Buscar

Atividade de Aprendizagem 3 Análise e Gerenciamento de Risco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)
Para quem planeja o atentado existe algumas vantagens para o executante como por exemplo: o conhecimento do local da ação; disponibilidade de tempo para o planejamento; possibilidade de ocultação entre o público, convidados ou imprensa; despreparo do elemento de segurança; rotina conhecida e vazamento de informações das atividades da autoridade; meios de comunicações deficientes e falta de cooperação da autoridade.
Além disso, a pessoa que planeja o atentado busca alguns propósitos:
Alternativas:
a)
Desmoralização; Sequestro; Extermínio e Causar Terror.
Alternativa assinalada
b)
Chamar a atenção; Sequestro; Latrocínio e Causar Terror.
c)
Desmoralização; Latrocínio; Extermínio e Chamar a atenção.
d)
Roubo; Sequestro; Execução sumária e Causar Terror.
e)
Furto; Sequestro; Extermínio e Execução do dignitário.
2)
Desde os primórdios, atentados são ocorrências indesejáveis que caminham lado à lado com o exercício do Poder. Uma autoridade, qualquer que seja ela, exerce uma função de mando que normalmente angaria para si uma razoável dose de antagonismo. O exercício das funções da autoridade sempre desagradará aos interesses de pessoas, grupos e até mesmo de governos estrangeiros, os quais podem tramar e executar  ações adversas, contra as quais a segurança de tais dignitários deverá estar capacitada a se opor. (CAVALCANTE, 2004).
Quanto aos planejamentos estratégicos e táticos que precisam ser realizados pela equipe de segurança de dignitários, podemos dizer que:
Alternativas:
a)
O planejamento tático compõe as medidas gerais para a tomada de decisão e metas a serem alcançadas durante o trabalho de segurança de dignitário.
b)
O planejamento estratégico compõe o plano de ação para cumprir o planejamento tático formulado para a segurança do dignitário.
c)
O planejamento tático compõe as ações a serem tomadas caso o planejamento estratégico seja alterado pela mudança repentina da rotina do dignitário.
d)
O planejamento estratégico compõe as medidas gerais para a tomada de decisão e metas a serem alcançadas durante o trabalho de segurança de dignitário.
Alternativa assinalada
e)
O planejamento estratégico compõe o planejamento tático para a tomada de decisão e metas a serem alcançadas durante o trabalho de segurança de dignitário. 
3)
Quanto ao treinamento e supervisão dos agentes de segurança, a instrução para todos os agentes envolvidos na segurança do dignitário deve ser ministrada no início da atividade, devendo ser reciclada periodicamente, visando a reavivar conceitos e atualizar conhecimentos. Todo aquele que exerce função de chefia deverá elaborar procedimento operacional padrão, que deverá ser atualizado sempre que necessário. Observe que a supervisão visa manter o pessoal de serviço alerta e bem apresentado, e a avaliação criteriosa do sistema de segurança permite a realização de mudanças e atualizações. As primeiras atividades devem ser acompanhadas por pessoas experientes em segurança.
O programa de instrução deve conter diversos módulos de aprendizado e aperfeiçoamento dos agentes de segurança de dignitário. Responda qual alternativa possui a resposta mais completa quanto a esses imprescindíveis treinamentos:
Alternativas:
a)
direitos e deveres da pessoa humana e da criança, caso o dignitário tenha filhos menores de idade; técnicas e métodos que auxiliam a identificar falhas na segurança; confecção de livro registro de ocorrências, respondendo, sempre que possível, às perguntas: o quê, quem, quando, como, onde, por quê; utilização dos meios de comunicações; táticas e técnicas de segurança individual, coletiva e patrimonial; instrução de armamento e munição letais e não letais.
b)
táticas e técnicas de segurança individual, coletiva e patrimonial; instrução de armamento e munição letais e não letais; instrução de tiro com técnicas de emprego de armas e medidas de segurança; prática de tiro individual; noções de primeiros socorros com utilização do material disponível; noções de combate a incêndio, com utilização do material existente e conhecimento de sua localização.
Alternativa assinalada
c)
prática de tiro individual; técnicas de observação, memorização e descrição de fatos relevantes para registro imediato; técnicas de infiltração em áreas de segurança e de neutralização da guarda ou escolta; noções de combate a incêndio com utilização de material próprio que deve ser carregado pela equipe de segurança de dignitários a fim de evitar sinistros.
d)
prática de tiro coletivo e individual; técnicas de observação, camuflagem, memorização e descrição de fatos relevantes para registro imediato; técnicas de infiltração em áreas de segurança e de neutralização da guarda ou escolta; noções de primeiros socorros com utilização de material especificamente preparado para segurança do dignitário; noções de combate a incêndio, com utilização do material existente e conhecimento de sua localização.
 
e)
direitos e deveres do idoso, caso o dignitário tenha  mais de 65 anos; técnicas e métodos que auxiliam a identificar falhas na segurança; confecção de livro registro de ocorrências, respondendo, sempre que possível, às perguntas: o quê, quem, quando, como, onde, por quê; utilização dos meios de comunicações; táticas e técnicas de segurança individual, coletiva e patrimonial; instrução de armamento e munição letais e não letais.
4)
Comboio é a formação de certo número de veículos utilizados no deslocamento por itinerários previamente definidos. Participarão no mínimo dois veículos, sendo um deles para a autoridade, mas esse número aumentará de acordo com a importância da autoridade, o grau de risco, a disponibilidade de veículos e as características do evento. (DOURADO,2010,p.24).
Neste contexto a utilização de motocicletas na escolta é um fator que deve ser: 
Alternativas:
a)
Desconsiderado, pois é extremamente perigoso para os condutores utilizarem esse tipo de veículo durante uma situação de estresse, eis que acidentes de moto são quase sempre fatais.
b)
Considerado, pois, com os constantes congestionamentos nas grandes cidades, é bastante comum a utilização desses veículos pelos bandidos ¿ eis que se trata de veículo com grande mobilidade, sendo interessante que agentes de segurança também estejam sobre duas rodas.
Alternativa assinalada
c)
Desconsiderado, pois a autoridade pode ter medo de andar de moto e não tem como a equipe de segurança obrigar o dignitário a se deslocar nesse tipo de veículo.
d)
Considerado, pois são veículos cuja utilização imprime menores gastos aos cofres públicos, devendo a administração priorizar esse tipo de veículo quando da montagem de seu comboio.
e)
Desconsiderados, pois são veículos em que os agentes e o dignitário ficam expostos às agressões num atentado.

Outros materiais