Buscar

TEORIA GERAL DO PROCESSO CASOS CONCRETO

Prévia do material em texto

Os princípios e o acesso à justiça
- acessibilidade, que pressupõe a existência de sujeito de direito, com capacidade tanto de estar em juízo como de arcar com os custos financeiros para tanto.
 - operosidade, que se consubstancia no dever das pessoas que participam da atividade judicial ou extrajudicial de atuarem do modo mais produtivo e empenhado possível a fim de assegurar um efetivo acesso à justiça.
-utilidade. Por utilidade entende-se que o processo deve assegurar ao vencedor tudo aquilo que lhe é de direito, do modo mais rápido e proveitoso possível e com o menor sacrifício para a parte vencida.
-proporcionalidade. O referido princípio se consubstancia na necessidade de escolha pelo julgador. 
Caso concreto 01: No Estado Democrático Constitucional uma das preocupações é atender aos direitos e às garantias fundamentais, previstos na Constituição, procurando assegurar um processo justo. Para o autor Kazuo Watanabe, por exemplo, ?o direito de acesso à Justiça é, fundamentalmente, o direito de acesso à ordem jurídica justa?. Refletindo sobre o acesso à justiça, insculpido no artigo 5º, XXXV da CRFB, indique o papel do Direito Processual Civil e do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) na busca pela concretização deste princípio.
R: O principio do acesso a justiça ele é vigente, e também é previsto na Constituição Federal em seu art 5º. Porém existem duas premissas, uma que decorre da literalidade da previsão legal, que não poderá ser excluído q ualquer violação de Direito. A outra é a da Inafastabilidade da tutela jurisdicional, ela não é expressamente prevista no CRFB mas esta i mplicitamente. O “Acesso a Justiça” determina duas finalidades, uma é que todos podem reivindicar seus direitos e deveres e o sistema deve ser igual mente para todos, também deve produzir resultados que sejam individuais e justo perante a sociedade. 
 Assinale a alternativa INCORRETA (c) A relação jurídica processual não possui como uma de suas característica s a autonomia. (INCORRETA)
Caso Concreto 02 01- Ao examinarmos a Exp osição de Motivos do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) podemos perceber que há uma preocupação do processualista contemporâneo em assegurar o acesso à justiça, ao destacar, logo no primeiro momento que " Um sistema processual civil que não proporcione à sociedade o reconhecimento e a realização dos direitos, ameaçados ou violados, que têm cada um dos jurisdicionados, não se harmoniza com as garantias constitucionais de um Estado Democrático de Direito". Considerando a evolução histórica do Direito Pr ocessual explique, resumidamente, como se deu sua evolução no ordenamento jurídico brasileiro até alcançarmos os anseios emanados no CPC atual. 
Resposta: Ordenamento jurídico brasileiro teve suas bases firmadas durante a colonização portuguesa, pois os portugueses trouxeram com eles o sistema jurídico utilizado em Portugal. Porém, com a independência, apesar de muitas coisas advindas de Po rtugal permaneceram em uso, tais como algumas leis, foi preciso fazer um sistema genuinamente b rasileiro. O primeiro Código de Processo Civil na primeira década do sécu lo XX, seguido dos outros Códigos nece ssários ao ordenamen to pátrio, como o Código Civil, Códig o Penal, entre outros. A necessi dade de, posteriormente, ed itar-se outro Código surgiu da tendênci a a desburocratizar e tonar o d ireito mais efetivo e acessível a todos.
2-Assinale a alternativa INCORRETA: d) O direito proces sual é ramo do direito privado. 
Caso concreto 01. José Aurélio propôs uma demanda judicial em face do Banco Só Crédito S/A e o juiz julgou improcedente o p edido, antes mesmo da citação do réu, pois se tratava de hipótese prevista no artigo 332,I do Código de Processo Civil (Lei 13.105/15). É possível afirmar que este dispositivo ofende o princípio do contraditório? Justifique. R: A regra é que o princípio do contraditório (informação mais reação com poder de influência) seja observad o. Contudo em homenagem ao princípio da efetividade e da ausência de prejuízo p oderá o julgador decidir a f avor do réu como f oi feito n o caso em questão sem ouvi-lo (art. 332, I CPC).
