Buscar

Apresentação - Aloe - Fitorerapicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome popular: Babosa, 
Nome Científico: Aloe vera (L.) Burm.f
Parte utilizada: Seiva das folhas
A droga vegetal é constituída pelas folhas frescas, contendo gel incolor, mucilaginoso, obtido das células parenquimáticas, constituído de, no mínimo, 0,3% de carboidratos totais.
Para a identificação da aloe é utilizado o método de cromatografia em camada delgada 
Constituintes químicos presentes: 
Uma concentração elevada de substâncias fito-ativas responsáveis pelas defesas da planta contra ataques ambientais como, frio, calor, radiações e pragas. Nestas substâncias destacam-se as antraquinonas e antronas C-glicosídeos, presentes em quase todas as espécies de aloes.
Apesar da casca da folha de Aloe vera ser rica em fibras, minerais e aminoácidos são contra- indicada para o setor alimentício, devido principalmente à presença destas antraquinonas, que dentre outras reações adversas são potentes laxativos.
Cascas de folhas de aloés restringem-se a poucas aplicações na indústria cosmética sendo comercializada na forma de extratos oleosos (produtos lipossolúveis). 
Estima-se que mais de 200 substâncias ativas façam parte do gel de Aloe vera, destas, a classe mais abundante é a dos polissacarídeos, responsáveis pela aparência viscosa do gel. 
Mananas especiais presentes exclusivamente em aloés já foram isoladas, estudadas e tiveram suas propriedades reconhecidas como terapêuticas ao sistema imunológico Comercialmente são conhecidas com a marca registrada de “ACEMANNAN”. Na polpa de aloe há dois tipos de mananas, o puro e a glucomanana que possui resíduos de Glicose em alguns pontos da molécula.
Compostos nitrogenados, na forma protéica (aloctinas A e B) ou na forma de aminoácidos livres. Pesquisas têm mostrado que dos 22 aminoácidos necessários para a síntese de proteínas, 20 já foram detectados na forma livre nas várias espécies de aloés (7 dos 8 essenciais), sendo a arginina, um dos mais comum na Aloe vera.
Lipídeos (5% do gel seco), b-sistosterol, ácido palmítico e cítrico, enzimas como as ciclo-oxigenases, lactatos, salicilatos, lupeol, eicosanoides (hormônios de plantas) são também encontrados nas várias espécies. 
O ácido málico, (presente em torno de 1,3%) é um importante componente do gel de Aloe vera, e sua ausência tem sido utilizada como forma de comprovação de fraudes em produtos comerciais. 
Muitas substâncias inorgânicas já foram isoladas e identificadas com valores significativos. Análises de Aloe vera liofilizada(*) reportadas revelam altos índices de potássio (~6,6%) e cálcio (~4,7%); além de magnésio (0,7%) e sódio (0,2%).
Aplicação da droga vegetal
extraordinário poder de cura de feridas. 
anestésico, reduzindo de pronto a dor. 
destrói as bactérias na área afetada e penetra rápida e profundamente na pele estimulando a circulação do sangue nas áreas circunvizinhas, diminuindo o perigo de inflamações e favorecendo a formação de novos tecidos; dissolve as partículas mortas do tecido e absorve-as, de maneira que a ferida pode sarar depressa e sem empecilhos.
Previne a isquemia cutânea, cura dermatite causada por queimaduras de toda espécie (queimaduras causadas pelos raios do sol, por produtos químicos e radiações, frio extremo, eletricidade etc.) e necrose. 
acelera os processos de cura, ao inibir a ação das bactérias e desempenha um papel de anti-envelhecimento, pois restabelece o equilíbrio de regeneração e degeneração da pele pelo aumento da síntese das fibras colageno e da elastina. 
diminui as dores e a coceira inibindo a formação de melanina o que evita o aparecimento de manchas na pele, graças ao seu teor de tirosinase. 
acelera a regeneração do tecido celular, e isso tudo porque o seu gel fresco chega rapidamente até a camada que constitui o núcleo germinativo da pele, podendo assim exercer efeitos de cura incríveis.
Entre muitas outras aplicações
A extensa e pormenorizada pesquisa desenvolvida pelo Sr. Michael Peuser constatou a utilidade da Aloe como agente ou auxiliar terapêutico em casos de:
Aids, acne, artrite, aracnoidite, abscessos, afecções cutâneas, alergias, amigdalite, anemia, arranhões, arteriosclerose, asma, arritmia cardíaca;
Bolhas nos pés;
Câncer, catarata, catarro, cegueira, cistite, cistos, colite, cirrose, coceiras;
Diabetes, doença renal, dermatofitose, derrame cerebral, doença de Bechterew, doença de Chron, dores de dente;
Efeitos colaterais da quimioterapia, eczemas, enzimas, epilepsia, erisipela, escaras, esclerose, eritrasma, esclerodermia, esquizofrenia;
Fibromialgia, fístulas, flatulência, foliculite, furúnculo, frieiras;
Gastrite, glaucoma, gota;
Hanseníase, hematomas, hemorróidas, hemostasia, hepatite, herpes, herpes zoster, hipertensão arterial;
Impotência, impetigo, incontinência urinária, inflamações;
Leishmaniose, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), luxações;
Mau hálito, manchas na pele, micose;
Neurites, Neurodermatite;
Otite;
Picadas e mordidas de insetos e bichos, problemas com os cabelos, psoríase, proteção contra raios ultravioletas;
Queimaduras solar, por radioatividade ou raios X;
Reumatismo, redução dos níveis de colesterol;
Sangramento da gengiva, seborréia, sinusite;
Terçol, tétano, tuberculose;
Úlceras, urticárias;
Varizes.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Farmacopeia Brasileira, 5ª edição, volume 2. Brasília, 2010. Disponível em
http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cd_farmacopeia/pdf/farmacopeia_volume_2_2803.pdf. Acesso em: 07 nov. 2014.
GUERRA MFL, OLIVEIRA RAG, ARAÚJO EC. Uso empírico in natura de aloe sp em portadores de conjuntivite. Revista de Enfermagem Online UFPE. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/404/1412>. Acesso em 12 nov. 2014.
DUTRA, VC. Dossiê Técnico - Identificação de plantas medicinais. Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro – REDETEC. Disponível em http://www.respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/NTY3MQ==. Acesso em 12 nov. 2014
PEUSER, M. Os Capilares Determinam Nosso Futuro. St. Huberts Prod. Nat. Ltda. (2003).
BIBLIOGRAFIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando