Buscar

Diferença entre Interdisciplinaridade e Multidisciplinaridade

Prévia do material em texto

5. (2,0 pontos) Qual das alternativas abaixo possui a definição correta sobre a diferença entre interdisciplinaridade e multidisciplinaridade? 
A) A multidisciplinar idade corresponde à abordagem de um mesmo assunto por várias disciplinas, sendo que cada disciplina tem com o objetivo garantir o conteúdo disciplinar, enquanto que a interdisciplinaridade é o trabalho coletivo entre diversas disciplinas com o objetivo de desenvolver vários conteúdos ao tratar do mesmo assunto. Assim, cada disciplina demonstra com o a prática científica possibilita um a compreensão mais complexa de determinado assunto. 
6. (2,0 pon tos) De acordo com Fazenda, há quatro tipos diferentes de competências. São elas: 
A) Competências intuitiva, intelectiva, prática e emocional. 
7. (3,0 pontos ) De acordo com os textos lidos e os vídeos assistidos , discorra sobre a formação curricular. Elabore um texto comentando como se deu o desenvolvimento do currículo. 
De acordo com o texto de Simone Moura Andrioli de Castro Andrad e, CURRÍCULO E SCOLAR, GLOBALIZ AÇÃO E IDENTIDADES: novos desafios e caminhos para o educador na contemporaneidade, o desenvolvimento do currículo é influenciado pelos sujeitos que o com põem , bem como pelo sistema educacional no qual está inserido. Até o início do século XX , a escola era eminentemente tradicionalista, dando ênfase à ação do professor e às matérias de ensino. 
Nesse contexto, o ensino era centrado no professor e, consequentemente, no conteúdo por ele ministrado; o aluno era passivo, visto com o receptor de informações descoladas da real idade. Ha via um distanciamento afetivo na relação professor-aluno que provavelmente refletiria na formação de identidade do estudante, uma vez que se forma a identidade e a partir de modelos importantes de identificação. A partir de movimentos sociais e culturais da década de 1960, surgiram novas teorizações que contestavam o pensamento e a estrutura educacional tradicional, vigentes até então, e surgiram questões referentes às ideologias, reprodução cultura l e social, poder , classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência – contempladas pelas teorias denominadas Críticas ( SILVA, 2 004). 
8. (3,0 pontos ) Para o professor Nilson Machado, "não há outra maneira de desenvolver competências sem desenvolver os conteúdos". Você concorda com essa afirmação? Justifique seu ponto de vista com base nos textos e vídeos assistidos. 
Espera-se que o aluno escreva sobre a importância do desenvolvimento das competências alinhadas a os conteúdos. 
Nesse c aso, o aluno poderá utilizar o próprio Professor Nilson Machado para articular a sua argumentação.

Continue navegando