Buscar

libras na matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Adaptações curriculares
	Em função da publicação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996, que estabelece a inserção de crianças com deficiência em escolas de ensino regular. 
O processo de inclusão pede uma abordagem diferenciada, desde as adaptações curriculares até o fornecimento de material. "Se a escola da rede pública possui uma verba para seu plano de desenvolvimento escolar e recebe uma criança cega, a compra de material para esse aluno deve ser contemplada", explica. 
A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos, que envolvem fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação, até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Reflete, também, todas as experiências em termos de conhecimento que será proporcionado aos alunos de um determinado curso.
AEE
O AEE é um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.	O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.
O que faz o AEE
•           apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades.
•           disponibiliza o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização.
•           oferece tecnologia assistiva – TA.
•           adéqua e produz materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades especificas dos alunos.
•           oportuniza ampliação e suplementação curricular (para alunos com altas habilidades).
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
Metodologias de Ensino para Surdos 
	No ensino da Matemática para alunos surdos, é fundamental que o professor realize atividades por meio da utilização de diferentes recursos, com base na experiência visual. A educação bilíngue possibilita o desenvolvimento dos alunos surdos, pois visa o ensino em Libras. Para isso, é necessário ter professores fluentes, conhecedores da cultura surda e das múltiplas identidades surdas presentes em cada sala de aula.
O professor precisa ter em mente os seguintes objetivos.
 1- Discutir a importância da Matemática para alunos surdos. Como qualquer outro aluno, o surdo precisa também se conscientizar do papel da matemática na sua vida para o verdadeiro exercício da cidadania. Além disso o professor deve mostrar as relações importantes com o cotidiano, trazer a experiência da rua para a sala de aula. 
2- Estimular a leitura e a interpretação em LIBRAS das situações problemas, mesmo que o professor não saiba LIBRAS, com a ajuda do interprete, o aluno precisa ler e compreender os enunciados dos problemas na sua língua, com certeza facilitara a resolução dos problemas. E se o aluno ainda não tem o domínio em LIBRAS, os exemplos, imagens, material concreto são muito importantes. 
3- Utilizar sempre recursos visuais e atividades concretas, como exemplos: o mapa de uma cidade, a planta de uma residência, o desenho de um trajeto, dentre outros pois auxiliam no de desenvolvimento da percepção espacial, comunicação visual etc. 
4- Utilizar o recurso aos jogos matemáticos. O s jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois, permitem que estes sejam apresentados de forma atrativa e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução. Um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver. (PCN, 1998).
Bibliografia
http://unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2012/Educacao%20e%20desenvolvimento%20humano/artigo/o%20ensino%20da%20matematica%20e%20o%20aluno%20surdo%20um%20cidadao%20bilingue%20.pdf
Acesso 07/04/2015 as 10:13 a.m.
http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/788-0.pdf
Acesso 06/04/2015 as 14:06 p.m.
http://www.educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/secretaria/unidade/216-institucional/se-115-secao-de-educacao-especial/1668-atendimento-educacional-especializado
Acesso 06/05/2015 as 18:14 p.m.
http://www.ame-sp.org.br/noticias/jornal/novas/tejornal29.shtml
Acesso 06/04/2015 as 20:09 p.m

Outros materiais