Caso concreto 02. ( FCC/ DPE/AP/2018) Não se excluirá da apreciação jurisdicional ameaça ou lesão a direito. Esse é o princípio da:
e) inafastabilidade ou obrigatoriedade da jurisdição e é, a um só tempo, princípio constitucional e infraconstitucional do processo civil.(CORRETO)
Caso concreto 01: Antônio Pedro, brasileiro, viúvo, professor aposentado, recebe mensalmente cerca de R$2.000,00 (dois mil reais) e após realizar uma série de exames no hospital público de sua cidade é diagnosticado com artrite reumatoide. Considerando o estágio avançado da doença e as fortes dores do paciente, o médico receita um medicamento que reduz drasticamente os sintomas e inibe a progressão da enfermidade, porém, cada caixa com 30 (trinta) comprimido s custa R$ 10.000,00 (dez mil reais). Precisando de duas caixas por mês para seu tratamento, Pedro não vê o utra solução e procura a Defensoria Públi ca que, por sua v ez, ingressa em juízo pleiteando em sede de tutela provisória de urgência a entre ga do medic amento pelo Município. Conclusos os autos, o juiz indeferiu o pedido nos seguintes termos: ?Indefiro o pedido, pois ausentes os requisitos da tutela requerida?. Em virtude dos princípios constitucionais processuais, responda: A de cisão do magistrado está correta? Houve ofens a a al gum princípio? Qual? Justifique. R: A decisão d o magistrado não está correta, tendo em vista que ele não expôs as razões que o levaram a concluir pelo indeferimento do pedido o q ue viola flagrantemente o princípio da fundamentação das decisões judiciais o qual está previsto no art 93, 9 da CRFB e 11 do CPC.
(TCM-BA/ CESPE/ 2018) De acordo com norma presente no art. 286, inciso II do Código de Processo Civil (CPC), que trata da prevenção do juízo, devem ser distribuídas por dependência as causas de qualquer natureza ?quando, tendo sido extinto o processo sem resolução de mérito, for reiterado o pedido, ainda que em litisconsórcio com outros autores ou que sejam parcialmente altera dos os réus da demanda?. Essa regra objetiva dar efetividade ao princípio.
 d) do juiz natural
Caso Concreto 5 Descrição Caso concreto 01. ( CPCON/ Prefeitura PB/2017) O artigo 8° da Lei n° 13.105/15 (Novo Código de Processo Civil) trata sobre as normas fundamentais do Processo Civil, ao preceituar que: 
e) ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência. 
Caso concreto 02. (IADES/ CREMEB/ 2017) À lei processual civil aplica-se a máxima tempus regit actum (o tempo rege o ato). Considerando a aplicação da lei processual no tempo, assinale a alternativa correta.
c) A lei processual, quando entra em vigor, possui efeito imediato e não retroage.
Caso Concre to 6 Tr inta condô minos procura ram o s índ ico João Vitor a le ga ndo q ue esta va m se nt indo fo rte c he iro de co mb us t íve l or iundo do P osto de Gaso lina Abas teça Aq ui, q ue fica exa ta me nte ao lado do C o ndo mínio Morad a Fe liz. D ilige nte, o s índ ico proc uro u o ger e nte do posto e co ns tato u q ue o for te c he iro t inha co mo or ige m um va za me nto no tanq ue subte rrâ neo. P reoc upado e c ie nte do r isco à sa úde e à vida das pes soas de vido a uma pos s íve l e xp losão p roc ura um ad vo gado q ue, por s ua ve z, p ropõe a çãode obr igação de fa zer e p le ite ia e m t ute la de ur gê nc ia q ue o pos to seja obr igado a trocar o reser va tór io s ubte rrâ neo no p ra zo má ximo de 48 (q uare nt a e o ito) ho ras. De fe r ido o ped ido pe lo j uiz e de vida me nt e int imada a d ireção do po sto não pro vide nc ia a troca do reser va tór io do co mb ustíve l, ra zão pe la q ua l o j uiz dete r mina, de o fíc io, o fec ha me nto do posto a té q ue o reser vatór io se ja trocado. I nda ga - se : Es tá cor reta a dec isão do j uiz? Ho uve o fe nsa ao pr inc íp io da inérc ia da j ur isd ição? F unda me nte . 
