Buscar

Prática de estágio Unidade 3 Pedagogia de projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
Nome: Silvânia Grava de Oliveira Santos
RGM:16126505
PEDAGOGIA DE PROJETOS
“Será necessário oportunizar situações em que os alunos participem cada vez mais intensamente na resolução das atividades e no processo de elaboração pessoal, em vez de se limitar a copiar e reproduzir automaticamente as instruções ou explicações dos professores. Por isso, hoje o aluno é convidado a buscar, descobrir, construir, criticar, comparar, dialogar, analisar, vivenciar o próprio processo de construção do conhecimento. (ZABALLA, 1998)
A concepção da construção do ensino pela pedagogia de Projetos faz com que o educando desenvolva o seu próprio processo obtenção do conhecimento por intermédio do educador, deste modo, alunos e professores têm a chance de transformar o conhecimento prévio em algo concreto e ao mesmo tempo prazeroso, dando mais significado aos objetivos da formação do conhecimento. Trabalhar com Projetos, também contribui de forma expressiva no desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.
Embora o trabalho com projetos demonstre ser mais de natureza pedagógica do que uma abordagem metodológica, as propostas podem ser variadas do ponto de vista educacional, visto que, as metodologias aplicadas são apenas um fator norteador para o educador, portanto, o educando apresenta um papel importante e se não por dizer principal no papel de agente transformador. Conforme Rubem Alves, “...O objetivo da educação não é ensinar coisas, porque as coisas já estão na Internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar. Criar na criança essa curiosidade”. Partindo dessa premissa, muitos professores no modelo autoritário e na ansiedade em repassar o conhecimento represado, têm uma tendência em não observarem o fruto de uma ideia lançada. Impedir a criança de opinar ou questionar, arrisca-se perder uma grande oportunidade de contato uma nova visão ou perspectiva no projeto prático na construção do saber. 
A aula prática além de ser mais dinâmica, potencializa o conhecimento prévio do aluno. Por diversas vezes ao ministrar uma aula de conteúdo gramatical no modelo tradicional, com aplicação de regras e exercícios de fixação, não trouxe tanto resultado positivo quanto apresentar uma música mostrando estas mesmas regras sobrepostas em sua letra. Subestimar a capacidade de nossos alunos em achar que eles não conseguem absorver o conteúdo, pode ser um erro na proposta do método aplicado. Aliar a técnica metodológica e a prática é sem dúvida, o modo mais eficaz de ajudar no desenvolvimento do aprendizado.
Outro aspecto importante a ressaltar, é combinar a interdisciplinaridade com os métodos teóricos e práticos. Como exemplo, podemos utilizar um texto de sobre a vida de Shakespeare, que além de nos trazer riquíssimos conhecimentos sobre a cultura inglesa, podemos trabalhar vocabulários e verbos no passado. Entretanto, o aprendizado será muito mais valioso se houver um projeto prático, onde o aluno possa ter contato com os lindos poemas em um desenvolvimento teatral. A prática sem dúvida, irá promover e fortalecer as técnicas de "speaking" and listening.
Vale ressaltar, que o professor deve identificar em seu grupo de alunos a melhor forma de trabalhar os projetos e discutir sobre a relevância dos temas propostos. Sustentar a ação educativa na prática do trabalho por projetos, é buscar uma elaboração globalizada que transforme o processo construção do saber, motivando, dinamizando, compartilhando, contextualizando, tornando prazeroso e significativo para educandos e educadores.
Debater com o educando é a melhor forma de começar a elaborar e direcionar os projetos. Devemos entender que eles são portadores de uma identidade singular capazes de criar, fazer a autocrítica de suas próprias práticas, capazes de atuarem na sociedade de maneira participativa, crítica, reflexiva, autônoma, solidária. 
O educador deve antes de tudo, estar atento às normas que regem a preservação das identidades dos alunos. A utilização da imagem do menor incapaz, depende de autorização expressa de seu representante legal. A autorização é pressuposta para a reprodução lícita da imagem do menor. De acordo com o CC - Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. 
Observar a proposta dos projetos e sua aplicabilidade é importante, pois ela deve ser contextualizada de acordo com a realidade, ao nível de maturidade e ao conhecimento prévio do aluno. Estimular o aprofundamento dos temas, desenvolver toda a prática nos projetos requer um esforço físico e mental onde renunciaremos nossa comodidade teórica para assumir o papel prático.
Atuando principalmente nos temas: educação integral e integrada, Lucia Helena Alvarez Leite diz: "Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.” (Leite, 2000). Essas experiências normalmente direcionadas pelo mediador, o professor, é promovida seguindo uma sequência didática, observados os conjuntos de uma maneira sistemática para que possibilite sua realização. Os esquemas gráficos apresentados no material teórico auxiliam a sequência didática, nos oportunizam organizar a produção a partir de uma ideia inicial, cadenciando sua estrutura a fim de resultar na produção final, ação prática do desenvolvimento cognitivo e social do educando.
 Conclusão:
“Com essas contribuições significativas do trabalho por Projetos o educando se insere de forma efetiva e prática na sociedade contemporânea. A educação e a prática educativa tornam-se fundamental para que o indivíduo alcance todas as condições necessárias para se tornar cidadão ativo. Com isso, a escola resgata e sustenta a sua finalidade que é formar cidadãos educados no real sentido que esta palavra implica."
Referências: 
ALVES, Rubem – Portal Raízes – É jornalismo, É cultura. Acessado em 11/11/2018 - 
https://www.portalraizes.com/rubem-alves-professor-de-espantos/
JUSBRASIL - Art. 20 do Código Civil - Lei 10406/02
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10729559/artigo-20-da-lei-n-10406-de-10-de-janeiro-de-2002
LEITE, Lucia Helena Alvarez; MENDEZ, Verônica. Os Projetos de Trabalho: Um espaço para viver a diversidade e a democracia na escola. Revista de Educação, Porto Alegre: Projeto, ano 3, n.4, p.25-29, jan./jun. 2000
Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora
http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=2
 http://www.pedagogia.com.br/artigos/antiprojetividades/index.php?pagina=4
Material teórico - Unidade 3 - Pedagogia de projetos - Profa. Ms. Sandra Regina F. Moreira - p. 15 e 16.
ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
http://pedagogiadidatica.blogspot.com/2010/11/pratica-educativa-como-ensinar-zabala.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando