Buscar

Os indicadores ácido base repolho roxo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas fracamente básicas que apresentam cores diferentes para suas formas protonadas ou desprotonadas; isto significa que mudam de cor em função do pH do meio onde estão. Por apresentar cores diversas de acordo com a acidez ou da basicidade do meio em que se encontram, o extrato de repolho roxo mostra-se um bom indicador universal de pH, substituindo os papéis dos indicadores universais convencionais, que só podem ser adquiridos em lojas especializadas e com custos bem diferenciados do que desenvolvemos nessa proposta.
O objetivo dessa experiência é relacionar os conteúdos através do desenvolvimento e caracterização de um indicador universal natural de pH (extrato de repolho roxo) com os fundamentos que envolvem os conceitos de ácido e base e a ação destes sobre indicadores de pH, auxiliando na assimilação do tema por nós, alunos.
Materiais utilizados:
Folhas de repolho roxo
Sumo de limão
Refrigerante tipo coca
Vinagre
Leite
Sabão em pó 
Creme dental
	
Para a realização da experiência, devemos picar o repolho roxo e deixa-lo ferver em uma panela com água, ou batê-lo em um liquidificador. Após isso, devemos separar o líquido das folhas do repolho. Então teremos o nosso medidor universal de pH.
	O próximo procedimento é, misturar quantidades iguais do líquido obtido com o composto que iremos testar. As cores vão indicar se o composto é ácido ou básico, sendo ácidos os compostos que após a mistura, ganharem tom avermelhado, e básicos os compostos que após a mistura, ganharem tom azulado.

Continue navegando