Buscar

Av1 Tratamento Resíduos Sólidos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cola 2
	A classificação de resíduos, conforme a NBR 10004/2004 é: Classe I ­ perigosos; Classe IIA ­ não inertes; Classe IIB ­ inertes.
	A coleta seletiva é um mecanismo importante de gestão de recursos sólidos. Muitos são os benefícios da implantação eficiente deste processo. Dentre os fatos destacados, qual o que não condiz com os verificados: Aumenta os custos de produção com o aproveitamento dos recicláveis pelas indústrias.
	A falta de aterros sanitários e usinas de incineração para tratamento e disposição adequado dos resíduos sólidos, não pode estar relacionada a: Provocar a chuva ácida.
	A ordem correta de atuação para o gerenciamento de resíduos e a mais favorável ao meio ambiente, segunda a Política Nacional de Resíduos Sólidos é: reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dispor.
	Alguns fatores precisam ser analisados antes da instalação de um aterro sanitário. Qual alternativa abaixo é incorreta quanto a estes fatores? Cor dos resíduos a serem despejados
	Assinale a alternativa que não diz respeito a atitudes de reutilização de materiais: Jogar papéis de bala nos boeiros
	Cite algumas características da Compostagem: Processo de reciclagem da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos, processo aeróbio controlado em que diversos microrganismos são responsáveis por transformações bioquímicas na massa de resíduos e humificação. Processo eficaz de reciclagem da parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos, apresenta vantagens econômicas pela produção do composto aplicável na agricultura - satisfatório para a contenção de encostas e para o combate da erosão, etc.
	Cite algumas características da incineração: Sua operação não é dependente de condições meteorológicas para ser realizado, não há contato direto dos operários com o lixo, mão de obra especializada para operação e manutenção
	Cite algumas características da Reciclagem: Minimização de resíduos para deposição final. Aumento da flexibilidade dos aterros . Melhoramento das condições de saúde. Redução dos impactos ambientais. Economia de energia.
	Cite algumas características dos resíduos perigosos: Possibilidade de produzir transformações biológicas, que aumentem seus efeitos prejudiciais, componentes tóxicos, efeitos nocivos por acumulação, não degradabilidade e no local de disposição
	Cite algumas medidas que as empresas devem adotar para reduzirem na fonte a emissão de resíduos? Alterações das matérias primas utilizadas, melhoramentos tecnológicos, alterações de procedimentos e práticas operacionais e redução das embalagens, adoção da logística reversa.
	Cite alguns impactos ambientais: Desmatamento, inversão Térmica, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, mudanças climáticas
	Cite alguns instrumentos da Análise Preliminar de Perigos (APP): Determinação das causas e dos efeitos da ocorrência dos eventos acidentais a ele associados. Utilização da técnica qualitativa para identificação de possíveis cenários de acidentes em uma dada instalação. Estimação preliminar do risco associado a cada sequência de eventos, a partir da estimativa da frequência e da severidade da sua ocorrência. Identificação e avaliação preliminar dos perigos presentes em uma instalação ou unidade
	Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo: Saúde humana, segurança e ecologia.
	De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, a classificação de resíduos inclui: Resíduos no estado semi­sólido resultante de atividades de origem industrial21/11/2014 BDQ Prova; Resíduos no estado sólido resultante de atividades de origem hospitalar; Resíduos no estado sólido e semi­sólido resultante de atividades de origem doméstica; Resíduos no estado semi­sólido resultante de atividades de origem agrícola.
	De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, a classificação dos resíduos quanto a sua periculasidade é classificada em: risco à saúde pública e ao meio ambiente.
	De Acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004, os resíduos são classificados nas classes I, II, IIA e IIB que representam respectivamente: perigosos, não perigosos, não inertes e inertes.
	Do ponto de vista conceitual, existem elementos fundamentais para a atuação em processos de gestão integrada de resíduos sólidos que envolvem aspectos de tecnologia, de economia, de comunicação, de atuação social e ambiental. Qual alternativa abaixo não está relacionada a isto? Desprezo de aspectos sanitários e dos riscos à saúde humana.
	Existe dois tipos de coletas independentes feitas pelo município. Quais são? Convencional e seletiva
	Indique abaixo uma ação de coleta seletiva: Separação de lixo orgânico, metais e plásticos.
	Lixo Agrícola: É o esterco e o fertilizante.
	Lixo Domiciliar Urbano: É constituído pelo lixo das casas, bares, lanchonetes, restaurantes, repartições públicas, lojas, supermercados, feiras e do comércio. Compõem-se principalmente de: sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos, vidros, trapos e etc. Esse lixo normalmente é encaminhado para aterros sanitários.
	Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerados pela natureza em aglomerações urbanas. No dicionário, ela é definida como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Lixo, na linguagem técnica, é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.
	Lixo Hospitalar: É o lixo produzido pelos hospitais e clínicas médicas e odontológicas. pelas múltiplas possibilidades que apresenta de transmitir doenças de hospitais, deve ser transportado em veículos especiais. Assim como o lixo industrial, a menos que passe por processos de tratamento específico, dve ser disposto em local apropriado ou ir para os incineradores.
	Lixo Industrial: É o lixo produzido pelas indústrias que possui características peculiares dependendo das matérias-primas utilizadas. Pode ser perigoso, até mesmo tóxico, e, por isso, a menos que passe por processos de tratamento específicos, não pode ter sua disposição final no mesmo local do lixo domiciliar.
	Lixo Tecnológico: São as TVs, rádios, aparelhos eletrônicos em geral, pilhas e bacteriais.
	Não estão relacionados a resíduos industriais aqueles gerados por: Portos, aeroportos e ferrovias.
	Não são ferramentas do licenciamento ambiental: Ação civil pública
	No tratamento por destruição térmica, ou seja, por Co­processamento ou incineração, qual o principal problema ambiental gerado por estes tratamentos? Liberação de dioxinas e furanos
	O lixo gerado nas grandes cidades tem composição variada em função do lugar, do poder aquisitivo e dos hábitos. Supondo que um conjunto residencial resolveu adotar a coleta seletiva no condomínio, e identificou­se que, no 1º mês, o papel, o plástico, a matéria orgânica e os medicamentos foram os campeões de geração de resíduos. Marque a alternativa que corresponde à destinação CORRETA desses resíduos na ordem citada: Reciclagem, Reciclagem, Compostagem, Incineração
	O que é Desenvolvimento Sustentável? Crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social
	O que é Responsabilidade Ambiental? É um conjunto de atitudes, individuais ou empresariais, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta.
	O que são resíduos sólidos? Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
	Os entulhos são classificados como resíduos: De construção civil.
	Os resíduos perigosos em geral, não estão relacionados a: matéria orgânica fermentável
	Por meio de quais meios recuperam­se matérias­primas que de outro modo seriam tiradas da natureza? Coleta seletiva e reciclagem.
	Por meio de quais meios recuperam­se matérias­primas que de outro modo seriam tiradas da natureza? coleta seletiva e reciclagem.
	Quais são as categorias do lixo urbano pode ser enquadrado segundo sua composição química? Orgânico e inorgânico
Quais são as fontes geradoras do lixo urbano? Doméstico são os gerados basicamente em residências. Comercial são os gerados pelo setor comercial e de serviços. Industrial são os gerados por indústrias (classe I, II e III). Hospitalares são os gerados por hospitais, farmácias, clínicas, etc. Especial que são as podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.
	Quais tipos abaixo podem estar relacionados aos resíduos urbanos quanto a origem? domiciliares e comerciais.
	Qual a diferença entre aterro sanitário e aterro controlado? O Sanitário possui manta de PEAD, controle de chorume e controle de emissões.
	Qual alternativa abaixo não diz respeito a um objetivo do novo conceito de gestão dos resíduos? Minimização de mão de obra
	Qual alternativa abaixo não diz respeito aos principais compostos gasosos produzidos em um aterro? Oxigênio.
	Qual dos itens abaixo impedem a instalação de um tratamento por biopilha: Lençol freático extremamente alto, menor de 1 metro.
	Qual ítem abaixo não está relacionado com exemplos de resíduos sólidos classificados quanto à composição química: água e petróleo.
	Qual o fator preponderante da Área Vulnerável que é a área no entorno da atividade dos trabalhadores? Análise de Vulnerabilidade
	Qual o significado de Reutilizar na implantação dos 3Rs? Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. Como exemplos podemos citar: a) reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos; b) reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário; c) aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados; d) instituir a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, móveis
	Qual órgão consultivo e deliberativo abaixo, tem a finalidade de assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais também acerca dos resíduos sólidos? CONAMA.
	São etapas do processo de coleta seletiva, exceto: Fiscalizar e multar os cidadãos que não aderirem ao processo de coleta seletiva.
	Segundo a NBR 10004/1987, define-se resíduo sólido como: Resíduos no estado sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade como um todo. Este tipo de resíduo pode ser classificados de diversas maneiras, como por exemplo: Industriais, urbanos e radioativos.
	Segundo a NBR 10004/2004, quanto as características físicas, os resíduos podem ser: Secos e molhados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais