Buscar

Estudo dirigido - Fisiologia - Potencial de membrana e sistema nervoso

Prévia do material em texto

Estudo dirigido
1. Organize as alternativas de modo que represente a sequência de eventos após a ligação de um neurotransmissor ao seu receptor. Os termos podem ser usados mais de uma vez ou nenhuma vez.
a) O potencial de ação dispara no cone axônico
b) A zona de disparo atinge o limiar de excitabilidade
c) A célula despolariza
d) Exocitose
e) Ocorre um potencial graduado
f) Os canais iônicos controlados por ligantes se abrem
g) Ocorre fluxo de corrente local
h) Ocorre condução saltatória
i) Os canais de Ca2+ voltagem dependentes se abrem
j) Os canais de K+ voltagem dependentes se abrem
k) Os canais de Na+ voltagem dependentes se abrem
2. Um neurônio que possui um potencial de membrana de -70 vai hiperpolarizar ou despolarizar quando ocorre os seguintes eventos?
a) K+ fica retido na célula
b) K+ sai da célula
c) Na+ entra na célula
d) Cl- entra na célula
e) Ca+ entra na célula
3. As substâncias químicas produzidas pelos neurônios podem ser classificadas em três tipos. Comente sobre cada uma delas, apontando características que as diferencie umas das outras.
4. Faça um diagrama contendo os tipos de neurotransmissores.
5. Defina, compare e diferencie os seguintes conceitos:
a) Somação temporal, somação espacial
b) Convergência, divergência
c) Neurônio sensorial, neurônio motor somático, neurônio simpático, neurônio parassimpático, neurônio autonômico
d) Neurônio aferente, eferente, interneurônio
e) Potencial graduado, Potencial de ação pós sináptico excitatório (PPSEs), Potencial de ação pós sináptico inibitório (PPSIs).
f) Limiar, tudo ou nada, sublimiar e supralimiar.
6. A sinapse é o local onde a informação é transmitida de uma célula a outra. Existem duas principais classes de sinapses. Identifique nos desenhos a seguir, o tipo de comunicação celular que está ocorrendo, explicando a sequência de eventos de cada uma delas.
a) b) 
 
7. Os receptores de neurotransmissores são membros de dois grandes grupos, ou famílias, de proteínas: canais iônicos controlados por ligantes, conhecidos como receptores ionotrópicos, e receptores acoplados às proteínas G, conhecidos como receptores metabotrópicos. Explique-os.
8. Os neurotransmissores são os mediadores da sinalização química entre os neurônios. Sobre eles, assinale verdadeiro ou falso. Se a afirmação estiver errada, corrige-a.
( ) Os neurotransmissores podem ser subdivididos em duas categorias principais: peptídeos e transmissores gasosos.
( ) Os transmissores peptídicos são sintetizados e armazenados no corpo celular e transportados para o terminal nervoso pelo transporte axônico rápido.
 ( ) A acetilcolina (ACh) é o único neurotransmissor que é utilizado na junção neuro muscular.
( ) Os três mais importantes aminoácidos neurotansmissores são o glutamato, a epinefrina e o GABA.
( ) O glutamato é o neurotransmissor presente na grande maioria das sinapses inibitórias no SNC e é precursor do GABA, o principal neurotransmissor inibidor.
( ) O GABA é produzido principalmente na medula espinal e seus receptores GABA A e GABA B atuam aumentando o fluxo de cloro e de potássio, respectivamente.
( ) As sinapses de glicina são encontradas, predominantemente, na medula e seu mecanismo de ação é o de aumentar a condutância ao Cl-.
( ) Dopamina, norepinefrina e epinefrina são catecolaminas e apresentam via biossintética comum, que se inicia com o aminoácido tirosina.
( ) Nos neurônios serotoninérgicos, no cérebro e no aparelho gastrointestinal, a serotonina é sintetizada a partir do aminoácido essencial, triptofano.
( ) O ATP é encontrado em todas as vesículas sinápticas e, por isso, também é liberado durante a transmissão sináptica, apresentando potencial de agir como transmissor.
( ) Os neurotransmissores gasosos não são armazenados nas vesículas sinápticas nem liberados por exocitose, são extremamente difusíveis e se difundem dos terminais sinápticos para as células vizinhas após sua síntese.
9. Analise o desenho e explique o que significa.
10. Diferencie o Sistema Nervoso Autônomo do Sistema Nervoso Somático.
11. Observe a figura abaixo e responda:
a) Morfologicamente o que diferencia um neurônio do outro?
b) Cada um dos neurônios participa de uma subdivisão do Sistema Nervoso Autônomo. Classifique-os.
c) Comente a relação sináptica que ocorre entre o neurônio pré-ganglionar e o neurônio pós-ganglionar (citando o tipo de neurotransmissor e o tipo de receptor).
d) Qual a diferença que os dois neurônios apresentam se tratando do neurotransmissor produzido e do tipo de receptor na junção neuroefetora?
12. Analise a imagem abaixo e identifique o Sistema Nervoso Simpático e o Sistema Nervoso Parassimpático. Explique as diferenças anatômicas entre eles e relate as consequências das ações de cada um nos diversos órgãos e sistemas.
13. Comente sobre o controle antagonista do Sistema Nervoso Autônomo. Todo órgão está sob a ação deste controle?
14. Sobre as células cromafins responda:
Qual a função?
Qual a localização?
Como o Sistema Nervoso Autônomo age sobre ela?

Continue navegando