Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS GABARITO DA PROVA

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201803404944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere os tipos de conhecimento: I - Este tipo de conhecimento do mundo se dá a partir da separação entre as esferas do sagrado e do profano; II - Pode ser traduzido como amor à sabedoria, à busca do conhecimento; III - Esse tipo de conhecimento nasce da tentativa do homem de resolver os problemas da vida diária. Daí esse tipo de saber implicar em juízos pessoais acerca das coisas, pois parte dos valores de cada indivíduo, mediante as situações vivenciadas. IV- É definido como aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade. Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem. Marque a sequencia correta de acordo com os tipos de conhecimento:
		
	
	I. Conhecimento senso comum II. Conhecimento filosófico; III. Conhecimento religioso; IV. Conhecimento científico.
	 
	I. Conhecimento religioso; II. Conhecimento filosófico; III. Conhecimento senso comum; IV. Conhecimento científico.
	
	I. Conhecimento religioso; II. Conhecimento senso comum; III. Conhecimento filosófico; IV. Conhecimento científico.
	
	I. Conhecimento científico; II. Conhecimento senso comum; III. Conhecimento religioso; IV. Conhecimento filosófico.
	
	I. Conhecimento filosófico; II. Conhecimento senso comum; III. Conhecimento científico; IV. Conhecimento religioso.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201803071923)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Mello (2014), "é pela socialização que o mundo social " com seus diversos significados, hábitos de vida, regras, normas e valores morais, por exemplo "é interiorizado pelo indivíduo e passa a fazer parte de sua experiência subjetiva". Com base nas afirmativas a seguir, identifique aquela(s) que corresponde(m) ao conceito de socialização:
(A) É o processo por meio do qual os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento do seu mundo social;
( B ) É um processo de aprendizagem que se apoia, em parte, no ensino explícito e em parte, na aprendizagem latente;
( C ) É um processo de aprendizagem que se baseia, também, no relacionamento com os outros;
( D ) É um processo de aprendizagem que tem início na infância e prosseguem ao longo da vida;
( E ) É por meio dela que nos tornamos membros de uma sociedade e assimilamos a sua cultura.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	A, B e C
	 
	A, B, C, D e E
	
	A, C e D
	
	A, B. C e E
	
	A, C e E
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201802816177)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociologia surge no século XIX intimamente relacionada com o processo de industrialização, com o fortalecimento do capitalismo, com o aumento da população das cidades e com o surgimento da classe operária e de novas formas de governo. Tudo isso pode ser considerado como fruto das revoluções burguesas. É nesse contexto que nasce a sociologia e o interesse do homem burguês de compreender o mundo social no qual é inserido. ¿Nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As ideias etnocêntricas que temos sobre as ¿mulheres¿, os ¿negros¿, os ¿empregados¿, os ¿paraíbas de obra¿, os ¿colunáveis¿, os ¿doidões¿, os ¿surfistas¿, as ¿dondocas¿, os ¿velhos¿, os ¿caretas¿, os ¿vagabundos¿, os ¿gays¿, e todos os demais ¿outros¿ com os quais temos familiaridade, são uma espécie de ¿conhecimento¿, um ¿saber¿ baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.¿ (ROCHA, Everardo P.G. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. Adaptado) A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o fenômeno do etnocentrismo é:
		
	
	Vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas.
	
	Compreendemos o ¿outro¿ nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença
	
	Compreendemos o ¿outro¿ nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na homogeneidade cultural.
	
	Relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado
	 
	Criamos um conjunto de "outros" que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201802391282)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
		
	
	Do Serviço Social.
	 
	Do Estado Social.
	
	Do Pacto Social.
	 
	Do Contrato Social
	
	Do Aluguel Social.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201802801290)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O positivismo de Comte compreende três estados de desenvolvimento da sociedade e há gradações entre um estado e outro. A opção que apresenta corretamente a abordagem desse filósofo é:
		
	
	Para Augusto Comte, o estado mais importante a ser alcançado é o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado teológico seria aquele aplicado à pesquisa científica, sendo, portanto, considerado pelo filósofo o estado mais importante.
	
