.
       Degradação Ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente.
 
        A PNMA tem por objetivoa preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida hummana (Art.2 "caput" da Lei 6.938/81).
       E seus princípios estão elencados nos incisos do mesmo Art.2º, (destacando alguns deles):
      II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
      VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
     IX proteção de áreas ameaçadas de degradação
O PNMA traz os conceitos de degradação, poluição, meio ambiente, poluidor e recursos ambientais, para ficar especificado seu campo de defesa e viabilizar assim as politicas publicas e o poder de policia administrativo. Ele usa dos instrumentos como o SISMANA, IBAMA, INEA entre outros, para que seja exercercido a promoção do desenvolvimento sustentavel e fiscalização e preservação do meio ambiente para nossa qualidade de vida e das geraçoes futuras. Os entes federado, todos eles, em cooperação devem zelar pela qualidade do meio ambiente, além de toda a sociedade. Por isso, o uso de politicas publicas e do poder de policia devem ser usados para conscientizar, frear o avanço da poluição e degradação. O licenciamento é um mecanismo para frear a degradação, em que é avaliado o risco de determinado empreendimento, todo e qualquer empreendimento ou atividade deve possuir este licenciamento, para que não atinja o meio ambiente, a responsabilidade é compartilhada entre os orgaos estaduais e o IBAMA. Todas as medidas são cabiveis para manutençao da qualidade do meio ambiental, porém ainda se vê pouco politicas publicas de conscientização, além de não se ouvir muito na punição dos culpados por degradações do meio ambiente. É só observar a mata atlantica dita como patrimonio ambiental, mas a cada ano vem diminuindo, mesmo com toda a legislação protetiva, além dos rios e mares, baia de guanabara é outro triste exemplo. 
Projeto de 
Conceito: A PNMA vem disciplinada pela Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981 e foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988. É a referência mais importante na proteção ambiental. Ela dá efetividade ao artigo Constitucional 225. O Direito que está preceituado neste artigo é referente ao meio ambiente equilibrado simultaneamente ao dever de responsabilidade, quando uma atividade gerar dano ambiental. Portanto, esse dispositivo Constitucional, regulador do meio ambiente, determina o não uso indiscriminado de determinado bem, quando sua utilização colocar em risco o equilíbrio ambiental. A ação governamental objetiva a manutenção do equilíbrio ecológico, sendo certo que o meio ambiente é um patrimônio público de uso coletivo e deve ser necessariamente protegido. Por isso é que a preservação, a recuperação e a revitalização do meio ambiente há de constituir uma preocupação do Poder Público e, consequentemente, do Direito, porque ele forma a ambiência na qual se move, desenvolve, atua e expande a vida humana.
Instrumentos: 1. Padrões de qualidade ambiental: Entre os instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, estão os Padrões de Qualidade Ambiental (artigo 9º, I), que envolve a gestão dos componentes do meio ambiente, que são a qualidade do ar, das águas e dos padrões de ruído. 2. Zoneamento ambiental: A intervenção estatal no domínio econômico procura organizar a relação espaço-produção, regulando recursos, interferindo nas atividades, incentivando condutas, para possibilitar o uso ordenado do território. O zoneamento ambiental (artigo 9º, II), é fonte vigorosa do Poder Estatal. 3. Avaliação de impactos ambientais (A.I.A.): Como instrumento da PNMA, o AIA tem caráter preventivo para assegurar que um determinado projeto possível de causar danos ambientais seja analisado, levando-se em consideração as probabilidades de causar impactos ao meio ambiente e que o potencial dano seja levado em consideração para o processo de aprovação de licença ambiental. Os procedimentos devem garantir a adoção de medidas de proteção em caso de aprovação para implantação do empreendimento. 4. Estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (RIMA)Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foi instituído dentro da Política Nacional do Meio Ambiente, por meio da Resolução CONAMA, n.º 001/86 de 23 de janeiro de 1986.É documento técnico, onde são avaliadas as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e técnica os impactos que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas para minimizar os possíveis impactos
 Licenciamento ambiental: O Licenciamento Ambiental já havia sido previsto na Lei n.º 6.938/81, em seu artigo 9º, inciso IV, como um dos Instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. A Resolução CONAMA 237/97, definiu que o órgão do SISNAMA é que verificará quando da necessidade das licenças ambientais específicas de acordo com a natureza, características e peculiaridades das atividades ou empreendimentos a serem realizados, que tenham potencial para interferir no meio ambiente.
- Processo administrativo: O processo de licenciamento ambiental possui três etapas distintas: Licenciamento Prévio, Licenciamento de Instalação e Licenciamento de Operação.
1)     Licença Prévia (LP) - Deve ser solicitada ao IBAMA na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Essa licença não autoriza a instalação do projeto, e sim aprova a viabilidade ambiental do projeto e autoriza sua localização e concepção tecnológica. Além disso, estabelece as condições a serem consideradas no desenvolvimento do projeto executivo. 2) Licença de Instalação (LI) - Autoriza o início da obra ou instalação do empreendimento. O prazo de validade dessa licença é estabelecido pelo cronograma de instalação do projeto ou atividade, não podendo ser superior a 6 (seis) anos. Empreendimentos que impliquem desmatamento depende, também, de "Autorização de Supressão de Vegetação". 3)  Licença de Operação (LO) - Deve ser solicitada antes de o empreendimento entrar em operação, pois é essa licença que autoriza o início do funcionamento da obra/empreendimento. Sua concessão está condicionada à vistoria a fim de verificar se todas as exigências e detalhes técnicos descritos no projetoaprovado foram desenvolvidos e atendidos ao longo de sua instalação e se estão de acordo com o previsto nas LP e LI. O prazo de validade é estabelecido, não podendo ser inferior a 4 (quatro) anos e superior a 10 (dez) anos.
5. Auditoria ambiental: Auditoria pode ser definida como um instrumento de verificação de condição financeira de determinada instituição, desta forma, auditoria ambiental pode ser vista como avaliação da gestão ambiental, ou seja, de seu comportamento em relação ao meio ambiente. Ela é uma consequência da qualidade utilizada pela empresa (pública ou privada), que busca a certificação de sua gestão. No entanto não está determinada como instrumento pelo artigo 9º da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente.
Acabei de ler a sua postagem, fico contente em ver o seu estudo. Com o intuito de continuar a nossa integração o que voc\~e compreendeu sobre o Poder de Polícia Ambiental? Qual é o seu conceito? Quando é cabível?
O exercício do poder de polícia ambiental, corresponde à atividade da administração pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato em razão de interesse público concernente à saúde da população, à conservação dos ecossistemas, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas ou de outras atividades dependentes de concessão, autorização, permissão ou licença do Poder Público de cujas atividades possam decorrer poluição ou agressão à natureza.
O poder de polícia, como se disse, é uma faculdade que possui o Estado em razão do interesse da coletividade e o seu fundamento está na supremacia de poder do Estado, que a exerce sobre todo o seu território, pessoas, bens e atividades, através das autorizações legais e constitucionais. 
Quanto às condições de validade do ato de polícia administrativa, já as vimos. Entretanto, como ensina Hely Lopes Meirelles, como atos administrativos que são, as condições específicas de validade deles são: a competência, a finalidade e a forma, acrescidas da proporcionalidade da sanção e da legalidade dos meios empregados pela Administração. Portanto, questão e elemento fundamental das condições de validade do ato licenciador ou sancionador em termos de meio ambiente, ou mesmo em relação a qualquer setor de atividade, é a competência do agente..
A PNMA estabelece também objetivos e princípios. Explique com as suas palavras o que você comrpeendeu sobre os objetivos e princípios.

Outros materiais