Buscar

MODALIDADES ESCRITA E ORAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MODALIDADES ESCRITA E ORAL
A prática da língua se desenvolve em duas modalidades: oral e escrita. Embora não sejam excludentes, elas se manifestam com certas características, e por intermédio delas, podemos diferenciá-las.
A linguagem, oral ou escrita, é um meio de transmitir as ideias, os conhecimentos acumulados, os hábitos práticos, a experiência de vida de uma geração para a outra e promover a educação das novas gerações.
 linguagem oral
Na linguagem oral há uma tendência a informalidade. Quem fala tende a ser espontâneo e há uma certa agilidade no raciocínio, fazendo com que não haja, muitas vezes, uma preocupação formal e estética no discurso. 
 Linguagem escrita
Não há necessidade de contato direto com o leitor, porém há necessidade de coerência no texto, para que a mensagem seja clara.
 Linguagem oral e escrita
Ambas as linguagens apresentam características distintas que variam de acordo com o indivíduo que a utiliza, portanto considerando que as mesmas sofrem influência da cultura e do meio social, não se pode determinar que uma seja melhor que a outra.
 Comparações
Oral
Escrita
Informal
Direta
Formal
Indireta
Incorrigível
Corrigível
Vocabuláriorestrito(uso de gírias)
Vocabulárioamplo
Contém erros
Frasesfeitas
Perfeição
Planejada
 Fala e escrita
 
A FALA É DISTINTA DA ESCRITA, NÃO ESCREVEMOS CONFORME FALAMOS...
Todos falam e alguns escrevem...é muito provável falar mais muito pouco escrever.
Quando se fala muitas coisas se passam, na mente, temos um caráter maior de envolvimento. Precisamos de contexto para poder entender o que se diz ou escreve.
 A fala
Fala ato ou efeito de falar. Capacidade do ser humano de se exprimir e comunicar por meio de palavras...
A fala, por sua vez, é individual e imbuída visão cultural, ideológica e social do falante.
 A escrita 
É a representação da palavra por meio de sinais convencionais. Dessa forma a escrita caracteriza-se com a materialização do pensamento.
Facilita a comunicação com a sociedade.
 Marcuschi: 
‘‘Discorre sobre as relações entre a fala/escrita não é referir-se a algo consensual nem mesmo como objeto de análise. Trata-se de fenômenos de fala e escrita. As relações entre fala e escrita não são óbvias nem lineares, pois elas refletem um constante dinamismo fundado no continuo que se manifesta entre essas duas modalidades de uso da língua.’’
 Integrantes:
Célia
Géssyka
Lucas
Quédyma
Wilza

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais