Buscar

Caso 3 Agumentação

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA DA ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Professora. Maria Gení de Almeida Fortunato
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
 Caso Concreto 3
Com o conteúdo ministrado na aula foi possível compreender que a demonstração está a serviço da argumentação. Após a leitura das fontes acima indicadas, verificou-se que a prova demonstrativa (DNA) pode ser eventualmente dispensada, se houver fundamentadas razões para isso. Vamos fazer um exercício de raciocínio? Indique outras situações jurídicas em que a prova demonstrativa é a mais adequada para construir a argumentação jurídica, mas a impossibilidade de sua produção autoriza o uso de outras provas, flexibilizando o rigor jurídico em nome da busca da verdade.
A demonstração é muitas vezes procedimento indispensável para comprovar a verdade das alegações apresentadas. Há situações, porém como a realização de exame de DNA, em que a produção da prova técnica, de natureza demonstrativa, esbarra em outros direitos, o que exige do advogado uma verdadeira ponderação de interesses para avaliar qual fundamento jurídico deve predominar. Acreditamos que a presente reflexão, auxiliada pela pesquisa jurisprudencial, dará condições de perceber a válida relação entre demonstração, argumentação e produção de provas. A fim de ilustrar a resposta solicitada acima, segue.
Quando um prédio desmoronou, no centro do Rio de Janeiro, derrubando dois outros, suspeitou-se de que uma obra que fora realizada em um dos andares seria a responsável pelo desastre. Como comprovar isso se a estrutura do prédio nem mais existia? Os especialistas sugeriram que seria impossível realizar a pericia em meios a tantos escombros. Vale lembrar que alguns corpos sequer foram encontrados ao final das buscas. É possível dizer que os responsáveis ficarão impunes? Claro que não. Outras provas podem ser utilizadas, como fotos da estrutura original do prédio, comparadas com outras recentes, testemunhas ademais diversos indícios podem descobertos pela força da demonstração.

Continue navegando