Buscar

VACINA HPV e meningocócica c

Prévia do material em texto

VACINA HPV e meningocócica c 
Vacina hpv( papiloma vírus humano)
A vacina contra o HPV, ou papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais.
Esta vacina pode ser tomada no posto de saúde e clínicas particulares, mas também é oferecida pelo SUS nos postos de saúde e em campanhas de vacinação nas escolas.
A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, que protege contra os 4 tipos de vírus HPV mais comuns no Brasil. Após a toma da vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.
Apesar de ainda não estar disponível para ser aplicada, a Anvisa já aprovou uma nova vacina contra o HPV, que protege contra 9 tipos de vírus.
composição
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.
É composta pelas proteínas L1 dos papiloma vírus humano (HPV) tipos 6,11,16,18, sulfato de hidroxifosfato de alumínio, cloreto de sódio, L-histidina, polissorbato 80, borato de sódio e água para injeção.
Quem não pode tomar
A vacina do HPV não deve ser administrada em caso de:
Gravidez, mas a vacina pode ser tomada logo após o nascimento do bebê, sob orientação do obstetra;
Quando se tem algum tipo de alergia aos componentes da vacina;
Em caso de febre ou doença aguda;
Em caso de redução do número de plaquetas e problemas de coagulação sanguínea.
Campanha de vacinação nas escolas
A vacina contra o HPV faz parte do calendário de vacinação, sendo gratuita no SUS para meninas e meninos entre os 9 e os 14 anos de idade. Em 2016 o SUS passou a vacinar também os meninos de 9 a 14 anos, pois inicialmente, era disponível apenas para aqueles com 12 a 13 anos de idade.
Os meninos e as meninas nesta faixa etária devem tomar 2 doses da vacina, sendo que a 1ª dose está disponível em escolas públicas e privadas ou em postos de saúde da rede pública. A 2ª dose deve ser tomada em uma unidade de saúde 6 meses após a primeira ou numa segunda temporada de vacinação promovida pelo SUS.
Efeitos colaterais da vacina
A vacina contra o HPV pode ter como efeitos colaterais dor, vermelhidão ou inchaço no local da picada, que podem ser diminuídos com a colocação de uma pedrinha de gelo, protegido com um pano, no local. Além disso, a vacina contra o HPV pode provocar dor de cabeça, tonturas, náuseas, vômitos e febre superior a 38ºC, que pode ser controlada com um antitérmico
Esquema vacinal
Meninas 9 aos 14 anos
Meninos 11 aos 14 anos
2 doses com intervalo de6 meses após a 1 dose
2 doses com intervalo de6 meses após a 1 dose
Dosagem 0,5 ml
Dosagem 0,5 ml
Intramuscular (Deltoide lado esquerdo)
Intramuscular (Deltoide lado esquerdo)
Agulha 25x6 ou 25x7
Agulha 25x6 ou 25x7
Seringa de 1 ml ou 3 ml
Seringa de 1 ml ou 3 ml
Vacina
Meningocócica c
A meningite C, também chamada de meningite meningocócica, é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria meningitidis e que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente.
Essa doença pode acontecer em qualquer idade, sendo mais frequente em crianças com menos de 5 anos, e possui sintomas semelhantes aos da gripe.
A transmissão da meningite pode acontecer por meio da tosse e do espirro, por exemplo, fazendo com que a bactéria fique dispersa no ar e possa infectar outras pessoas. Assim, a melhor forma de se prevenir contra a meningite é evitando o contato com pessoas infectadas e tomando a vacina contra a meningite C logo nos primeiros meses de vida.
composição
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença .
Contém antígeno formado por componente da cápsula da bactéria (oligossacarídeo) do sorogrupo C conjugado a uma proteína que, dependendo do fabricante, pode ser o toxoide tetânico ou o mutante atóxico da toxina diftérica, chamado CRM 197. Contém também adjuvante hidróxido de alumínio, manitol, fosfato de sódio monobásico monoidratado, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, cloreto de sódio e água para injeção.
Esquema vacinal Crianças
Esquemavacinal adolescentes
São 2 dosescom intervalo de 30 a 60 dias
1 dose
Inicio de 3 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias
Idade mínima dos 11 até 14 anos 11 meses e 29 dias
Reforço com intervalo de 12 meses
Não necessita
Dosagem de 0,5 ml
Dosagem de 0,5 ml
Intramuscular (vastolateral da coxa direita)
Intramuscular (Deltoide Direito)
Agulha 20x5,5 ou 25x6
Agulha 20x5,5 ou 25x6
Seringa de 3 ml
Seringa de3 ml
Prevenção da Meningite C
A forma mais fácil e eficaz de se prevenir contra a meningite é a partir da vacinação, que pode ser administrada a partir dos 3 meses de idade. A vacina para esse tipo de meningite é chamada de Vacina Meningocócica C e é disponibilizada em postos de saúde. Essa vacina tem duração que varia entre 1 e 2 anos e, por isso, deve ser tomado reforço em crianças até 4 anos e em adolescentes entre 12 e 13 anos.
Fonte : ministério da saúde

Continue navegando