Buscar

questionario antropologia sociologia (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA
1) O novo mundo que surge das Revoluções Francesa e Industrial é o alvo das preocupações dos primeiros sociólogos ou pensadores sociais do século XIX. O grande desafio é entender e explicar as grandes transformações que a sociedade tinha vivido recentemente e ainda estava vivendo. Quais mudanças trouxeram, em linhas gerais, cada uma dessas revoluções? 
R: Transformação política, fim dos privilégios da nobreza, surgimento do Estado laico, ou seja mudança dos estados políticos. A Revolução Francesa foi a primeira revolução. Já a Revolução Industrial, é uma transição do mundo agrário para o urbano, as populações saíram dos campos e migraram para as cidades, este momento foi conhecido como êxito rural, um ponto negativo foi aumento da população urbana, com isso apareceu as periferias nas grandes cidades e as diferenças sociais.
2) Vimos que para o desenvolvimento da imaginação ou do olhar sociológico é fundamental o uso de três formas relacionadas de sensibilidade: a histórica, a antropológica e a crítica. A) Defina o que é sensibilidade histórica e o que é sensibilidade antropológica. B) Mostre como as duas nos ajudam a fazer uma crítica da sociedade em que vivemos.
R: A Sensibilidade histórica, é sabermos as histórias que nos atende cede, buscar entender nossos passados, uma história que embora nos parece ser antiga, não passa de um passado recente. 
A Sensibilidade Antropológica, estuda os modelos de sociedade de todas as épocas, sua finalidade é uma análise profunda, com isso chegaremos a um entendimento que nossa sociedade não é a única e nem a melhor, isso só é possível após muita pesquisa e observação em loco.
3) A geração contemporânea está familiarizada com sociedades adaptadas a uma rápida inovação tecnológica, em que a maioria das pessoas vive em cidades e dedica-se a um trabalho industrial. Mas esse mundo é novo na história da humanidade. A) Que formas de vida e organização social foram erradicadas com o estabelecimento da sociedade capitalista? B) Qual é a importância de sabermos reconstituir o passado e as origens de nossa sociedade?
R: Com a globalização, o mundo se viu emergido no mundo capitalista, a população é levada ao consumismo exagerado que a todo tempo aumenta, levando a extinção que antes existia. Antes do capitalismo era muito comum a troca de mercadorias, ou usava-se o ouro e prata como moeda de troca, uma forma de acumular riquezas. Precisamos fazer um resgate no passado, e entender que embora o capitalismo tenha grande importância, não podemos viver como seus reféns. 
4) A dimensão antropológica da imaginação sociológica é importante porque permite apreciar a diversidade dos modos de existência humanos que se têm sucedido em nosso mundo. Ao nos tornarmos conscientes da desconcertante variedade das sociedades humanas, podemos aprender a compreender melhor a nós mesmos. A) Segundo a sensibilidade antropológica, qual é maneira correta de observar a diversidade cultural humana? B) Como a consciência dessa diversidade pode nos ajudar a pensar criticamente sobre o nosso modo de vida?
R: É importante lembrar que não somos os únicos nem os melhores, a sensibilidade antropológica nos mostra a diversidade de cultura e sociedade, cada uma com suas qualidades e defeitos, mas no entanto sem praticar o etnocentrismo, fazemos um ato crítica e buscamos melhorar como seres humanos.
5) Quando conseguimos ultrapassar o acanhado ponto de vista de só pensar em termos do tipo de sociedade que conhecemos de modo imediato, estamos preparados para olhar a nossa sociedade de uma maneira crítica. A) Cite e defina as duas formas de sensibilidade que contribuem com o olhar crítico. B) Dê um exemplo de como uma dessas sensibilidades pode nos ajudar a olhar criticamente para a nossa sociedade.
R:Sociedade Histórica, nos permite fazer uma busca no passado e entender o que aconteceu antes de nossa existência, contribuindo para o nosso enriquecimento com culturas tão antigas. 
A Sensibilidade Antropológica, estuda mais a fundo tudo que aconteceu no passado, busca nas coisas primitivas uma explicação para nossa própria existência. 
6) “A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação.” A) Qual foi a inspiração inicial dos primeiros sociólogos ao criarem a sociologia? B) Quais as criticas que podem ser feitas hoje a essa inspiração inicial?
