Buscar

12º TESTE DE CONHECIMENTO PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Algumas estruturas de linguagem são frequentemente utilizadas pelas pessoas em seus discursos e se forem devidamente trabalhadas podem não só esclarecer o conteúdo do discurso como influir de modo decisivo neste mesmo discurso. O padrão onde se estabelecem formas incompletas de discurso que eliminam aspectos muitas vezes essenciais à comunicação é chamado:
		
	
	LEITURA DE MENTE
	
	NOMINALIZAÇÕES
	 
	ELIMINAÇÃO
	 
	PRESSUPOSIÇÕES
	
	GENERALIZAÇÕES
	
Explicação:
Na Eliminação estabelecem-se formas incompletas de discurso que eliminam aspectos, muitas vezes, essenciais à comunicação. Cabe ao comunicador profissional esclarecer estes aspectos e, é claro, evitá-los em seu próprio discurso, não permitindo ao ouvinte pressupostos do tipo "todo mundo sabe do que eu estou falando". 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para que tenhamos uma atitude formada frente a um objeto, três componentes precisam estar intercalados. O componente formado pelo conjunto de informações, crenças, conhecimentos, aprendizagens e demais experiências cognitivas que possibilitam à pessoa a construção de algum esquema representacional do objeto é chamado:
		
	
	componente social
	 
	componente cognitivo
	
	componente assertivo
	
	componente comportamental
	
	componente afetivo
	
Explicação:
Os componentes que precisam estar interligados para que tenhamos uma Atitude em relação a alguma coisa ou alguém são os componentes cognitivo, afetivo e comportamental. Enquanto o componente cognitivo está referido aos nossos conhecimentos e crenças sobre algo, o componente afetivo se refere ao que sentimos. O componente comportamental é a predisposição às ações coerentes com os meus sentimentos em relação ao objeto. Então, o conjunto de informações, crenças, conhecimentos, aprendizagens e demais experiências cognitivas que possibilitam à pessoa a construção de algum esquema representacional do objeto é chamado componente cognitivo.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma mensagem que, para o comunicador, tem certo objetivo ou significação, pode ser captada pelo ouvinte de modo absolutamente diverso. Levando em conta as Regras da Comunicação Persuasiva, podemos afirmar que:
		
	
	é dever do comunicador alterar o sistema do ouvinte.
	 
	não cabe ao comunicador alterar o sistema do ouvinte, mas atingi-lo.
	
	cabe ao comunicador alterar o sistema do ouvinte para atingi-lo.
	
	cabe ao ouvinte ajustar-se ao sistema do comunicador.
	
	não adianta o comunicador fazer nada, pois o sistema do ouvinte é imutável.
	
Explicação:
Uma mensagem que, para o comunicador, tem certo objetivo ou significação, pode ser captada pelo ouvinte de modo absolutamente diverso. Contudo, não cabe ao comunicador alterar o sistema do ouvinte, mas atingi-lo. Portanto, se a mensagem não foi interpretada segundo seu objetivo, mude sua forma de comunicação de modo a atingir o modelo do outro. O resultado de sua comunicação será sempre a resposta que você obtiver.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando, ao longo de uma entrevista, um comunicador ouve seu entrevistado dizer que todo mundo sabe do que ele, entrevistado, está falando, cabe ao comunicador, enquanto profissional:
		
	
	seguir adiante, sem interpelar o entrevistado.
	
	interromper a entrevista e dizer que não aceitará pressupostos.
	
	voltar ao tema e pedir que responda de novo à pergunta que deu origem à afirmação.
	 
	esclarecer este aspecto, este pressuposto, com o entrevistado.
	
	encerrar a entrevista por considerar que ela não será produtiva.
	
Explicação:
Algumas estruturas de linguagem são frequentemente utilizadas pelas pessoas em seus discursos e, se forem devidamente trabalhadas, podem não só esclarecer o conteúdo do discurso como influir de modo decisivo neste mesmo discurso. A Eliminação é uma destas estruturas. Nela, estabelecem-se formas incompletas de discurso que eliminam aspectos muitas vezes essenciais à comunicação. Cabe ao comunicador profissional esclarecer estes aspectos (e é claro, evitá-los em seu próprio discurso). Vejamos alguns exemplos: se o entrevistado diz que em sua casa tem uns problemas que não lhe permitem concentrar nos estudos, caberia ao comunicador indagar: Quais são estes problemas?, ou então, se o entrevistado diz que comunicar é difícil para ele, caberia ao comunicador indagar: Comunicar o que? Comunicar a quem?
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Para Luria, além de outras funções culturais, a linguagem é também responsável por desenvolver nas pessoas a seguinte característica:
		
	
	O gosto pela leitura.
	
