Buscar

AVA 2 Filosofia online UVA 2018.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[AVA 2]- Trabalho da Disciplina online Filosofia 2018.2
Atividade Proposta:
Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.
Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea.
Resposta:
Com a globalização, as novas tecnologias tornam a distância entre diferentes nações e culturas cada vez menor. Ao ponto de todo o planeta ser considerado uma sociedade globalizada. Esta aproximação permite o enriquecimento dessas culturas, porém ao mesmo tempo ocorrem conflitos de valores, pois é natural que ocorrem diferenças entre o que as culturas consideram “certo” e “errado”.
Neste contexto, a concepção de ética planetária torna-se necessária para garantir o respeito mútuo e igualdade de direito entre os povos. Evitando qualquer tipo de discriminação e segregação. E também garantir que o progresso nos meios de comunicação seja utilizado de forma que beneficie ao máximo os seres humanos.
Sem esta reflexão filosófica, a tendência é que surjam conflitos e intolerâncias como o que existe hoje entre os Estados Unidos e o povo islâmico.

Outros materiais