Buscar

Caso Concreto 01 - D. Empresarial I.docx

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 01 – D. EMPRESARIAL I
CASO CONCRETO:
Dois artistas plásticos decidem abrir uma galeria de arte para expor e comercializar suas obras. Para tanto, pretendem alugar um imóvel e contratar 5 colaboradores que trabalharão no regime da CLT. Diante dessa situação hipotética, e considerando seus estudos sobre a Teoria da empresa, adotada pelo ordenamento jurídico brasileiro, pergunta-se se essa atividade pode ser considerada como atividade empresarial. Justifique sua resposta.
R = O parágrafo único do artigo 966 do CC prevê e regula a realidade em tela. De modo que os artistas não constituem empresa, ainda que contratem colaboradores e não se concretizem como elemento de empresa. Visto isso, a atividade dos dois artistas plásticos não caracteriza atividade empresarial conforme o dispositivo supracitado.
QUESTÃO OBJETIVA 1:
(OAB Unificado – 2007,2) Considerando o atual estágio do direito comercial (empresarial) brasileiro, assinale a opção correta.
A) O Código Civil de 2002, assim como o Código Comercial de 1850, adotou a teoria da empresa.
B) O Código Civil de 2002 não revogou a antiga legislação sobre sociedades por quotas de responsabilidade limitada.
C) O Código Civil de 2002, revogou totalmente o Código Comercial de 1850. 
D) A Constituição da República estabelece a competência privativa da União para legislar sobre direito comercial (ou empresarial).
QUESTÃO OBJETIVA 2:
Assinale a alternativa correta:
A) O Estabelecimento empresarial é composto exclusivamente de bens moveis e imóveis, utilizados pelo empresário ou sociedade empresária para o exercício da atividade empresarial.
B) A atividade empresária não pode ser exercida por pessoas jurídicas.
C) Quem exerce profissão intellectual, de natureza científica, literária ou artistica será sempre considerado empresário.
D) De acordo com o Código Civil, considera-se empresário todo aquele que exerce, de forma Professional, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.

Continue navegando