Buscar

TRABALHO (PNE)

Prévia do material em texto

METAS DA PNE
O QUE É O PNE?
O Plano Nacional de Educação, é sancionado sem vetos pela presidente Dilma Rousseff, foi aprovado pela Lei nº 13.005/2014 em 26 de junho de 2014 e terá validade de 10 anos. Esse plano estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. Por isso, todos os estados e municípios devem elaborar planejamentos específicos para fundamentar o alcance dos objetivos previstos, considerando a situação, as demandas e necessidades locais.
OBJETIVOS DO PLANO
Elevação do nível de escolaridade da população. 
Melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis. 
Redução das desigualdades sociais quanto ao acesso e a permanência na educação pública. 
Democratização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
PRINCIPAIS METAS DA PNE
Possui um conjunto de 20 metas, para serem cumpridas até 2024, que estão relacionadas ao ensino desde as creches até a pós-graduação, elaborar um plano de educação no Brasil implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas no País, apresentaremos as metas 1,2,3,5,6,7,9,10 e 11.
METAIS 1,2,3
META 1: EDUCAÇÃO INFANTIL
Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.
Universalizar o ensino fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
META 3: ENSINO MÉDIO
META 2: ENSINO FUNDAMENTAL
Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade, e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE.
METAS 5,6,7,9
Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo.
META 9: ANALFABETISMO DOS ADULTOS
Fomentar a qualidade da educação básica em todas etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB
META 7: APRENDIZADO NA IDADE CERTA
Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas e atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
META 6: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
META 5: ALFABETIZAÇÃO
Alfabetizar todas as crianças do país até, no máximo, o final do 3º ano do Ensino Fundamental.
METAS 10,11
Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, na forma integrada à educação profissional, nos ensinos fundamental e médio. 
Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio (EPT), assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% da expansão no segmento público.
META 11: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
META 10: EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
O QUE ESTÁ SENDO FEITA PARA ALCANÇAR ESSAS METAS?
Infelizmente, o que mais tem acontecido é o descumprimento das metas dos planos de educação. A crise financeira é o maior entrave para que os municípios possam colocar seus planos em prática, considerando que dependem muito do complemento de verbas pelo governo federal. 
CONCLUSÃO 
  O PNE estabelece diretrizes para a educação brasileira até 2024. Tudo isso por meio da definição de 20 metas que visam a garantia do direito à educação com qualidade, assegurando o acesso, a universalização do ensino obrigatório e a ampliação das oportunidades educacionais, a redução das desigualdades, a valorização da diversidade e a valorização dos profissionais da educação.
 A conclusão é que o país está bem longe de alcançar os objetivos e que será um grande desafio cumprir as missões até 2024, prazo estabelecido para que as metas do PNE se concretizem pela Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014.

Continue navegando