Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Dialética


Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Dialética (FIL04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (Cod.:426375) (peso.:4,00)
	Prova:
	8706313
	Nota da Prova:
	10,0
Parte superior do formulário
	1.
	Platão, um dos maiores filósofos da história e discípulo afamado de Sócrates, era, entretanto, um crítico da democracia ateniense, sendo ele mesmo de origem aristocrática. Defensor do idealismo, Platão acreditava que os conceitos de belo, justo e do bem existiram em um plano absoluto, que ele denominava "mundo das ideias". Desta forma, ela opunha-se à perspectiva dos sofistas, principais ideólogos da democracia grega nesta questão. Qual acontecimento levou Platão a ser contrário à democracia e que crítica este fazia a mesma?
	Resposta Esperada:
O assassinato de Sócrates, decidido pelos cidadãos reunidos na ágora, levou Platão a voltar-se contra a democracia. Para Platão, a perspectiva sofística de que o justo era determinado pela opinião era abominável e conduzia a situações como a morte de Sócrates. Dentro do ideal platônico, a justiça jamais poderia ser obtida pelo debate apaixonado, como defendiam os sofistas, e sim apenas pela razão.
	2.
	Marcuse foi um dos mais destacados pesquisadores do Instituto de Pesquisa Social e aquele que logrou tornar-se popular, não só nos E.U.A., onde se radicou, mas em todo o mundo, tornando-se uma leitura quase que obrigatória nos meios intelectuais. Durante a década de 60, suas ideias eram debatidas e adotadas por muitos militantes revolucionários, especialmente entre a chamada "nova esquerda" europeia, marcando os movimentos estudantis do período. Qual a crítica que Marcuse fazia, tanto à sociedade capitalista de seu tempo quanto à sociedade soviética, onde o socialismo havia sido implantado?
	Resposta Esperada:
Herbert Marcuse chamou a atenção para o fato de, tanto no capitalismo quanto no socialismo de seu tempo, a sociedade reger-se por uma racionalidade técnica e operacional. Este tipo de racionalidade havia conduzido estas sociedades à produção em massa, sem levar em conta as reais necessidades humanas. Isto implicava um consumismo exagerado e a padronificação da cultura e das pessoas.
Parte inferior do formulário