A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Av1 Tratamento Resíduos Sólidos

Pré-visualização | Página 1 de 2

Cola 2
	A classificação de resíduos, conforme a NBR 10004/2004 é: Classe I ­ perigosos; Classe IIA ­ não inertes; Classe IIB ­ inertes.
	A coleta seletiva é um mecanismo importante de gestão de recursos sólidos. Muitos são os benefícios da implantação eficiente deste processo. Dentre os fatos destacados, qual o que não condiz com os verificados: Aumenta os custos de produção com o aproveitamento dos recicláveis pelas indústrias.
	A falta de aterros sanitários e usinas de incineração para tratamento e disposição adequado dos resíduos sólidos, não pode estar relacionada a: Provocar a chuva ácida.
	A ordem correta de atuação para o gerenciamento de resíduos e a mais favorável ao meio ambiente, segunda a Política Nacional de Resíduos Sólidos é: reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor.
	Alguns fatores precisam ser analisados antes da instalação de um aterro sanitário. Qual alternativa abaixo é incorreta quanto a estes fatores? Cor dos resíduos a serem despejados
	Assinale a alternativa que não diz respeito a atitudes de reutilização de materiais: Jogar papéis de bala nos boeiros
	Cite algumas características da Compostagem: Processo de reciclagem da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos, processo aeróbio controlado em que diversos microrganismos são responsáveis por transformações bioquímicas na massa de resíduos e humificação. Processo eficaz de reciclagem da parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos, apresenta vantagens econômicas pela produção do composto aplicável na agricultura - satisfatório para a contenção de encostas e para o combate da erosão, etc.
	Cite algumas características da incineração: Sua operação não é dependente de condições meteorológicas para ser realizado, não há contato direto dos operários com o lixo, mão de obra especializada para operação e manutenção
	Cite algumas características da Reciclagem: Minimização de resíduos para deposição final. Aumento da flexibilidade dos aterros . Melhoramento das condições de saúde. Redução dos impactos ambientais. Economia de energia.
	Cite algumas características dos resíduos perigosos: Possibilidade de produzir transformações biológicas, que aumentem seus efeitos prejudiciais, componentes tóxicos, efeitos nocivos por acumulação, não degradabilidade e no local de disposição
	Cite algumas medidas que as empresas devem adotar para reduzirem na fonte a emissão de resíduos? Alterações das matérias primas utilizadas, melhoramentos tecnológicos, alterações de procedimentos e práticas operacionais e redução das embalagens, adoção da logística reversa.
	Cite alguns impactos ambientais: Desmatamento, inversão Térmica, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, mudanças climáticas
	Cite alguns instrumentos da Análise Preliminar de Perigos (APP): Determinação das causas e dos efeitos da ocorrência dos eventos acidentais a ele associados. Utilização da técnica qualitativa para identificação de possíveis cenários de acidentes em uma dada instalação. Estimação preliminar do risco associado a cada sequência de eventos, a partir da estimativa da frequência e da severidade da sua ocorrência. Identificação e avaliação preliminar dos perigos presentes em uma instalação ou unidade
	Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo: Saúde humana, segurança e ecologia.
	De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, a classificação de resíduos inclui: Resíduos no estado semi­sólido resultante de atividades de origem industrial21/11/2014 BDQ Prova; Resíduos no estado sólido resultante de atividades de origem hospitalar; Resíduos no estado sólido e semi­sólido resultante de atividades de origem doméstica; Resíduos no estado semi­sólido resultante de atividades de origem agrícola.
	De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, a classificação dos resíduos quanto a sua periculasidade é classificada em: risco à saúde pública e ao meio ambiente.
	De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, os resíduos são classificados nas classes I, II, IIA e IIB que representam respectivamente: perigosos, não perigosos, não inertes e inertes.
	Do ponto de vista conceitual, existem elementos fundamentais para a atuação em processos de gestão integrada de resíduos sólidos que envolvem aspectos de tecnologia, de economia, de comunicação, de atuação social e ambiental. Qual alternativa abaixo não está relacionada a isto? Desprezo de aspectos sanitários e dos riscos à saúde humana.
	Existe dois tipos de coletas independentes feitas pelo município. Quais são? Convencional e seletiva
	Indique abaixo uma ação de coleta seletiva: Separação de lixo orgânico, metais e plásticos.
	Lixo Agrícola: É o esterco e o fertilizante.
	Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos e etc. Esse lixo normalmente é encaminhado para aterros sanitários.
	Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.
	Lixo Hospitalar: É o lixo produzido pelos hospitais e clínicas médicas e odontológicas. pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, dve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.
	Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isso, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.
	Lixo Tecnológico: São as TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral, pilhas e bacteriais.
	Não estão relacionados a resíduos industriais aqueles gerados por: Portos, aeroportos e ferrovias.
	Não são ferramentas do licenciamento ambiental: Ação civil pública
	No tratamento por destruição térmica, ou seja, por Co­processamento ou incineração, qual o principal problema ambiental gerado por estes tratamentos? Liberação de dioxinas e furanos
	O lixo gerado nas grandes cidades tem composição variada em função do lugar, do poder aquisitivo e dos hábitos. Supondo que um conjunto residencial resolveu adotar a coleta seletiva no condomínio, e identificou­se que, no 1º mês, o papel, o plástico, a matéria orgânica e os medicamentos foram os campeões de geração de resíduos. Marque a alternativa que corresponde à destinação CORRETA desses resíduos na ordem citada: Reciclagem, Reciclagem, Compostagem, Incineração
	O que é Desenvolvimento Sustentável? Crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social
	O que é Responsabilidade Ambiental? É um conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta.
	O que são resíduos sólidos? Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
	Os entulhos são classificados como resíduos: De construção civil.
	Os resíduos perigosos em geral, não estão relacionados a: matéria orgânica fermentável
	Por meio de quais meios recuperam­se matérias­primas que de outro modo seriam tiradas da natureza? Coleta seletiva e reciclagem.
	Por meio de quais meios recuperam­se matérias­primas que de outro modo seriam tiradas da natureza? coleta seletiva e reciclagem.
	Quais são as categorias do lixo urbano pode ser enquadrado segundo sua composição química? Orgânico e inorgânico