	Para Augusto Comte, o estado positivo não está voltado para a investigação científica e não representa a superação do estado teológico e o metafísico.
	 
	Para Augusto Comte, o estado positivo está voltado para a investigação científica e é alcançado após superação do estado teológico e o metafísico.
	
	Para Augusto Comte, o estado metafísico trata do estado mais importante porque trata das causas primeiras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201803125212)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(...) o papel da divisão do trabalho aumenta a força produtiva e a habilidade do trabalhador, ela é condição necessária do desenvolvimento intelectual e material da sociedade, e é a fonte da civilização (...) A divisão do trabalho cria um sistema de solidariedade,e é a divisão do trabalho sexual que conforma a vida conjugal, ou a solidariedade conjugal. (...) o conjunto das regras jurídicas que constituem o casamento apenas simboliza o estado da solidariedade conjugal (...) Qual dos seguintes estudiosos estudou o fenômeno da Divisão do Trabalho?
		
	
	Frederich Engels
	 
	Max Weber
	 
	Émile Durkheim
	
	Karl Marx
	
	Augusto Comte
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201802235771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Weber, a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas cujo próprio caráter social reside no significado interior, ou seja, no sentido que possuem para os indivíduos que as praticam. Nesse sentido, a ação social se configura como uma ação intencional. Trata-se de ação social, EXCETO quando você
		
	 
	Atua motivado por um hábito fisiológico.
	
	Atua motivado por crença religiosa.
	
	Atua por hábito, imitação ou motivado por emoção
	
	Molda seus atos com o intuito de influenciar os outros.
	
	Atua considerando a pessoa do outro.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201803041778)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As definições em Marx de: a) O conjunto social da tecnologia de produção, as forças produtivas, e os arranjos sociais através dos quais uma classe une suas forças produtivas para produzir todos os bens, inclusive o excedente, e a outra dele se apropria,as relações sociais de produção. (HUNT, 2005, p.2) e b)  A parte da produção material da sociedade que sobra, após serem deduzidos os custos materiais necessários para a produção. São consideradas respectivamente como:
		
	
	Forças Produtivas e Classe Social
	 
	Modo de Produção e Excedente de Produção
	
	Forças Produtivas e Modo de Produção
	
	Modo de Produção e Relações de Produção
	 
	Classe Social e Excedente de Produção
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201803035952)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é o termo usado para expressar a interação entre as diferentes culturas, sem hierarquização de saberes e modos de vida, privilegiando o reconhecimento, a valorização e incorporação de identidades múltiplas nas formulações de políticas públicas e nas práticas cotidianas?
		
	 
	Multiculturalismo
	
	Multiplicidade
	
	Aculturação
	
	Monolitismo
	
	Tradicionalismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201802843729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"A família contemporânea tem passado por transformações e tem se organizado e reorganizado de novas maneiras, não se limitando ao modelo de família nuclear. Nas novas organizações familiares, os papéis são constantemente reavaliados. A pluralidade de situações cotidianas impede a existência de um padrão dominante de casamento e família. Mesmo que os papéis tenham se flexibilizado, ainda são as mulheres, na maioria das vezes, as principais responsáveis pela administração doméstica e familiar. As novas configurações familiares estão presentes tanto na sociedade como também nas comunidades religiosas." (gestaoecuidado.blogspot.com/.../familia-contemporanea-e-seus-novos)
		
	 
	As famílias homoafetivas surgem como um modelo em crescimento, lutam por direitos iguais aos da familiar nuclear, mas esta ainda se mantém predominante na sociedade brasileira.
	
	As famílias homoafetivas não são reconhecidas como tais. pois os laçoc que definem a família são os laços biológicos.
	
	Os novos modelos de família trazem novas configurações, mas são rejeitadas pela sociedade estando, por isso, ameaçados de extinção.
	
	Não há por parte da religião nenhuma rejeição a formação de famílias homoafetivas na sociedade brasileira.
	
	A família nuclear permanece predominante somente por ter os direitos de adoção, partilha de bens como exclusividade dela.

Continue navegando