Buscar

Av2 Ser Social Seminário Interdisciplinar II

Prévia do material em texto

1)
Nas últimas três décadas do século XX intensificou-se a preocupação da sociologia em repensar seu pressupostos teóricos-metodológicos sobre a compreensão científica do mundo social. As "novas sociologias" – nomenclatura utilizada por Corcouff (2001) – são marcadas, entre outras coisas, pela releitura dos clássicos (Durkheim, Weber, Mead, Simmel, Marx). Entre os nomes da sociologia contemporânea está Bourdieu, para esse autor as formas de conhecimento teórico do mundo social se contrapõem ao conhecimento prático do mundo. Sabendo disto, podemos afirmar que:
a)
Para Bourdieu a construção de um campo científico para explicar a vida social dos agentes passa pela negação do próprio agente enquanto conhecedor de sua própria realidade e produtor de teoria sobre esta mesma realidade.
2)
Segundo Bourdieu (1983) há três formas de conhecimento teórico sobre o mundo social e estas formas se contrapõem ao conhecimento prático do mudo.
Sabendo disto analise as afirmações abaixo:
I.Para Bourdieu, uma das formas de conhecimento teórico do mundo social é o conhecimento fenomenológico. Neste tipo de abordagem não há o objeto em si, já que o objeto é sempre para um sujeito que lhe dá significado, assim, toda visão de mundo é subjetiva.
II.Uma forma de conhecimento teórico do mundo social apontada por Bourdieu é o conhecimento objetivista. O conhecimento objetivista parte do pressuposto da determinação social sobre as práticas dos indivíduos.
III.A praxeologia é um tipo de conhecimento teórico do mundo social. O objeto do conhecimento praxiológico é o duplo processo de interiorização da exterioridade e exteriorização da interioridade.
Para o pensamento de Bourdieu é correto afirmar:
e)
As afirmações I, II e III estão corretas.
Alternativa assinalada
3)
No Brasil há duas políticas sociais em execução, a política de saúde e a política de assistência social. Na saúde, a configuração da política social se constitui no Sistema Único de Saúde - SUS, enquanto na Política de Assistência Social, a configuração do
a)
SUAS - Sistema Unico de Assistência Social
Alternativa assinalad
4)
Em seu livro " Os sete saberes necessários à educação",, Edgar Morin propõe uma reflexão sobre os abismos encontrados atualmente na Educação. Dentre eles, destaca o "conhecimento pertinente" que significa:
b)
Compreender o que de fato, no cotidiano humano, deve ser explorado.
5)
Em recente entrevista ao Correio Braziliense, o intérprete do personagem, Marcelo Serrado, respondeu as críticas de que Crô seria um estereótipo e afirmou que "ele existe". "As pessoas falam que é estereotipado, mas eu vi o Crô numa boate, eu conheci um Crô", revelou. "Quando eu estava pesquisando para fazer a novela, eu fui numa boate e vi um cara igual ao Crô e falei: ‘vamos ser amigo e emendei você pode ser meu amigo?’. Então esse cara existia. Busquei uma pessoa para me basear naquilo", revelou (Disponível em: https://observatoriog.bol.uol.com.br/noticias/2018/09/marcelo-serrado-diz-que-cro-nao-e-um-estereotipo-ele-existe. Acesso em: 17/09/2018).
Quanto ao tema estereótipo, analise as asserções a seguir.
I – O estereótipo é a generalização de um grupo de pessoas, em que características idênticas são atribuídas a praticamente todos os membros, sem considerar a real variação entre eles.
PORQUE
II – As pessoas tendem a categorizar de acordo com o que consideram ser a norma.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa assinalada
d)
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa assinalada

Continue navegando