R: Os primeiros sociólogos buscaram inspiração na própria natureza, mais tarde aplicaram a sociologia na sociedade, para estudar as relações do homem com homem convivendo juntos na natureza. 
7) O positivismo tinha como base o que hoje chamamos, um tanto pejorativamente, de “cientificismo”. A) O que você entende por cientificismo? B) Quais as críticas podem ser feitas a esse modo de conceber a ciência?
R: O cientificismo é confiar muito na ciência, embora sabemos que a mesma é de suma importância para humanidade, não podemos esquecer que apesar de ser uma ciência que exige comprovação, pode ocorrer falhas. 
9) No século XIX, com a consolidação da revolução industrial, iniciou-se a expansão do capitalismo para fora da Europa, com o objetivo de escoar a produção. Era a fase do Imperialismo. Os países mais industrializados da Europa estabeleciam contato com culturas não adaptadas ao modo de vida capitalista. A) Qual a concepção predominante na Europa, nessa época, sobre as sociedades não capitalistas da Ásia e da África? Explique. B) Quais as críticas que podem ser feitas sobre essa concepção?
R: Os povos não capitalistas, eram vistos como atrasados que estavam parados no tempo, mas nos entanto tão justificativa se dava com o objetivo de uma exploração que seria mascarada em forma de colonização humanitária. 
10) A antropologia é um modo de conhecimento elaborado a partir do estudo das sociedades não europeias e inclui: “a observação direta, por impregnação lenta e contínua de grupos humanos minúsculos com os quais mantemos uma relação pessoal.” Explique e exemplifique.
R: O antropólogo na observação direta, irá à campo conviver com um grupo pequeno de pessoas, afim de pesquisar, estudar seus costumes, seu modo de viver , isto se dá por tempo indeterminado. Pois só se impregnando da cultura do pesquisado terá uma pesquisa completa e com dados verídicos. 
11) De acordo com a antropologia, a distância ajuda a perceber que aquilo que tomávamos por natural é, na verdade, cultural. O conhecimento de nossa cultura passa pelo conhecimento das outras; devemos especialmente reconhecer que somos uma cultura possível entre tantas outras. Dê um exemplo e faça um comentário sobre uma realidade humana cultural que pode ser vista equivocadamente como natural. 
R: A cultura de um país exerce grande importância em sua sociedade, influenciando no modo de agir das pessoas que está inserida no contexto. Nós mesmo levamos em nossas vidas vários costumes que nos são passados pela nossa família. Alguns exemplos naturais de cultura; sentir dor, fome, medo, sono, etc. 
12) Defina os conceitos de “mau selvagem” e “bom selvagem”. Essas concepções são atuais? Justifique.
R: Os índios das américas eram vistos como mau selvagem, pois viviam nus, comiam com as mãos, e as vezes praticava o canibalismo e que parecia não ter alma. 
O bom selvagem é visto como puro, inocente, são os índios fácil de se catequizar e muitas das vezes era feito como escravos. 
13) O desenvolvimento da antropologia supõe: A) a construção de alguns conceitos, em particular o de homem “não apenas enquanto sujeito, mas enquanto objeto do saber”. B) A constituição de um saber de observação e não apenas de reflexão. C) Uma problemática essencial: a da diferença. D) Um método de observação e análise: método indutivo. Explique a importância de cada um desses itens para o desenvolvimento da antropologia. 
R: Serve para pararmos e observar nosso passado, assim entenderemos que não somos os únicosseres humanos, e somente com na observação direta aprenderemos com as diferenças que somos todos iguais. Pois se pensarmos que somos os únicos, é viver aprisionado em nosso próprio passado. 
14) Por que, a partir da segunda metade do século XIX, a antropologia não fala mais do selvagem, mas do primitivo, ou seja, o ancestral do civilizado? Explique. Cite e explique duas críticas ao evolucionismo. Cite e explique dois aspectos positivos do evolucionismo. 
R: Porque o evolucionismo é etnocêntrico, julga as sociedades. O evolucionismo justifica o imperialismo, diversidade cultural da sociedade e ante racista. 
15) O que significa dizer que a antropologia é a disciplina que estuda a origem simples da complexa organização social moderna?
R: Os europeus olham para seu próprio passado, buscando em outros povos suas próprias imagens refletidas, uma forma de se auto reconhecerem.

Outros materiais