Buscar

Instrumentação Manometro em U e inclinado

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Maranhão 
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Coordenação de engenharia química 
Disciplina: Instrumentação em processos químicos
Professor: Fabio Alejandro Carvajal Florez
Curso: Engenharia Química
Medidores de Vazão – Manômetros
Aluno: Ronaldo Maison Martins Costa Matricula: 2015050307
São Luís - Ma 
	Funcionamento do manômetro em “U” e manômetro inclinado
O manômetro é um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases.
Manômetro de Tubo em U
Manômetros são utilizados na medição de pressão relativamente baixas através do balanço/equilíbrio de pressão em uma coluna de líquido.
O manômetro de tubo em U é utilizado para medir a diferença de pressão entre dois fluídos. A diferença de pressão é obtida através da seguinte fórmula:
Pa – Pb é a diferença de pressão
é a densidade do fluído manométrico
é a densidade do fluído
g é a aceleração da gravidade
H é a altura da coluna deslocada
Manômetro inclinado
O manômetro de tubo em U inclinado opera de acordo com o mesmo princípio que se aplica ao manômetro em U normal. Porém, com maior sensibilidade, pela inclinação de um dos ramos do tubo, que produz um deslocamento maior para um dado valor da coluna vertical de fluido. Sensibilidade do manômetro aumenta conforme diminui o ângulo θ. A distância vertical h entre o nível de líquido nos dois ramos do manômetro é obtida do seguinte equacionamento:
Pa – Pb é a diferença de pressão
é a densidade do fluído manométrico
é a densidade do fluído
g é a aceleração da gravidade
L é a altura da coluna deslocada
A = Área transversal do reservatório
a = Área transversal do tubo
Um manómetro de um tubo inclinado ligeiramente curvado com um líquido interno, tipicamente uma forma de mistura de óleo. Ao longo da parte central do tubo são formaturas. As graduações são comumente centésimos de polegada, dependendo do fabricante do medidor de pressão. Um usuário mantém o indicador em um projeto de fluxo de gás. A pressão exercida pelo fluxo de pressão contra o fluido interno. A quantidade de movimento do líquido é exibida e medida através de escalas de tubo, produzindo um valor de pressão.
O ângulo do manômetro inclinado oferece muitas vantagens como por exemplo uma quantidade pequena ou de baixa pressão contra o líquido manométrico inclinado irá produzir um grande movimento relativo das graduações do tubo. Como resultado, a escala graduada pode ser muito precisa. Além disso, o desenho simples faz com que seja um manómetro instrumento barato, mas preciso inclinado para a medição da pressão do gás por dia. 
Capacidade do Reservatório (proporção entre a área do reservatório e a área do tubo indicador) indica como o líquido pode subir ou descer no interior do tubo indicador graduado, o nível do líquido irá descer ou subir no interior do reservatório na mesma proporção e a escala precisa ser consequentemente compensada. Imperfeições nos diâmetros do reservatório ou do tubo indicador poderão gerar erros nesta compensação. Em instrumentos com tubo de vidro esse erro só pode ser minimizado ou por uma grande proporção entre o reservatório e a área do tubo, ou pela utilização de tubos com orifícios de precisão ou por ambos.

Continue navegando