Buscar

Apol 1 Elementos Direito Penal e Inquérito Policial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Elementos do Direito Penal 
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
Este período conhecido também como período das luzes, trouxe novamente para o direito penal os princípios, conceitos e institutos do direito romano.
Fonte: QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016.
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, assinale a alternativa que indique a qual movimento ou período o autor se refere no trecho acima:
20.0
	
	A
	Iluminismo
Você acertou!
Justificativa: O movimento iluminista, caracterizado pela centralidade da ciência e racionalidade crítica, passa a influenciar os doutrinadores do direito. Este período conhecido também como período das luzes, trouxe novamente para o direito penal os princípios, conceitos e institutos do direito romano.
Referência: QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016, p. 9.
Questão 2/5 - Inquérito Policial 
As “provas ou os elementos de convicção, inocência ou responsabilização do infrator são colhidos durante o que se chama persecutio criminis, ou persecução penal, que se inicia no momento da prática do crime.” (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017).
A investigação tem duas fases. Sobre elas, leia o texto abaixo e assinale a alternativa que contém as expressões corretas para completar as lacunas:
A investigação tem duas fases. A fase _____________ tem início com o inquérito policial, instrumento utilizado pelo Estado para preparar, investigar e reunir elementos que porventura responsabilizem o suspeito em relação aos atos praticados ou que conduzam à ausência de elementos de suposta responsabilização. A fase _____________, por sua vez, ocorre perante o Poder Judiciário, quando se tem prova cabal de que ocorreu o delito e indícios suficientes de que o suspeito é o responsável pela prática do crime.
Nota: 20.0
	
	A
	Fase inquisitiva ou pré-processual – fase acusatória ou processual.
Você acertou!
A investigação tem duas fases. A fase inquisitiva ou pré-processual tem início com o inquérito policial, instrumento utilizado pelo Estado para preparar, investigar e reunir elementos que porventura responsabilizem o suspeito em relação aos atos praticados ou que conduzam à ausência de elementos de suposta responsabilização. A fase acusatória ou processual, por sua vez, ocorre perante o Poder Judiciário, quando se tem prova cabal de que ocorreu o delito e indícios suficientes de que o suspeito é o responsável pela prática do crime. (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 19).
	
	
	
Questão 3/5 - Inquérito Policial 
“A verdade real é aquela que mais se aproxima da realidade dos fatos.” (GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017).
O que prenuncia o princípio da verdade real?20.0
	
	
	
	
	B
	O juiz deve averiguar os fatos além dos limites artificiais da verdade formal.
Você acertou!
O princípio da verdade real impõe que o juiz deve averiguar os fatos além dos limites artificiais da verdade formal, ou seja, daquilo que os sujeitos processuais levam ao processo criminal.
(GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 44).
	
	
	
Questão 4/5 - Inquérito Policial 
De acordo com determinado princípio processual penal, a autoridade policial não pode desistir de suas investigações e o Ministério Público não pode desistir da ação penal.
Qual é o princípio que determina a impossibilidade de tal desistência?
	
	E
	Princípio da indisponibilidade.
Você acertou!
Pelo princípio da indisponibilidade, a autoridade policial não pode desistir de suas investigações e o Ministério Público não pode desistir da ação penal.
(GARCIA, Flúvio Cardinelle. Inquérito policial: uma visão panorâmica. Curitiba: InterSaberes, 2017, p. 47).
Questão 5/5 - Elementos do Direito Penal 
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
São chamadas “escolas penais” as correntes filosófico-jurídico em matéria penal que influenciaram a evolução e norteiam o direito penal até hoje. Segundo Anibal Bruno, jurista brasileiro: “As escolas penais são corpos de doutrinas mais ou menos coerentes sobre os problemas em relação com o fenômeno do crime e, em particular, sobre os fundamentos e objetos do sistema penal. ” 
Fonte: QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016. 
De acordo com os estudos realizados e a apostila básica indicada para esta disciplina, assinale a alternativa que indique quais foram as principais escolas penais:ta: 20.0
	
	
	
	
	B
	A Clássica, a Positivista e a Técnico Jurídica
Você acertou!
Justificativa: As principais escolas penais foram a Clássica, a Positivista e a Técnico Jurídica.
Referência: QUENEHEM, Rômulo. Material de Apoio CST Segurança Privada, Teoria e Prática, Elementos do Direito Penal. Curitiba: Escola de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter, 2016, p. 9 e 10.

Outros materiais