Buscar

acoes propostas (mkt)

Prévia do material em texto

Ações propostas 
As informações fornecidas pelos mercados alvos são essenciais na identificação do composto de marketing (FERRELL et al., 2000). O composto de marketing são os chamados 4 (quatro) P’s de McCarthy. “O reconhecimento das forças ambientais que agem sobre uma organização é de importância estratégica para transformar problemas em oportunidades de crescimento.” (COBRA, 1992, p. 41). Essa interação da organização com seus ambientes interno e externo se realizam por meio dos 4 (quatro) P’s. São eles, segundo Kotler (2000): Produto; Preço; Promoção; e Praça. A boa realização destes 4 P’s vai abrir espaço para a empresa melhor se posicionar no mercado junto aos consumidores, proporcionando maiores possibilidades do alcance da vantagem competitiva. Abell (1995, p. 114) prefere ir além dos já bem conhecidos 4 P’s para definir estratégias de marketing. Segundo o autor, “qualquer atividade funcional que possa contribuir para se atingir o programa da empresa no mercado, deve ser incluída”
Mix mercadológico 
Produto 
Para Kotler e Armstrong (2007) produto é “algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade”. Para a elaboração de um produto, muitos fatores são levados em conta, os autores definem três níveis de produto para a sua elaboração, o produto núcleo que é o benefício central, caracteriza a essência funcional do produto; o produto básico que contém como diretriz os fatores embalagem, nome da marca, nível de qualidade, design e características específicas do produto e o terceiro nível que implica nos serviços que envolvem a aquisição do produto como, instalação, serviço de pós-compra, garantia de entrega e crédito.
Preço 
Las Casas (2006) descreve que “o preço ajuda a dar valor às coisas e representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra dos produtos comercializados”. Essa ferramenta também é conceituada por Kotler e Armstrong (2007) como sendo “a quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço, é a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de obter ou utilizar um produto ou serviço”.Para Kotler e Keller (2006) o preço é o único elemento do mix de marketing que gera receita, os demais produzem custos, também é um dos elementos mais flexíveis, pois ele pode ser alterado com rapidez. 
Promoção e comunicação 
Segundo Kotler (1998), promoção é o conjunto de ações que estarão incidindo sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação. Las Casas (2006) define como outra variável controlável do composto de marketing que recebe o significado de comunicação. Para Kotler e Armstrong (2007) o marketing moderno exige mais do que apenas desenvolver um bom produto, colocar um preço competitivo e à disposição dos clientes. As empresas também precisam se comunicar com os clientes existentes e potenciais, e aquilo que comunicam não deve ser deixado ao acaso, todos os seus esforços de comunicação devem ser combinados em um programa de comunicação de marketing consistente. A composição dos instrumentos de comunicação pode ser definida como as principais ferramentas de promoção, tais como: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e/ou publicidade, força de vendas e marketing direto.
Pontos de distribuição 
A ferramenta praça, definida também como canal de distribuição, diz respeito ao caminho que o produto percorre desde sua produção até o consumo. Kotler e Armstrong (2007) definem como “um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de oferecimento de um produto ou serviço para uso ou consumo de um consumidor final ou usuário empresarial”.Um bom produto e um preço adequado não são suficientes para assegurar vendas. É necessária também a existência de uma forma eficiente de conduzir os produtos até os compradores finais. Caso contrário, o plano de marketing será deficiente, pois os consumidores estão acostumados e muitas vezes exigem comprar seus produtos em locais que lhe sejam acessíveis, convenientes e disponíveis quando necessitarem. (LAS CASAS, 2006)
Organização de marketing –
 Segundo Kotler e Keller (2012), O marketing deve afetar todos os aspectos da experiencia do cliente, as empresas devem administrar adequadamente todos os possíveis pontos de contato com o cliente – leiaute das lojas, design de embalagens, funções do produto, treinamento de funcionários e modalidades de transporte e logística. O marketing também deve exercer influencia sobre as principais atividades da administração geral, tais como inovação de produto e desenvolvimento de novos negócios. Para criar uma organização forte em marketing, os profissionais de marketing devem pensar como os executivos de outros departamentos, e os executivos de outros departamentos devem pensar como os profissionais de marketing. Como disse David Packard, da Hewlett-Packard, certa vez observou: `` O marketing é importante demais para ser deixado ao departamento de marketing``. 
KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1998.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
LAS CASAS, A. L. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 7 ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006. ______. Marketing de Serviços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FERRELL, O. C., & HARTLINE, M. D. (2009). Estratégia de Marketing. São Paulo: Cengage Learning

Continue navegando

Outros materiais