Buscar

John Locke e o Pensamento Capitalista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Locke
 Através de seus pensamentos e que se legitimou o capitalismo, grandes lideres da revolução se embasavam em suas teses para mobilização da população, ou seja ele é o grande percursor dos pensamentos capitalistas.
 A transição capitalista através do pensamento de Locke regidas pelo um regime absolutistas onde clero e nobres não pagavam impostos, mas usufruíam de todos os previlegios, na população dotada de burgueses camponeses e artesão era responsável pelo sustento de todo rei. Locke defende a liberdade da vida e do direito a propriedade através do trabalho.
 Um dos maiores expoentes do pensamento liberal, sem dúvidas, foi o inglês John Locke, que desenvolveu suas idéias na passagem do século XVII para o XVIII. Locke contribuiu para a formação de uma concepção de Estado que rompia com os paradigmas absolutistas e que influenciou posteriormente, outros pensadores ligados ao liberalismo, como Montesquieu . Entretanto, esta ideologia só se consolidou como uma doutrina política propriamente dita no século XIX .
 O trabalho garantia propriedade, através de leis e garantia a preservação da propriedade. O estado não devia intervir, mas somente garantir o direito o exercício a propriedade. A legitimidade do trabalho assegura o direito a propriedade.
 Portanto, pode se concluir que Locke teve forte influencia sobre o liberalismo, revolução capitalista e os métodos democráticos implantados politicamente. Para o pensador inglês o que da direito a propriedade é o trabalho que se dedica a ela e desde que isso não prejudique alguém fica assegurado o direito ao fruto do trabalho.

Outros materiais