	O aumento da inteligência.
	 
	A capacidade de estabelecer categorias.
	
	O sentimento de inferioridade em relação ao outro.
	
	A capacidade de reagir com agressividade.
	
Explicação:
Num plano geral, Luria salienta a função cultural da linguagem, visto que compreende o desenvolvimento a partir da incorporação das experiências sociais e históricas do grupo ao qual o indivíduo pertence, sendo através da linguagem que a criança inicia seu processo de aculturação. Contudo, entende também, e salienta, que a linguagem é a responsável pela instalação de categorias e, consequentemente, pela classificação de objetos em classes. Isto é, a criança só seria capaz de identificar a relação entre “cavalo”, “cão” e “elefante”, a partir do momento da aquisição do termo “animal”; antes disso, é impossível a ela categorizar estes objetos em uma escala lógica de padrão. Então, a resposta correta é: a capacidade de estabelecer categorias.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Identifique o teórico que enfatizou a importância da linguagem para a resolução de problemas pelas crianças, entendendo que a linguagem facilitaria o relacionamento da criança com a realidade e, consequentemente, sua adaptação, poupando-a de precisar repetir uma mesma experiência, várias vezes, diante de um problema.
		
	
	Watson.
	
	Piaget.
	
	Chomsky.
	 
	Luria.
	
	Freud.
	
Explicação:
Luria ampliou a função organizadora da linguagem, demonstrando como ela se estenderia ao comportamento em qualquer padrão. Vários experimentos demonstraram que nos animais, apesar da ausência de linguagem, existe uma inteligência prática que os possibilita realizar determinados problemas. Também nas crianças em idade pré-verbal, a inteligência funcionaria na operacionalização de questões em função de seu caráter adaptativo. O que Luria defende é que a linguagem funcionaria como um facilitador deste processo, na medida em que permitiria uma apreensão da realidade de modo muito mais complexo e profundo do que se esta se desse apenas pela experimentação empírica do problema. Ou seja, o fato da criança dominar os componentes de uma questão, não só facilitaria a resolução do problema, como também diminuiria a necessidade de experimentar por várias vezes a situação antes de conseguir dominá-la.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Diferentemente de muitos teóricos, para Piaget, a linguagem é uma condição necessária, mas não suficiente na construção das operações lógicas. Ou seja, Piaget considera que não é a linguagem que, por si só, geraria a possibilidade de realizarmos as operações lógicas matemáticas, correspondência de termos, classificações, categorizações, ou estabelecermos sistemas de valores, crenças etc. A justificativa desta afirmação reside na análise do processo operatório que, segundo Piaget:
		
	
	depende de muita leitura na infância.
	 
	tem suas raízes na ação e em mecanismos sensório motores.
	
	depende da escolarização.
	
	depende da disposição dos pais para ensinar à criança.tem suas raízes primárias na relação amorosa com os pais.
	
Explicação:
Para Piaget, as estruturas que caracterizam o pensamento teriam suas raízes na ação e em mecanismos sensório motores mais profundos que a linguagem.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para produzirmos mudança na atitude de alguém em relação a algo:
		
	
	Precisamos alterar todos os componentes atitudinais.
	
	Basta construirmos na pessoa uma nova atitude contrária a anterior.
	
	Precisamos fazer com que a pessoa admita que estava errada sobre o que pensava.
	 
	Basta que um dos componentes atitudinais seja alterado.
	
	Precisamos atuar diretamente sobre a opinião da pessoa.
	
Explicação:
O conceito de Atitude tem sido, em função de sua utilização leiga, confundido com a ação ou o comportamento que surge como consequência da existência de uma intenção em relação a algo. Atitudes, na verdade, são sentimentos pró ou contra um objeto social, produzidos por um sistema de crenças e cognições e que predispõem o indivíduo a ações coerentes em relação a este objeto social. Ou seja, atitudes não são comportamentos; atitudes produzem comportamentos através dos componentes afetivos e das experiências pessoais do indivíduo. Para que tenhamos uma atitude formada em relação a um objeto, três componentes precisam estar interligados: o componente cognitivo, o afetivo e o comportamental. Os três componentes das atitudes influenciam-se mutuamente e funcionam dentro de um sistema integrado de coerência. Esta harmonia entre os componentes é o que caracteriza o equilíbrio do sistema afetivo dos indivíduos. O próprio sistema psicológico dos indivíduos sustenta e necessita deste equilíbrio. Por conta disto, qualquer mudança em um dos componentes produz automaticamente uma reorganização dos demais, de modo a restaurar a harmonia entre os componentes. Para mudarmos a atitude de alguém em relação a algo, basta, então, que um dos componentes atitudinais seja alterado.

Continue navegando