Buscar

NEUROTRANSMISSORES + Eixo Estresse.

Prévia do material em texto

NEUROTRANSMISSORES
São substâncias químicas sintetizadas pela maioria das células nervosas e utilizadas para a comunicação entre os neurônios que estabelecem sinapses químicas. 
 Acetilcolina (Ach): Controla as atividades cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória. Neurônios que secretam ou produzem acetilcolina são chamados de colinérgicos. 
 Dopamina: Neurotransmissor excitário. Controla a estimualação/modulação cortical e os níveis de comando motor. 
 Noradrenalina (Norepinefrina): Substância química que induz a excitação fisica e mental, além do bom humor. 
 Adrenalina (Epinefrina): Em momentos de estresse, as suprarenais são estimuladas pelo SNSimpático a secretar grandes quantidades desse hormônio. Ele aumenta a freq dos batimentos cardíacos e do volume de sangue ejetado por batimento cardíaco. Aumenta a pressão sanguínea. Aumenta o metabolismo de gordura contida nas células adiposas. 
Aminoácidos
Glutamato e GABA: O glutamato é o principal neurotransmissor excitário do sistema nervoso e atua em duas classes de receptores: Os metabotrópicos, que ativam vias de segundos mensagerios e os ionotrópicos, que exibem grande condutividade para as correntes iônicas. 
Já o GABA é importante na atuação de inibidor neurossináptico. Ele induz a inibição do SNC, causando a sedação. Ele se liga a receptores especificos em células neuronais, abrem-se os canais por onde entram os íons cloreto na célula, deixando-a hiperpolarizada e diminuindo a condução neuronal INIBE O SNC. 
AÇÕES DOS NEUROTRANSMISSORES: 
 DIRETAS: Age diretamente sobre um canal ionico , o qual se abre logo em seguida. Promove resposta rápida. Ex: Ach e AA. 
 INDIRETAS: Atuam através de segundos mensagerios. Promovem efeitos de longa duração. (CAMP, CGMP) Modificam o interior da célula, produzindo respostas finais diferentes. 
EIXO HIPOTÁLAMO – HIPÓFISE – ADRENAL
Modula o metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Produz efeito anti-inflamatório e supressão da resposta imune. 
O estresse libera neuropeptídeos que estimulam o hipotálamo a liberar CRH (Corticotrofina), que estimula a hipófise a secretar ACTH que irá estimular o cortex adrenal a sitetizar e liberar glicocorticoides e catecolaminas (Adrenalina e noradrenalina). A medula Adrenal libera adrenalina e noradreanalina. 
Hipófise: É uma pequena glandula endócrina conectada ao hipotálamo. Divide-se em hipófise anterior (adeno-hipófise) e a hipófise posterios (neurohipófise)
Hipotalamo: Ativa todo o sistema nervoso autonomo, em sua porção simpatica, ativando e desencadeando reações fisicas, mentais e psicológicas ao estresse.
Esse estresse ocorre em momentos de Alarme. Durante o estresse Agudo predomina a atuação de uma parte do sistema nervoso autônomo chamado sistema simpático, o qual proporciona descargas de adrenalina da medula da glândula suprarenal e de noradrenalina das fibras pós-ganglionares para a conrrente seguínea. 
Alterações: Aumento da frequência cardíaca e PA: Sangue circulando mais rapido melhora a atividade muscular, esquelética e cerebral. Facilita a ação e o movimento. 
Contração do Baço: Leva mais glóbulos vermelhos à corrente sanguínea, melhorando a oxigenação do organismo. 
Figado libera glicose: Pode ser utilizado como alimento e energia para os músculos e cérebro. 
Aumento da Freq Respiratória: Favoreve a captação de o2. 
FASE CRÔNICA: Há uma hiperatividade da glândula supra-renal sob influência da hipófise. Há um aumento do volume da supra-renal, atrofia do braço e das estruturas linfáticas. Aumenta também o numero de glóbulos brancos no sangue;

Continue navegando