 O princípio cons ti t uci o nal da inércia processual ou de jurisdiçã o é aque le que s e caracteriza pela proibiç ão do Estado -J ui z de i nic ia r uma lide o u de ma nda e m no me do s uje i to de D i re i to, di re it o s ubje tivo a que to dos é di rigid o e é e xpre s s o po r no rma co ge nte . É o pri nc ípio dis pos it ivo q ue info rma q ue ne nhu m ju i z p re s ta rá a t ute la juris dic io na l s e não qua ndo a pa rte o u o i nte re s s ado a re q ue re r. O proce s s o se ini cia qua n do a pa rte o u i nte re s s ado a re que re r e s e de s e nvolve po r i mpuls o ofic ia l. Es s a é a re gra ge ra l pre vis ta nos A rts . 2o. ( do A nt igo e Novo CP C) e Art. 262 do C PC A ntigo e de mais Artig os do Novo C PC, a s e gui r: A rt. 13 9, ( e i nc is os ), 203 e pa rág rafos , 226, I, II, II I, 292 , Pa rág rafo 3o., 297, 347, 355, 356 , 357, 360, e tc... a v ige r e m 16 de ma rço de 2016. Se ndo as s im, não há co ns tata ção de ofe ns a ao pri nc ípi o da i né rc ia da juris dição, uma ve z que a pa rte i nte re s s ada re que r s e u di re ito v io la do e m re lação à s e gura nç a da co muni da de , fic a ndo liq ui do e ce rt o a o brigação de fa ze r a pl ica da ao pos to. 
(A LES E/ FC C / 2018) Os pr inc íp ios processuais da inérc ia da j ur isd ição, da isonomia e da pr imazia do mérito significam, respec t iva me nte, que o Jud iciário : 
c) s ó age quando provoca do pe las parte s ; de ve o jui z t rata r as pa rte s com bas e na le i, o bs e rvan do o co nt ra ditó rio e a a mpla de fes a; e s ome nte que m te m mé rito de ve ve nce r o p ro ce ss o, não s e pe rmit indo priv ilé gios a ni ng ué m po r s ua condição pe s s oal.
CASO 7- No artigo intitulado "Judicialização e desjudicialização - Entre a deficiência do legislativo e a insuficiência do Judiciário", o autor Diógenes V. Hassan Ribeiro descreve o fenômeno da desjudicialização como "Por desjudicialização compreendeu-se, inicialmente, a edição de legislação que possibilita a solução d e um problema social sem a necessidade de jurisdição" . Todavia, é mais do que isso, conforme será visto na s equência. Ordinariamente, então, o fenômeno da desjudicialização signi fica a possibilidade de solução de conflitos de interesse sem a prestação juri sdicional , entendido que jurisdição é somente aquela resposta estatal" .Responda fundamentadamente as questões sobre o tema:
a) Quais são as principais causas da desjudicializ ação? Indique alguns exemplos. R: A principal motivação da desjudicialiazação é promover uma solução mais rápida para os problemas exis tentes atendendo assim ao princípio da duração razoável do processo. 
b) Analise o papel da desjudicialização como forma de acesso à justiça. 
R: O acesso a justiça é robustecido pelo fenômeno d a desjudicia lização, uma vez que tal técnica materializa uma f orma mais si mples, barata e rápida de solução de controvérsia
Jurisdição é o poder que o Estado detém para apli car o direito a um determinado caso, com o objetivo de solu cionar conflitos de in teresses e com isso resguardar a orde m jurídica e a autoridade da lei. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA: 
d) A jurisd ição pod e ser classif icada como contenciosa, ou seja, quando existe lide e o Estado atua na solução de um conflito; e voluntária, quando não existe lide e o Estado atua na adm inistração do interesse das partes.(CORRETO)

Continue navegando